Promovendo a Educação Científica por meio do Clube de Ciências experiência de Residentes do programa Residência Pedagógica e suas Contribuições em uma Escola Pública

Conteúdo do artigo principal

Marcia Silva Felix
Graziele Santos de Almeida
Carme Renata Almeida de Santana
Silvana do Nascimento Silva

Resumo

Este artigo explora a integração do Programa de Residência Pedagógica em conjunto com o Clube de Ciências em uma escola pública de tempo integral. O Programa visa estreitar a relação entre a formação acadêmica e a prática educacional, proporcionando aos licenciandos a oportunidade de estarem inseridos em instituições de ensino de educação básica, vivenciando a realidade da sala de aula do ponto de vista do professor, ainda durante sua graduação. O Clube de Ciências, inserido nesse contexto, desempenha um papel importante ao oferecer um espaço prático e envolvente para explorar conceitos científicos. O planejamento integral do projeto foi concebido como proposta de intervenção social, objetivando estimular a curiosidade científica e o pensamento crítico entre os participantes. Durante a execução do projeto, muitos desafios foram enfrentados, mas os resultados indicam um potencial significativo na promoção da Alfabetização Científica e na realização dos objetivos estabelecidos, reforçando assim, a eficácia e impacto positivo da iniciativa. Essa experiência destaca a importância da formação teórico-prática e a eficácia do Clube de Ciências para engajar os alunos de forma prática e investigativa. Compartilhar esses resultados visa contribuir com avanços na educação científica e inspirar práticas pedagógicas motivadoras e possíveis de serem executadas na educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Felix, M. S., Almeida, G. S. de, Santana, C. R. A. de, & Silva, S. do N. (2024). Promovendo a Educação Científica por meio do Clube de Ciências: experiência de Residentes do programa Residência Pedagógica e suas Contribuições em uma Escola Pública. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 606–620. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1347
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Marcia Silva Felix, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Jequié, BA - Brasil.

Graziele Santos de Almeida, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Jequié, BA - Brasil. Professora do Instituto de Educação Dinâmica Caritas Francescana. Itiruçu, BA - Brasil.

Carme Renata Almeida de Santana, Universidade Estadual de Feira de Santana

Mestra em Ensino de Ciências Ambientais - Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Feira de Santana, BA - Brasil. Professor Efetivo do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Jequié - Bahia - Brasil 

Silvana do Nascimento Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências - Universidade  Federal da Bahia. Salvador, BA - Brasil. Professora  Plena da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Jequié, BA - Brasil. 

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

BUCH, Gisele Moraes; SCHROEDER , Edson. Clubes de ciências e alfabetização científica: concepções dos professores coordenadores da rede municipal de ensino de Blumenau (SC). Experiências em Ensino de Ciências, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 72-86, 2013. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID199/v8_n1_a2013.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. [S. l.]: CAPES, 2018.

DIAS, Elisiane; SANTOS, Juraci; NOVAIS, Tarsila; SILVA, Ziliane; DUARTE, Ana Cristina Santos. A ciência e sua história: a importância dos experimentos científicos no cotidiano. In: CHAPANI, Daise Teresinha; DUARTE, Ana Cristina Santos; SOUZA, Marcos Lopes de. Aprendendo e ensinando Ciências: práticas vivenciadas em um projeto de difusão científica. São Paulo: Escrituras, 2013. cap. 14, p. 157-164.

DUARTE, Ana Cristina Santos; Duarte, Josmar Barreto. Laboratório Móvel de Ciências Naturais. In: CHAPANI, Daise Teresinha; DUARTE, Ana Cristina Santos; SOUZA, Marcos Lopes de. Aprendendo e ensinando Ciências: práticas vivenciadas em um projeto de difusão científica. São Paulo: Escrituras, 2013. cap. 3, p. 35-42.

MILANESI , Otávio Vinicius Carniato; ALVES, Tatiana; GUTUZZO, Vitor Oliveira; ANDRADE, Mariana A. Bologna Soares de. Implementação de um clube de ciências como espaço para o desenvolvimento de motivação para a aprendizagem de ciências. In: SEMANA DE EDUCAÇÃO, 18., 2019. Anais... Londrina: UEL, 2019. Disponível em: https://www.uel.br/eventos/semanadaeducacao/pages/anais-eventos-anteriores/2019/indice-de-eixos/2.-educacao-basica.php. Acesso em: 9 jul. 2023.

NASCIMENTO, Cristiane Alves do; BEZERRA, Caubi de Mesquita. Uma análise sobre a utilização de um clube de ciências no desenvolvimento da educação científica. In: SEMINÁRIO ESTADUAL DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, 2., 2019. Comunicação oral... Ceará: SEDUC, 2019. Disponível em: https://www.ced.seduc.ce.gov.br/comunicacao-oral-seminario-docentes/. Acesso em: 12 ago. 2023.

PIRES, Melissa Guerra Simões; DALARIVA, Kelly Compagnoni; FERNANDES, Carolina; FRAGA, Cristiani Souza; SALDANHA, Thaina; SOUZA, Marielli Costa; FAILACE, Daniela Motta; ROSITO, Berenice Alvares. Motivações e expectativas de alunos/as do ensino fundamental na participação de um Clube de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 6., 2007. Anais... Florianópolis: ABRAPEC, 2007. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/vienpec/CR2/p363.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.

RAMALHO, Paula Fernanda Nogueira; CHAVES, Ruth Kellen Catão; SANTOS, Juliano dos; SERBENA, Antônio Luís; SERRATO, Rodrigo Vassoler; REIS, Rodrigo Arantes. Clubes de Ciências: educação científica aproximando universidade e escolas públicas no litoral paranaense. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 8., 2011. Anais... Campinas: ABRAPEC, 2011.Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/viiienpec/resumos/R1074-1.pdf. Acesso em: 13 ago. 2023.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.