Mudança de lentes e a prática docente o besouro da complexidade ecológica para uma análise paradigmática do componente curricular prática de ecologia na licenciatura em ciências biológicas

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Rafael Santos de Aquino
Rita Paradeda Muhle
Carmen Roselaine de Oliveira Farias
Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão

Resumo

A Prática de Ecologia é um componente curricular da licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública de Pernambuco. Uma fundamentação teórica e metodológica embasada nos paradigmas sistêmico, complexo e ecológico e aplicada à Prática de Ecologia criou condições para mudanças na prática docente. Este componente foi analisado na perspectiva da pesquisa temática organizada em torno de uma reflexão paradigmática da ciência com foco na ecologia. Este trabalho conta com descrição analítica do componente, incluído aspectos da construção e prática didático-pedagógica adotada. O relato de experiência permitiu o exercício da complexidade na articulação com métodos, perspectivas e teorias, bem como autoanálise do professor formador sobre sua práxis, contribuindo com os debates sobre a ação pedagógica em ecologia na licenciatura.

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Como Citar
Aquino, R. S. de, Muhle, R. P., Farias, C. R. de O., & Leão, A. M. dos A. C. (2023). Mudança de lentes e a prática docente: o besouro da complexidade ecológica para uma análise paradigmática do componente curricular prática de ecologia na licenciatura em ciências biológicas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 452–474. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1064
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Doutor em Ensino das Ciências - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil. Doutorado em Science d'Éducation et de la Formation. Université Lumiere Lyon 2, LYON II, França. Professor de Biologia Voluntário da Projeto Rumo à Universidade , Brasil. Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertãoPE). REcife, PE - Brasil.  

Rita Paradeda Muhle, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) - Porto Alegre - Brasil. Professora Adjunta - Universidade de Pernambuco (UPE) - Recife, PE - Brasil

 

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação - Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). São Carlos, SP - Brasil. Professor Associado III - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil. 

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Ciências  - Universidade Federal do Paraná (UFPR). Curitiba, PR - Brasil. Professor Associado 4 - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Recife, PE - Brasil. 

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