Guia de histórias em quadrinhos ferramenta para professores de ciências e biologia?

Conteúdo do artigo principal

Juliana Silva de Melo
Melchior José Tavares Júnior

Resumo

Este trabalho tem como objetivo a apresentação de uma plataforma virtual que disponibiliza Histórias em Quadrinhos (HQs) com potencial pedagógico para professores de Ciências e Biologia.  Tal plataforma foi criada a partir do programa google site, e se hospeda no endereço http://bit.ly/33iS5mT. Após sua criação foi avaliada por meio de um questionário virtual, por graduandos de biologia. A partir disso, conclui-se que os participantes gostam de HQs e tiveram contato com elas em sua educação básica e superior. Todos os participantes defendem o uso de HQs no livro didático e as usariam em sala de aula, considerando, sobretudo seu potencial para a aprendizagem. Consideramos que o guia de HQs pode ser uma ferramenta para professores de Ciências e Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Melo, J. S. de, & Tavares Júnior, M. J. . (2021). Guia de histórias em quadrinhos: ferramenta para professores de ciências e biologia?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 564–578. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.415
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Juliana Silva de Melo, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mestre em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Melchior José Tavares Júnior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU).Professor da Pós Graduação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Referências

ALVES, José. Histórias em quadrinhos e educação infantil. Psicologia: Ciência e Profissão. Brasília, v.2, n.3, set.2001.

AMABIS, José; MARTHO, Gilberto. Conceitos de biologia. São Paulo: Moderna, 2002. vol. único

BELLEY, Mariana. Primeira história em quadrinhos no Brasil completa 145 anos. Estadão, 2014. Disponível em: https://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,primeira-historia-em-quadrinhos-no-brasil-completa-145-anos,1124792 . Acesso em: 09/02/2020.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação - Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

____. Diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: MEC/SEF, 1996.

CALLARI, Alexandre. O comics code authority. Conhecimento prático literatura. São Paulo: Escala, 2014.

COHEN, Haron; KLAWA, Laonte. Os quadrinhos e a comunicação de massa. In: MOYA, A. (Org.) Shazam! São Paulo: Perspectiva, 1977, p. 103-114.

GOMES, Nataniel (Org.). Quadrinhos e transdisciplinaridade. Curitiba: Apris, 2012.

GONÇALVES, Daild. A história em quadrinhos: metodologia para o ensino do conteúdo vírus com auxílio da ferramenta impress. Revista Brasileira de Ensino de Física. Paraná, v. 1, 2014, p. 120.

JARCEM, Renê. História das histórias em quadrinhos. História, imagem e narrativa, n. 5, ano 3, set. 2007.

LAVARDA, Tabata. Sugestões do uso de histórias em quadrinhos como recurso didático. CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE, 13. Curitiba/PR, 2017. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/25298_12321.pdf . Acesso em: 22.10.2020.

MATTOS, Gabriel. Desmontando os quadrinhos. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2009.

MEIRELLES, Hely. Direito administrativo brasileiro. 31.ed. São Paulo: Malheiros, 2005.

MORETTI, Fernando A. Qual a diferença entre charge, cartum e quadrinhos? O blog de redação, Itabuna, Ba, 6 de jan. de 2013. Disponível em: http://oblogderedacao.blogspot.com/2013/01/qual-diferenca-entre-charge-cartoons-e.html Acesso em: 25.03.2021.

MOYA. Alvaro. Shazan! São Paulo, SP: Perspectiva, 1977.

NEVES, Silvia da Conceição. A história em quadrinhos como recurso didático em sala de aula. 2012. 30 f. Trabalho de conclusão de curso (Artes Visuais), habilitação em Licenciatura, do Departamento de Artes Visuais, Universidade de Brasília, Brasília, 2012 p. 8-29.

PINHEIRO, Lucas; JARDIM, Júlia; PONTE, Fabiann. A elaboração e avaliação de histórias em quadrinhos sobre fungos como ferramenta de ensino e aprendizagem: percepção dos discentes. ENCONTRO INTERNACIONAL DE JOVENS INVESTIGADORES. 2017. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/4941 . Acesso em: 22 out. 2020.

PIZARRO, Mariana Vaitiekunas. Histórias em quadrinhos e o ensino de Ciências nas séries iniciais: estabelecendo relações para o ensino de conteúdos curriculares procedimentais. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2009.

PRADO, Carolina. SOUZA JUNIOR, Carlos Eduardo. PIRES, Mariana Leal. Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revista Eletrônica de Comunicação Informação & Inovação em Saúde, v. 11, n. 2, p. 1-12, 2017. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/1238 . Acesso em: 22 out. 2020.

RAMOS, Paulo. Histórias em quadrinhos: um novo objeto de estudos. Estudos Linguísticos XXXV, 2006, p. 1574-1583. Disponível em: http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2006 sistema06/563.pdf . Acesso em: 22 out. 2020.

SANTOS NETO, Elydio; SILVA, Marta. Histórias em quadrinhos e educação: histórico e perspectivas. Histórias em quadrinhos & educação: formação e prática docente. São Bernardo do Campo: Universidade Metodista de São Paulo, 2011, p. 19-32.

SILVA, Eson; COSTA, Alan. Histórias em quadrinhos e o ensino de biologia: o caso níquel náusea no ensino da teoria evolutiva. Alexandria, v. 8, n. 2, p. 163–182, 2015.

TANINO, Sônia. Histórias em quadrinhos como recurso metodológico para processos de ensinar. 2011, 36 f. Trabalho de conclusão de curso (TCC). Curso de Pedagogia, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Londrina, 2011.

TAVARES JÚNIOR, Melchior. As histórias em quadrinhos (HQ’s) na formação dos professores de Ciências e Biologia. Educação, v. 40, n. 2, p. 439-450, 2015.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Uso das HQs no ensino. São Paulo, SP: Contexto, 2004.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)