O intérprete de LIBRAS no ensino de Ciências e Biologia para alunos surdos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O objetivo dessa pesquisa foi conhecer o que pensam os intérpretes a respeito do ensino de Ciências e Biologia para surdo. Realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa com 14 intérpretes, usamos um questionário semiestruturado com seis perguntas. A falta de conhecimento dos termos técnicos, carência de sinais voltados para área de LIBRAS, falta de conhecimento prévio do aluno, de planejamento do professor, de materiais concretos e visuais, foram as dificuldades apontadas pelos interpretes. Os conteúdos com dificuldades são Genética, Botânica, Zoologia e Citologia. Quanto mais alunos surdos em sala, resulta em maior interação. Os participantes construíram uma boa relação com a área da Ciências/Biologia sua formação na educação básica, favorecendo o ensino dessa disciplina, na visão do intérprete.
Palavras Chave: Intérprete, LIBRAS, Ciências e Biologia
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
AMARO, A., PÓVOA, A., MACEDO, L. A Arte de fazer questionários. Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, Departamento de Química, Metodologias de Investigação em Educação. Disponível em: www.feis.unesp.br/Home/DTADM/STDARH/.../educacaosaude/.../escalas.doc. Acesso em: 14 mar. 2018.
BORGES, F. A.; NOGUEIRA, C. M. I. O ensino e a aprendizagem de matemática para surdos inclusos: o que dizem intérpretes de LIBRAS? EMR-RS- Ano 17-2016 n 17 V. – pp 121-134. Disponível em: www.sbemrs.org/revista/index.php/2011_1/article/download/244/162 . Acesso em 14 de mar. de 2018.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: UNESCO, 1994.
BRASIL. Lei nº 10.436, de 24 de Abril de 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 11 de dez. de 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei e Bases da Educação nacional, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.
BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: Recomendações para a construção de escolas inclusivas. 2. ed. Coordenação geral SEESP/MEC. Brasília: MEC, Secretaria de Educação Especial, 2006. 96 p. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/const_escolasinclusivas.pdf. Acesso em: 12 de out. de 2017.
CAPOVILLA, F. C. et al. Avaliando Compreensão de Sinais da Libras em Escolares Surdos do Ensino Fundamental. Universidade de São Paulo. Interação em Psicologia, v.8, n.2, p.159-169, 2004. Disponível em: http://www.ip.usp.br/laboratorios/lance/pdfs_para_download/Avaliando%20compreens%C3%A3o%20de%20sinais%20da%20Libras%20em%20escolares%20surdos%20do%20ensino%20fundamental.pdf. Acesso em: 19 de out. 2017.
FACULDADE DE EDUCAÇÃO. Ficha da Disciplina Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS. Disponível em: http://www.faced.ufu.br/sites/faced.ufu.br/files/arquivos/GPG055%20%20L%C3%ADngua%20Brasileira%20de%20Sinais%20LIBRAS.pdf. Acesso em 29 de mar. de 2018.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário da língua portuguesa. 5. ed. Curitiba: Positivo, 2010. 2222 p. ISBN 978-85-385-4198-1.
GÜNTHER, H. Pesquisa Qualitativa versus Pesquisa Quantitativa: Esta é a questão? Psicologia: Teoria e Pesquisa. v.22, n. 2, p.201-201, maio/ago. 2006.
GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de pesquisa. Coordenado pela Universidade Aberta do Brasil - UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica - Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: UFRGS, 2009.
LACERDA, C. B. F de. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 69, p. 163-184, maio/ago. 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v26n69/a04v2669. Acesso em: 23 de abr. de 2018.
LACERDA, C, B. F. de; ALBRES, N. de A.; DRAGO, S. L dos S. Política para uma educação bilíngue e inclusiva a alunos surdos no município de São Paulo. Educ. Pesqui, São Paulo, v. 39, n. 1, p. 65-80, jan./mar. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ep/v39n1/v39n1a05. Acesso em: 30 de Nov. de 2018.
MACHADO, F. M. A. Interpretação e tradução de libras/português dos conceitos abstratos crítico e autonomia. Universidade de Caxias do sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/767/Dissertacao%20Flavia%20Medeiros%20Alvaro%20Machado.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 16 de mai. de 2018.
