Quando o encontro entre universidade e escola desacomoda conteúdos e abordagens pedagógicas de Ciências e Biologia um relato de supervisoras e coordenadoras PIBID

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Mariana Lima Vilela
Rosangela Araujo da Rocha
Marise Basso Amaral
Maria Claudia Argolo Nogueira Mendes

Resumo

Este trabalho é em um relato coletivo a partir da perspectiva de duas coordenadoras  de área e de duas supervisoras do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) da Universidade Federal Fluminense, sobre experiências formativas desenvolvidas nas disciplinas Ciências e Biologia de escolas estaduais do Rio de Janeiro sediadas em Niterói. As reflexões propõem que há uma potencialidade em “desacomodações” da dimensão prática da formação docente, bem como dos conteúdos modos pedagógicos das disciplinas Ciências e Biologia que são engendrados pelo encontro entre universidade e escola. Ao evidenciar tais desacomodações e suas potencialidades, busca discutir o modelo formativo do PIBID como política de formação docente, em contraposição a uma concepção salvacionista e solucionadora de mazelas educacionais.

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Como Citar
Vilela, M. L., Rocha, R. A. da, Amaral, M. B., & Mendes, M. C. A. N. (2024). Quando o encontro entre universidade e escola desacomoda conteúdos e abordagens pedagógicas de Ciências e Biologia: um relato de supervisoras e coordenadoras PIBID. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 466–482. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1409
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Mariana Lima Vilela, Universidade Federal Fluminense

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ -  Brasil. Professor Associado II da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ -  Brasil. 

Rosangela Araujo da Rocha, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Mestrado Profissional em Ensino de Biologia-PROFBIO pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor Docente I do Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ - Brasil

Marise Basso Amaral, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre, RS - Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ - Brasil.

Maria Claudia Argolo Nogueira Mendes, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro

Especialização em Educação para Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Rio de Janeiro, RJ - Brasil. Professor Docente I da Escola Estadual Doutor Memória. Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

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