Emaranhados teóricos às práticas formativas no PIBID - CIÊNCIAS experiências estéticas para a iniciação à docência

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Robson Simplicio de Sousa
Valéria Ghisloti Iared

Resumo

O texto discorre sobre o referencial teórico-metodológico de uma experiência de implementação de um dos núcleos do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Paraná. O núcleo “Pibid – Ciências” foi composto por 24 estudantes de Ciências Biológicas e 03 professores supervisores de Ciências do ensino fundamental, os quais foram instigados a se lançar em um processo formativo a partir de experiências estéticas, com referenciais fenomenológicos e hermenêuticos, para suas ações nas escolas. A travessia foi desafiadora, porém, com rupturas de paradigmas e cicatrizações de dualidades modernas, dentre elas, ciências e artes. O artigo não intenciona analisar a experiência, mas compor um ensaio teórico que percola as/os autoras/es que inspiraram a caminhada.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Sousa, R. S. de, & Iared, V. G. (2024). Emaranhados teóricos às práticas formativas no PIBID - CIÊNCIAS: experiências estéticas para a iniciação à docência. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 514–534. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1356
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Robson Simplicio de Sousa, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde - Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande, RS - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil.

Valéria Ghisloti Iared, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Ciências e Mestre em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. Professora adjunta na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. 

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