Promovendo a Educação Científica por meio do Clube de Ciências experiência de Residentes do programa Residência Pedagógica e suas Contribuições em uma Escola Pública
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo explora a integração do Programa de Residência Pedagógica em conjunto com o Clube de Ciências em uma escola pública de tempo integral. O Programa visa estreitar a relação entre a formação acadêmica e a prática educacional, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de estarem inseridos em instituições de ensino de educação básica, vivenciando a realidade da sala de aula do ponto de vista do professor, ainda durante sua graduação. O Clube de Ciências, inserido nesse contexto, desempenha um papel importante ao oferecer um espaço prático e envolvente para explorar conceitos científicos. O planejamento integral do projeto foi concebido como proposta de intervenção social, objetivando estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico entre os participantes. Durante a execução do projeto, muitos desafios foram enfrentados, mas os resultados indicam um potencial significativo na promoção da Alfabetização Científica e na realização dos objetivos estabelecidos, reforçando assim, a eficácia e impacto positivo da iniciativa. Essa experiência destaca a importância da formação teórico-prática e a eficácia do Clube de Ciências para engajar os alunos de forma prática e investigativa. Compartilhar esses resultados visa contribuir com avanços na educação científica e inspirar práticas pedagógicas motivadoras e possíveis de serem executadas na educação básica.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
BUCH, Gisele Moraes; SCHROEDER , Edson. Clubes de ciências e alfabetização científica: concepções dos professores coordenadores da rede municipal de ensino de Blumenau (SC). Experiências em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 72-86, 2013. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID199/v8_n1_a2013.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. [S. l.]: CAPES, 2018.
DIAS, Elisiane; SANTOS, Juraci; NOVAIS, Tarsila; SILVA, Ziliane; DUARTE, Ana Cristina Santos. A ciência e sua história: a importância dos experimentos científicos no cotidiano. In: CHAPANI, Daise Teresinha; DUARTE, Ana Cristina Santos; SOUZA, Marcos Lopes de. Aprendendo e ensinando Ciências: práticas vivenciadas em um projeto de difusão científica. São Paulo: Escrituras, 2013. cap. 14, p. 157-164.
DUARTE, Ana Cristina Santos; Duarte, Josmar Barreto. Laboratório Móvel de Ciências Naturais. In: CHAPANI, Daise Teresinha; DUARTE, Ana Cristina Santos; SOUZA, Marcos Lopes de. Aprendendo e ensinando Ciências: práticas vivenciadas em um projeto de difusão científica. São Paulo: Escrituras, 2013. cap. 3, p. 35-42.
MILANESI , Otávio Vinicius Carniato; ALVES, Tatiana; GUTUZZO, Vitor Oliveira; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de. Implementação de um clube de ciências como espaço para o desenvolvimento de motivação para a aprendizagem de ciências. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO, 18., 2019. Anais... Londrina: UEL, 2019. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/anais-eventos-anteriores/2019/indice-de-eixos/2.-educacao-basica.php. Acesso em: 9 jul. 2023.
NASCIMENTO, Cristiane Alves do; BEZERRA, Caubi de Mesquita. Uma análise sobre a utilização de um clube de ciências no desenvolvimento da educação científica. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, 2., 2019. Comunicação oral... Ceará: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/comunicacao-oral-seminario-docentes/. Acesso em: 12 ago. 2023.
PIRES, Melissa Guerra Simões; DALARIVA, Kelly Compagnoni; FERNANDES, Carolina; FRAGA, Cristiani Souza; SALDANHA, Thaina; SOUZA, Marielli Costa; FAILACE, Daniela Motta; ROSITO, Berenice Alvares. Motivações e expectativas de alunos/as do ensino fundamental na participação de um Clube de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/vienpec/CR2/p363.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.
RAMALHO, Paula Fernanda Nogueira; CHAVES, Ruth Kellen Catão; SANTOS, Juliano dos; SERBENA, Antônio Luís; SERRATO, Rodrigo Vassoler; REIS, Rodrigo Arantes. Clubes de Ciências: educação científica aproximando universidade e escolas públicas no litoral paranaense. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011.Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1074-1.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.