Contextualizar para planejar contribuições do PIBID para a formação teórico-prática de futuros professores de Biologia

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Filipe Santos Batista
Ana Verena Magalhães Madeira
Gilberto Cafezeiro Bomfim
Irleide Cardoso Bitencourt
Carolina Silva Rios

Resumo

O planejamento didático-pedagógico deve ser orientado pelo estudo do contexto sociocultural da escola e do bairro, estando alinhado aos documentos curriculares. Assim, iremos apresentar como o PIBID permitiu que licenciandos em Biologia construíssem saberes docentes teórico-práticos, especialmente no planejamento, ampliando a percepção da relação entre universidade e escola. Destarte, relataremos nossas vivências registradas em diário de formação sobre a atuação do PIBID em duas escolas estaduais de Salvador-BA durante 18 meses, desenvolvendo atividades de análise do contexto sociocultural, planejamento de sequências didáticas e intervenções didáticas em diversos cenários metodológicos, estruturais e espaciais. Portanto, demonstrando o PIBID como agente potencializador no desenvolvimento de habilidades de adaptação, ensino e valorização do planejamento contextualizado na prática docente de futuros professores/as de Biologia.

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Como Citar
Batista, F. S., Madeira, A. V. M., Bomfim, G. C., Bitencourt, I. C., & Rios, C. S. (2024). Contextualizar para planejar: contribuições do PIBID para a formação teórico-prática de futuros professores de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(nesp.1), 483–494. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1437
Seção
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Biografia do Autor

Filipe Santos Batista, Universidade Federal da Bahia

Licenciando em Ciências Biológicas - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA- Brasil  

Ana Verena Magalhães Madeira, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Educação - Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA -  Brasil. Professora Associada da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA - Brasil.

Gilberto Cafezeiro Bomfim, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Patologia - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA – Brasil. Professor Associado IV da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA – Brasil

Irleide Cardoso Bitencourt, Secretaria da Educação do Estado da Bahia

Especialização em Docência do Ensino Superior. Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF - Brasil. Professora da Secretaria de Educação do Estado da Bahia. Salvador, BA - Brasil  

Carolina Silva Rios, Universidade Federal da Bahia

Licencianda em Ciências Biológicas - Universidade Federal da Bahia (UFBA). Salvador, BA - Brasil.

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