PIBID e o conhecimento pedagógico do conteúdo estudo de caso com estudantes de Biologia envolvidos em atividade de cultivo de alimentos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Investigamos o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC) de diversidade vegetal de 2 bolsistas do PIBID envolvidos em atividade de cultivo de alimentos, a partir dos componentes do modelo de Grossman e dos domínios do Modelo Consensual Reginado. O componente Conhecimento das estratégias instrucionais foi o mais desenvolvido, com os bolsistas mobilizando seu CPC em ação e realizando atividades práticas, contextualizadas e centradas na aprendizagem dos estudantes. O Conhecimento do currículo foi o mais frágil. Demostrou-se a influência da participação no PIBID sobre o CPC coletivo, especialmente o local. Ainda, esse CPC coletivo fomentou o CPC pessoal, uma vez que os bolsistas ancoraram fortemente suas ideias para ensinar o tema na experiência vivenciada no Programa.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BALDING, Mung; WILLIAMS, Kathryn. Plant blindness and the implications for plant conservation. Conservation Biology, v. 30, n. 6, p. 1192-1199, abr. 2016. Disponível em: https://conbio.onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/cobi.12738. Acesso em: 28 mai. 2024.
BARBOSA, Pércia Paiva. Licenciatura EAD em Ciências e Biodiversidade Vegetal: bases de conhecimento docente, crenças de formadores, percepções e produções de estudantes. 2019. p. 342. Tese (Doutorado em Botânica) - Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-25062019-085110/pt-br.php. Acesso em: 28 mai. 2024.
BARBOSA, Pérsia Paiva; URSI, Suzana. Desafios ainda persistentes no Ensino de Botânica: explorando contextos e influências. In: PEDRINI, Alexandre de Gusmão.; URSI, Suzana (org.) Metodologias para ensinar Botânica. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2022, p. 27-59.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BFG - THE BRAZIL FLORA GROUP. Growing knowledge: an overview of seed plant diversity in Brazil. Rodriguésia, v. 66, n. 4, p. 1085-1113, out/dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rod/a/s8qy5ZLWZcyFxx9WGsh34PK/?lang=en. Acesso em: 28 mai. 2024.
CARLSON, Janet; DAEHLER, Kirsten. The refined consensus model of pedagogical content knowledge in Science Education. In: HUME, Ane.; COOPER, Rebecca; BOROWSKI, Andreas. Repositioning pedagogical content knowledge in teachers’ knowledge for Teaching Science. Singapura: Springer, 2019, p. 77- 92.
CASTRO, Pablo Micael Araújo; LEAL, Sérgio Henrique Bezerra de Sousa. Influências do Pibid para a base de conhecimentos docentes de graduandos da UFABC. Acta Scientiae, v. 19, n. 2, p. 332-349, mar./abr. 2017. Disponível em: http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/acta/article/view/2315. Acesso em: 14 mai. 2024.
COLOMBO, Janecler Aparecida Amorin; CALDATO, Marlova Estela. Projetos de pesquisa pedagógica no PIBID: possibilidades formativas para o desenvolvimento do conhecimento especializado do professor que ensina matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 125-141, jun. 2019. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/2338. Acesso em 28 mai. 2024.
CRUZ, Paloma Damiana Rosa. Biodiversidade vegetal e formação de professores: análise de conhecimentos base em uma licenciatura EaD de Biologia. 2022. p. 139. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) - Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-21122022-172933/pt-br.php. Acesso em 28 mai. 2024.
DOMINSCHEK, Desire Luciane; ALVES, Tabatha Castro. O PIBID como estratégia pedagógica na formação inicial docente. Revista Internacional de Educação Superior, v. 3, n. 3, p. 224-244, 2017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650626. Acesso em 28 mai. 2024.
FERNANDEZ, Carmen. Revisitando a base de conhecimentos e o conhecimento pedagógico do conteúdo (PCK) de professores de Ciências. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 500-528. mai./ago. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/jcNkTj9wx5GScw956ZGD4Bh/?lang=pt. Acesso em: 28 mai. 2024.
FREITAS, Kelma Cristina de. O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo sobre Biodiversidade Vegetal no contexto do ensino verticalizado do IFSP: estudo de caso com professoras de Biologia em tempos de ensino remoto. 2023. p. 319. Tese (Doutorado em Ensino de Biologia) - Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81133/tde-19022024-161213/es.php. Acesso em: 28 mai. 2024.
GIROTTO JÚNIOR, Gildo; OCAMPOS, Fabiana; PEINADO, Giovanna Lopes Rey. Ações na formação de professores e algumas implicações reflexos das novas regulamentações. In: IMBERNON, Francisco; SHIGUNOV NETO, Alexandre; FORTUNATO, Ivan (org.). Formação permanente de professores: experiências ibero-americanas. 1ed. São Paulo: Edições Hipótese, 2019. p. 461-479. Disponível em:
https://www.academia.edu/81822482/Acoes_Na_Formacao_De_Professores_e_Algumas_Implicacoes_Reflexos_Das_Novas_Regulamentacoes. Acesso em: 28 mai. 2024.
