Contextualizar para planejar contribuições do PIBID para a formação teórico-prática de futuros professores de Biologia
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Resumo
O planejamento didático-pedagógico deve ser orientado pelo estudo do contexto sociocultural da escola e do bairro, estando alinhado aos documentos curriculares. Assim, iremos apresentar como o PIBID permitiu que licenciandos em Biologia construíssem saberes docentes teórico-práticos, especialmente no planejamento, ampliando a percepção da relação entre universidade e escola. Destarte, relataremos nossas vivências registradas em diário de formação sobre a atuação do PIBID em duas escolas estaduais de Salvador-BA durante 18 meses, desenvolvendo atividades de análise do contexto sociocultural, planejamento de sequências didáticas e intervenções didáticas em diversos cenários metodológicos, estruturais e espaciais. Portanto, demonstrando o PIBID como agente potencializador no desenvolvimento de habilidades de adaptação, ensino e valorização do planejamento contextualizado na prática docente de futuros professores/as de Biologia.
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