Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo tem como objetivo verificar qual a concepção que acadêmicos, de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas possuem sobre Sequência Didática (SD), bem como investigar o desenvolvimento dessa proposta didática em disciplinas pedagógicas cursadas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento para a coleta dos dados foi um questionário aplicado para nove acadêmicos que estavam desenvolvendo Estágio Supervisionado. As análises das respostas foram realizadas segundo Análise de Conteúdo. Para os licenciandos a SD é formada por um conjunto de atividades com o objetivo promover a aprendizagem do aluno, tornando o processo de ensino- aprendizagem dinâmico e aperfeiçoando o trabalho docente. Alguns licenciandos tiveram a oportunidade de desenvolver SD em determinadas disciplinas de Prática de Ensino e ações do Pibid.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Temas Básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de Ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.20, n.2, p.168- 193, ago. 2003.
MAROQUIO, V. S.; PAIVA, M. A. V.; FONSECA, C. O. Sequências didáticas como recurso pedagógico na formação continuada de professores. In: ENCONTRO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2015, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória: SBEM, 2015. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/X_ECEM/paper/viewFile /1884 /617 . Acesso em: 28 ago. 2017.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 ed. São Paulo, Cortez, 2012.
SILVA, B. M. et al. O ensino das interações ecológicas no Cerrado e a alfabetização científica: uma proposta de sequência didática investigativa. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p.5845-5856, 2016.
SANTOS, I. L.; SOUSA, E. S. Uma experiência docente na aplicação de uma sequência didática lúdica para o ensino dos Filos do Reino Animal. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p.6332-6341, 2016.
SANTOS, A. C. G. G. Contribuições da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de citologia. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2017.
SCARPA, D. L. et al. Ações e princípios para o planejamento de sequências didáticas argumentativas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos.... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais 2015/listaresumos.htm . Acesso em: 27 ago. 2017.
RAMOS, F. Z.; JUNIOR-LORENCINE, A.; SILVA, L. H. A. Contribuições de uma sequência didática como modelo de referência pedagógica para formação prática de professores de Ciências/Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos.... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais 2015/listaresumos.htm . Acesso em: 27 ago. 2017.
VIECHENESKI; J. P.; CARLETTO, M. R. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios para iniciação à alfabetização científica. Revista Dynamis, FURB, Blumenau, v. 19, n. 1, p. 03 -16, 2013.