MINAS GERAIS. Resolução SEE n°2903, de 16 de fevereiro de 2016. Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/documentos/2903-16-r.pdf . Acesso em: 11 de nov. de 2017.
MINAS GERAIS. Resolução SEE n°3643, de 20 de Outubro de 2017. Disponível em: http://designacao-see-mg.com.br/wp-content/uploads/2017/10/resolucao-see-mg-3643.pdf . Acesso em: 11 de nov. de 2017.
OLAH, L. V de A. S.; OLAH, N. C. S. Inclusão em Educação: Caminhos, Políticas e Práticas o intérprete de LIBRAS e a inclusão social do surdo. Revista Pandora Brasil, n. 24, Novembro de 2010. Disponível em: http://revistapandorabrasil.com/revista_pandora/inclusao/intérprete_libras.pdf. Acesso em: 15 de nov. de 2017.
OLIVEIRA, B. F. Desafios na inclusão dos surdos e o intérprete de LIBRAS. Diálogos & Saberes, Mandaguari, v. 8, n. 1, p. 93-108, 2012. Disponível em: file:///C:/Users/MASTER/Downloads/271-270-1-PB%20(1).pdf . Acesso em: 21 de mar. de 2018.
OLIVEIRA, W. D. de; BENITE, A. M. C. Estudos sobre a relação entre o intérprete de LIBRAS e o professor: implicações para o ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Vol. 15, n. 3, 2015 Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências ISSN 1806-5104 / e-ISSN 1984-2686 597. Disponível em: https://seer.ufmg.br/index.php/rbpec/article/viewFile/2535/1936. Acesso em: 06 de Dez. de 2017.
OLIVEIRA W de. D.; MELO, A. C, C. de; BENITE, A. M. C. Ensino de ciências para deficientes auditivos: um estudo sobre a produção de narrativas em classes regulares inclusivas. Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão. REIEC, v.7, n.1, p.1-9, jul. 2012. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/reiec/v7n1/v7n1a01.pdf /. Acesso em: 19 de out. 2017.
PEREIRA, C. L; SANTOS, M. Educação Inclusiva: uma breve reflexão sobre avanços no Brasil após a Declaração de Salamanca. Revista da Católica, Uberlândia, v. 1, n. 2, p. 265-274, 2009. Disponível em: http://catolicaonline.com.br/revistadacatolica2/artigosv1n2/21-POS-GRADUACAO-01.pdf. Acesso em: 21 de nov. de 2017.
RIEGER, C. P. E. A Formação do intérprete de LIBRAS para o ensino de ciências – Lacunas Refletidas na Atuação do TILS em sala de aula. Centro de Educação Letras e Saúde. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/1023/1/Camila_Rieger_2016.pdf. Acesso em: 07 de
REIS, E. dos, S.; SILVA, L. P. O ensino das ciências naturais para alunos surdos: concepções e dificuldades dos professores da escola Aloysio Chaves. Revista do EDICC (Encontro de Divulgação de Ciência e Cultura), v. 1, p. 240, out./2012. 240. Disponível em: http://revistas.iel.unicamp.br/index.php/edicc/article/view/2312/2362. Acesso em: 19 de out. 2017.
SANTIAGO, N. C.O Ensino e a aprendizagem das ciências dos alunos com surdez. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná Diretoria De Pesquisa e Pós-Graduação Especialização em Ensino De Ciências. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4383/1/MD_ENSCIE_II_2014_66.pdf. Acesso em: 06 de Dez. de 2017.
SILVA, C. F. e; GAIA. M. C. de M. Educação inclusiva e o ensino de ciências. Disponível em: file:///C:/Users/MASTER/Downloads/402-1212-1- PB%20(3). pdf . Acesso em 19 de out. de 2017.
SOUSA, S. F. de; SILVEIRA, H. E. da. Terminologias Químicas em LIBRAS: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. QUÍMICA NOVA NA ESCOLA Terminologias Químicas em LIBRAS, v. 33, n.1, fev.2011.