Desenvolvimento da práxis no PIBID desvelamento da perda de autonomia docente e imposição da escola conservadora

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Pedro Neves da Rocha

Resumo

Neste artigo, compartilhamos vivências e reflexões elaboradas durante um semestre letivo, em um núcleo de biologia, física e química vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, em uma cidade do interior paulista. Assim, o objetivo deste trabalho consiste em discutir situações-limite desveladas e enfrentadas em campo (cerceamento de autonomia docente e imposição da escola conservadora), a partir de referenciais críticos. Por meio de análise dialética de registros memoriais, consideramos que o modelo de funcionamento do Programa consiste em lócus privilegiado para concretização da práxis, superando a imersão constante no cotidiano, para mobilizar coletivamente referenciais teórico-metodológicos que subsidiassem práticas. Finalmente, observamos contribuições à formação praxiológica, e estímulo à reflexão crítica e coletiva dos licenciandos, supervisores e coordenador.

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Como Citar
Rocha, P. N. da. (2024). Desenvolvimento da práxis no PIBID: desvelamento da perda de autonomia docente e imposição da escola conservadora. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 366–383. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1237
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Pedro Neves da Rocha, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil. Professor Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Bauru, SP - Brasil

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