O intérprete de LIBRAS no ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos

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Rosanea Beatriz Borges
Melchior José Tavares Júnior

Resumo

O objetivo dessa pesquisa foi conhecer o que pensam os intérpretes a respeito do ensino de Ciências e Biologia para surdo. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa com 14 intérpretes, usamos um questionário semiestruturado com seis perguntas.  A falta de conhecimento dos termos técnicos, carência de sinais voltados para área de LIBRAS, falta de conhecimento prévio do aluno, de planejamento do professor, de materiais concretos e visuais, foram as dificuldades apontadas pelos interpretes. Os conteúdos com dificuldades são Genética, Botânica, Zoologia e Citologia. Quanto mais alunos surdos em sala, resulta em maior interação. Os participantes construíram uma boa relação com a área da Ciências/Biologia sua formação na educação básica, favorecendo o ensino dessa disciplina, na visão do intérprete.

 

Palavras Chave: Intérprete, LIBRAS, Ciências e Biologia

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Detalhes do artigo

Como Citar
Borges, R. B., & Tavares Júnior, M. J. (2018). O intérprete de LIBRAS no ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 61–76. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.173
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Rosanea Beatriz Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura Ou Bacharelado.

Melchior José Tavares Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Biólogo (UFMG), doutor em Educação (UFU), atuou de 1996 a 2008 como professor de Ciências na Educação Básica. A partir de 2002, passou a atuar também no Ensino Superior. Em 2009, passou a exercer o cargo de professor efetivo no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia/MG, no qual realiza pesquisas sobre os temas: Educação Ambiental e Formação de professores de Ciências e Biologia

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