Análise da temática ‘evolução biológica’ nos materiais didáticos de um curso de Ciências Biológicas – Licenciatura

Conteúdo do artigo principal

Adalberon Moreira Lima Filho
Andréa Moreira Pereira
Maria Delourdes Maciel

Resumo

Neste artigo, considerando que a ‘evolução biológica’, de acordo com as Diretrizes Curriculares para os Cursos de Ciências Biológicas, constitui o eixo integrador entre os diversos componentes curriculares, objetivou-se mapear as abordagens dessa temática nos textos off-line disponibilizados para os alunos em um desses cursos de uma instituição pública. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa do tipo documental. Os documentos analisados foram textos off-line chamados de ‘livros do aluno’ de doze componentes curriculares disponibilizados aos discentes do curso. Para o tratamento das informações, utilizou-se a análise de conteúdo. Os resultados revelaram que a abordagem ‘molecular’ é mais enfatizada e está concentrada em apenas dois componentes curriculares; fato que pode contribuir para fragmentação do ensino de evolução biológica.

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Como Citar
Lima Filho, A. M., Pereira, A. M., & Maciel, M. D. (2018). Análise da temática ‘evolução biológica’ nos materiais didáticos de um curso de Ciências Biológicas – Licenciatura. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 51–60. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.110
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Adalberon Moreira Lima Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL) e Doutorando do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo - SP

Andréa Moreira Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas

Maria Delourdes Maciel, Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo - SP

Professora Doutora, do Programa de Pós-Graduação de Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul-São Paulo - SP

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