Contextualizing to plan contributions of pibid to theoretical and practical training of future Biology teachers
Main Article Content
Abstract
Didactic-pedagogical planning should be guided by studying the socio-cultural context of the school and neighborhood, aligned with curricular documents. This paper presents how PIBID enabled biology undergraduates to develop theoretical and practical teaching knowledge, especially in planning, enhancing the perception of the university-school relationship. We report our experiences recorded in a training diary on PIBID’s performance in two state schools in Salvador-BA over 18 months. Activities included analyzing the socio-cultural context, planning didactic sequences, and conducting didactic interventions in various methodological, structural, and spatial scenarios. Thus, we demonstrate PIBID as a catalyst in developing skills for adaptation, teaching, and valuing contextualized planning in the teaching practice of future biology teachers.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ALVES, Milena; BEGO, Amadeu Moura. A celeuma em torno da temática do planejamento didático-pedagógico: definição e caracterização de seus elementos constituintes. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, [S.L.], p. 71-96, 21 fev. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u7196. Acesso em: 01 mar. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, pág.1. Brasília: Secretaria da Educação Básica, 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rcp001_12.pdf. Acesso em: 15 de abril de 2024.
CELLS at Work! [Hataraku Saibou]. Direção: Kenichi Suzuki. Criador: Akane Shimizu. Japão: David Production, 2018. Anime (1 temporada, 13 episódios).
CHEVALLARD, Yves. Sobre a teoria da transposição didática: algumas considerações introdutórias. Revista de Educação, Ciências e Matemática, [S.L.], v. 3, n. 2, maio/ago. 2013. Disponível em: https://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2338 Acesso em: 23 abr. 2024.
DAYRELL, Juarez Tarcisio. A escola como espaço sócio-cultural. Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, v. 194, p. 136-162, 1996.
FELÍCIO, Helena Maria dos Santos. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, [S.L.], v. 14, n. 42, p. 395, 12 jul. 2014. Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. http://dx.doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.042.ds05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/6587. Acesso em: 4 mar. 2024.
GANDIN, Danilo. A posição do planejamento participativo entre as ferramentas de intervenção na realidade. Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 1, p. 81-95, jan./jun. 2001. Disponível em: https://biblat.unam.mx/hevila/CurriculosemFronteiras/2001/vol1/no1/4.pdf. Acesso em: 1 mar. 2024.
GATTI, Bernardete A. formação de professores: condições e problemas. Revista internacional de formação de professores, v.1, n. 2, p. 161-171, 23 mar. 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/716. Acesso em: 23 abr. 2024.
LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, [S.L.], v. 37, n. 3, p. 1-7, 25 dez. 2005. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/2705. Acesso em: 01 mar. 2024.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
OLIVEIRA, Rita de Cássia Magalhães de. (Entre) linhas de uma pesquisa: o diário de campo como dispositivo de (in) formação na/da abordagem (Auto) biográfica. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos, v. 2, n. 4, p. 69-87, 2014. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/1059. Acesso em: 29 abr. 2024.
PIFFERO, Eliane de Lourdes Fontana; SOARES, Renata Godinho; COELHO, Caroline Pugliero; ROEHRS, Rafael. Metodologias Ativas e o ensino de Biologia: desafios e possibilidades no novo ensino médio. Revista Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 18, n. 2, p. 48-63, 20 ago. 2020. Disponível em: https://periodicos.unespar.edu.br/index.php/ensinoepesquisa/article/view/3568. Acesso em: 23 abr. 2024
SILVA, Maíra Batistoni e; TRIVELATO, Sílvia Luzia Frateschi. A mobilização do conhecimento teórico e empírico na produção de explicações e argumentos numa atividade investigativa de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, [S.L.], v. 22, n. 2, p. 139-153, 17 ago. 2017. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/785. Acesso em: 24 abr. 2024.
TRIVELATO, Sílvia Luiza Frateschi; TONIDANDEL, Sandra Maria Rudella. ENSINO POR INVESTIGAÇÃO: eixos organizadores para sequências de ensino de Biologia. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, n. especial, p. 97-114, nov. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/VcyLdKDwhT4t6WdWJ8kV9Px/abstract/?lang=pt#. Acesso em: 01 mar. 2024.
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998.
ZEICHNER, Ken. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, 10 dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 15 maio 2024.