Como (não) ensinar o Lamarckismo orientações a partir da história da Biologia

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João Pedro Ocanha Krizek

Resumo

Não existem dúvidas acerca da importância de Jean-Baptiste Pierre Antoine de Monet, Chevalier de La Marck (1744-1829) para a história da biologia. Sua influência no pensamento evolutivo é amplamente reconhecida, embora seu pensamento seja frequentemente simplificado de maneira excessiva e interpretado de formas equivocadas. Diante desse cenário, o presente artigo busca desconstruir certos aspectos da prática docente que tendem a distorcer ou simplificar a teoria evolutiva de Lamarck. Serão oferecidas orientações para o ensino do lamarckismo e, do mesmo modo, serão destacados elementos frequentemente negligenciados, mas cruciais para a compreensão do pensamento evolutivo lamarckiano. O objetivo é proporcionar aos professores uma visão mais completa e precisa das ideias desse importante naturalista francês.

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Como Citar
Krizek, J. P. O. (2024). Como (não) ensinar o Lamarckismo: orientações a partir da história da Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 320–343. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1248
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

João Pedro Ocanha Krizek, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduado em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). São Paulo, SP - Brasil. Professor de Ensino Fundamental II e Médio na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo. São Paulo, SP - Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Meio Ambiente, Ensino, Tecnologia e Cidade (AMBIENTEC). 

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