GOES, Luciane Fernandes de; NOGUEIRA, Keysy Solange Costa; FERNANDEZ, Carmen. A importância dos estágios supervisionados no desenvolvimento do conhecimento pedagógico do conteúdo. Olhar de Professor, v. 21, n. 2, p. 326-335, nov. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/684/68460852011/html/. Acesso em: 28 mai. 2024.
GROSSMAN, Pamela Lynn. The making of a teacher: teacher knowledge and teacher education. New York: Teachers College Press, 1990.
IRMER, Maria; TRAUB, Dagmar; BÖHM, Marina; FÖRTSCH, Christian; NEUHAUS, Birgit. Using Video-Based Simulations to Foster pPCK/ePCK: New Thoughts on the Refined Consensus Model of PCK. Education Sciences, v. 13, n. 3, 261, mar. 2023. Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/13/3/261. Acesso em: 28 mai. 2024.
LEHANE, Louise; BERTRAM, Adam. Getting to the CoRe of it: A review of a specific PCK conceptual lens in science educational research. Educación química, v. 27, n. 1, p. 52-58, jan. 2016. Disponível em: https://revistas.unam.mx/index.php/req/article/view/63419. Acesso em: 28 mai. 2024.
LEMKE, Camila Salgado; HENTGES, Angelita. Contribuições dos preceptores do programa de residência pedagógica para os residentes/licenciandos em Ciências Biológicas do IFSUL CAVG no cenário pandêmico. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 16, n. 2, p. 1509-1521, dez. 2023. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1037. Acesso em: 28 maio. 2024.
LOUGHRAN, Jhon; MULHALL, Pamela; BERRY, Amanda. In search of Pedagogical Content Knowledge in Science: developing ways of articulating and documenting professional practice. Journal of Research in Science Teaching, v. 4, n. 4, p. 370-391, abr. 2004. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/tea.20007. Acesso em: 28 mai. 2024
MACEDO, Marina; URSI, Suzana. Pedagogical Content Knowledge about Biomes of a Biology Undergraduate Student in a Teacher Training Program. IOSTE Letters, v. 1, n. 2, p. 291-299, ago. 2021.
MARCON, Daniel; GRAÇA Amândido Braga Souza; NASCIMENTO, Juarez Vieira dos. O conhecimento do contexto na formação inicial em Educação Física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 27, n. 4, p. 633-645, out./dez. 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/x5K3PCbxK7yP9dj4Sz4hFdq/#. Acesso em: 28 mai. 2024.
MEDEIROS, Emerson; MEDEIROS, Mário Luan Silva. Licenciaturas em Ciências Biológicas: análise de currículos de formação de professores para o ensino de Ciências e Biologia. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 15, n. 4, p. 1967-1990, out./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/13642. Acesso em: 28 mai. 2024.
MONTEIRO, Gustavo Bellini; FERREIRA, Luciana Bastos. Erros conceituais de sistemática vegetal em livros didáticos de biologia do PNLD. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n.1, p. 598-615, jun. 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/414. Aceso em: 28 mai. 2024.
MORAES, Viviane. A pesquisa como estratégia de formação no estágio supervisionado em Ciências e Biologia. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED, n. Extra, p. 537-544, 2014. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/234803968.pdf. Acesso em 28 mai. 2024.
NOGUEIRA, Keysy Solange Costa; FERNANDEZ, Carmen. O conhecimento docente de licenciandos em Química no contexto de um programa de iniciação à docência brasileira. Enseñanza de Las Ciencias, n. extra. p. 2825-2831, 2017.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
PETERSEN, Jeison Ayres; NOGUEIRA, Keysy. A Representação do Conteúdo (CoRe) como instrumento para documentar o PCK: o que revelam os trabalhos do ENPEC? In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 14., 2023, Caldas Novas. Anais [...] Campina Grande: Editora Realize, 2023, p. 1-8. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/enpec/2023/65809e4cadbe9_18122023163228.pdf. Acesso em: 28 mai. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido. Saberes pedagógicos e atividade docente. In: PIMENTA, Selma Garrido (org.) Saberes pegagógicos e a atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999. p. 15-34.
SAITO, Luís Carlos. Conhecimento pedagógico do conteúdo de biodiversidade vegetal em licenciandos e professores experientes. 2019. p.197. Tese (Doutorado em Botânica) - Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-07112019-154126/pt-br.php. Acesso em: 28 mai. 2024.
SANTOS, Jessica Silva dos; MOREIRA, Ana Lúcia Olivo Rosas. Projeto pedagógico curricular de um curso de Ciências Biológicas: um olhar para as teorias do currículo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 16, n. nesp.1, p. 341-353, nov. 2023. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/1041. Acesso em: 28 mai. 2024.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação, v. 14, n. 40, p. 143-155, jan./abr. 2009. Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782009000100012&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 28 mai. 2024.
