Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas

Conteúdo do artigo principal

Emilyn de Oliveira Souza
Vera Mattos Machado

Resumo

Este estudo tem como objetivo verificar qual a concepção que acadêmicos, de um curso de Licenciatura em Ciências Biológicas possuem sobre Sequência Didática  (SD), bem como investigar o desenvolvimento dessa proposta didática em disciplinas pedagógicas cursadas. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento para a coleta dos dados foi um questionário aplicado para  nove acadêmicos que estavam desenvolvendo Estágio Supervisionado. As análises das respostas foram realizadas segundo Análise de Conteúdo. Para os licenciandos a SD é formada por um conjunto de atividades com o objetivo promover a aprendizagem do aluno, tornando o processo de ensino- aprendizagem dinâmico e aperfeiçoando o trabalho docente. Alguns licenciandos tiveram a oportunidade de desenvolver SD em determinadas disciplinas de Prática de Ensino e ações do Pibid.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, E. de O., & Machado, V. M. (2018). Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 11(2), 77–84. https://doi.org/10.46667/renbio.v11i2.176
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Emilyn de Oliveira Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em Ciências Biológicas - Licenciatura. UFMS. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências - UFMS.

Vera Mattos Machado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente efetiva da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Pós-graduação Mestrado Profissional em Ensino de Ciências - PPEC/INFI e Pós-graduação. Doutorado Acadêmico em Ensino de Ciências - PPEC/INFI

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.

CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2011.

IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez, 2012.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Temas Básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 1986.

MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de Ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.20, n.2, p.168- 193, ago. 2003.

MAROQUIO, V. S.; PAIVA, M. A. V.; FONSECA, C. O. Sequências didáticas como recurso pedagógico na formação continuada de professores. In: ENCONTRO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2015, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória: SBEM, 2015. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/X_ECEM/paper/viewFile /1884 /617 . Acesso em: 28 ago. 2017.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 ed. São Paulo, Cortez, 2012.

SILVA, B. M. et al. O ensino das interações ecológicas no Cerrado e a alfabetização científica: uma proposta de sequência didática investigativa. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p.5845-5856, 2016.

SANTOS, I. L.; SOUSA, E. S. Uma experiência docente na aplicação de uma sequência didática lúdica para o ensino dos Filos do Reino Animal. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p.6332-6341, 2016.

SANTOS, A. C. G. G. Contribuições da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de citologia. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2017.

SCARPA, D. L. et al. Ações e princípios para o planejamento de sequências didáticas argumentativas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos.... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais 2015/listaresumos.htm . Acesso em: 27 ago. 2017.

RAMOS, F. Z.; JUNIOR-LORENCINE, A.; SILVA, L. H. A. Contribuições de uma sequência didática como modelo de referência pedagógica para formação prática de professores de Ciências/Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos.... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais 2015/listaresumos.htm . Acesso em: 27 ago. 2017.

VIECHENESKI; J. P.; CARLETTO, M. R. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios para iniciação à alfabetização científica. Revista Dynamis, FURB, Blumenau, v. 19, n. 1, p. 03 -16, 2013.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.