Estado da arte da utilização de geotecnologias no ensino de Ecologia uma análise quali-quantitativa

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João Pedro Ocanha Krizek
Sabrina Leite Alves
Luciana Cavalcanti Maia Santos

Resumo

A utilização de geotecnologias como ferramentas de ensino-aprendizagem vem ganhando espaço nos últimos anos. Todavia, as dificuldades e potencialidades do uso dessas ferramentas no ensino de ecologia ainda não são devidamente compreendidas. Desta forma, o presente trabalho realizou uma revisão bibliográfica de como as geotecnologias vêm sendo empregadas no ensino de conteúdos ecológicos no Brasil. Apesar das geotecnologias constituírem importantes ferramentas de ensino de temáticas relacionadas ao estudo ecológico da dinâmica espaço-temporal dos ecossistemas e da observação dos efeitos de impactos antrópicos, registraram-se poucos trabalhos que apresentaram essas aplicações diretas. O presente trabalho conclui que se faz necessário um estreitamento entre o uso das geotecnologias e o ensino de ecologia, principalmente por meio da capacitação dos professores e/ou alunos dos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas.

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Como Citar
Krizek, J. P. O., Alves, S. L., & Santos, L. C. M. (2022). Estado da arte da utilização de geotecnologias no ensino de Ecologia: uma análise quali-quantitativa. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 290–313. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.674
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

João Pedro Ocanha Krizek, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Graduação em Ciências Biológicas - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) São Paulo, SP - Brasil. Professor de Educação Básica - Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDUC) São Paulo, SP - Brasil  

Sabrina Leite Alves, Universidade Estadual Paulista

Graduada em Ciências Biológicas -Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Campus do Litoral Paulista. São Vicente, SP – Brasil.

Luciana Cavalcanti Maia Santos, Instituto Federal de São Paulo

Doutorado em Ecologia - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor efetivo - Instituto Federal de São Paulo (IFSP).  Pirituba, SP - Brasil.

        

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