SEE, Nancy Lee Ming. Mentoring and developing pedagogical content knowledge in beginning teachers. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 123, p. 53-62, 2014. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1877042814014359?via%3Dihub. Acesso em: 28 mai. 2024.
SHULMAN, Lee S. Those who understand: Knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14,1986. Disponível em https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/0013189X015002004. Acesso em: 28 maio. 2024.
SHULMAN, Lee S. Knowledge and teaching: foundations of a new reform. Harvard Educational Review, v. 57, n. 1, p. 1-23, 1987. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/her/article-abstract/57/1/1/31319/Knowledge-and-Teaching-Foundations-of-the-New?redirectedFrom=fulltext. Acesso em: 28 mai. 2024.
SILVA, Aroldo Nascimento; FERNANDEZ, Carmen. Um professor de química, um conteúdo e dois contextos escolares: do PCK pessoal para o PCK em ação. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, e. 26404, p. 1-25, jun. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/cVRgj3FZJcT4D6c7M99L9mJ/?lang=pt . Acesso em: 28 mai. 2024.
SOUZA, Andressa Vargas de; EMMEL, Rúbia. Indícios do desenvolvimento do Conhecimento pedagógico de conteúdo e os processos de investigação-formação-ação em Ensino de Ciências na Licenciatura em Ciências Biológicas. VIDYA, v. 44, n. 1, p. 71-90, jan./jun. 2024. Disponível em: https://periodicos.ufn.edu.br/index.php/VIDYA/article/view/4540. Acesso em: 28 mai. 2024.
TERRAZZAN, Eduardo A.; DUTRA, Edna Falcão; WINCH, Paula Gaida e SILVA, Andréia Aurélio da. Configurações curriculares em cursos de licenciatura e formação identitária de professores. Revista Diálogo Educacional, v. 08, n. 23, p. 41-58, abr. 2008. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v08n23/v08n23a05.pdf. Acesso em: 28 mai. 2024.
THOMAS, Howard; OUGHAM, Helen; SANDERS, Dawn. Plant blindness and sustainability. International Journal of Sustainability in Higher Education, v. 23, n. 1, p. 41-57, nov. 2022. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/IJSHE-09-2020-0335/full/html. Acesso em: 28 mai. 2024.
TOWATA, Naomi. Percepção Ambiental e Ensino por Investigação: estudo de caso com licenciandos de Biologia participantes do Pibid. 2017. p. 226. Tese (Doutorado em Botânica) - Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/41/41132/tde-20092018-144000/pt-br.php. Acesso em: 28 mai. 2024.
URSI, Suzana; ARMELLINE, Cynthia Carneiro; MACEDO, Marina. Conhecimento pedagógico do conteúdo: diálogos entre formação de professores e pesquisa acadêmica no âmbito do PIBID do Instituto de Biociências da USP. In: MOLINA, Karina Soledad Moldonado (org.) A Tessitura formativa e reflexiva: o PIBID na Universidade de São Paulo (2012-2020). Piracicaba: ESALQ-USP. 2021, p. 22-40.
URSI, Suzana; BARBOSA, Pércia Paiva; Flávio Augusto de Souza; SANO, Paulo Takeo. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v. 32, n. 94, p. 7-24, set./dez. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/fchzvBKgNvHRqZJbvK7CCHc/?lang=pt. Acesso em: 28 mai. de 2024.
URSI, Suzana; SALATINO, Antônio. Nota Científica - É tempo de superar termos capacitistas no ensino de Biologia: impercepção botânica como alternativa para "cegueira botânica”. Boletim de Botânica da Universidade de São Paulo, v. 39, p. 1-14, 2022. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/bolbot/article/view/206050. Acesso em: 28 mai. 2024.
URSI, Suzana; TOWATA, Naomi; SAITO, Luís Carlos. Análise da percepção ambiental sobre ecossistemas marinhos e costeiros de licenciandos ingressantes em programa de formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...] Águas de Lindóia, p. 1-8, 2015. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/busca.htm?query=percep%E7%E3o+ambiental. Acesso em: 28 de mai. 2024.
URSI, Suzana et al. Conhecimento Pedagógico do Conteúdo “Algas” de estudantes de licenciatura em Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11., 2017, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: UFSC, p. 1-10, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/busca.htm?query=algas. Acesso em: 28 mai. 2024.
VIEIRA, Marilandi Maria Mascarello; ARAUJO, Maria Cristina Pansera de; SLONGO, Iône Inês Pinsson. Formação docente e educação profissional: análise a partir de Shulman e Fleck. Roteiro, v. 45, e.21665, p. 1-28, jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/21665. Acesso em: 28 mai. 2024.
WANDERSEE, James; SCHUSSLER, Elisabeth. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v.47, n. 1, p. 2-9, 2001. Disponível em: https://www.botany.org/userdata/IssueArchive/issues/originalfile/PSB_2001_47_1.pdf. Acesso em: 28 de mai. 2024.
YIN, Robert. K. Estudo de caso: Planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman Editora, 2015.