Sequência didática no processo de formação inicial de professores de Ciências Biológicas
Contenido principal del artículo
Resumen
Este estudio tiene como objetivo verificar cuál es la concepción que tienen los académicos de la Licenciatura en Ciencias Biológicas sobre la Secuencia Didáctica (DS), así como investigar el desarrollo de esta propuesta didáctica en las materias pedagógicas tomadas. Se realizó una investigación cualitativa, cuyo instrumento para la recolección de datos fue un cuestionario aplicado a nueve académicos que estaban desarrollando Pasantía Supervisada. Los análisis de las respuestas se realizaron según Análisis de Contenido. Para los estudiantes de pregrado, el SD está formado por un conjunto de actividades con el objetivo de promover el aprendizaje de los estudiantes, dinamizar el proceso de enseñanza-aprendizaje y mejorar la labor docente. Algunos egresados tuvieron la oportunidad de desarrollar DS en determinadas disciplinas de la Práctica Docente y acciones de Pibid.
Descargas
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, LDA, 2009.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de ciências. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. Inovar o ensino e a aprendizagem na Universidade. São Paulo: Cortez, 2012.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Temas Básicos de educação e ensino. São Paulo: EPU, 1986.
MARANDINO, M. A prática de ensino nas licenciaturas e a pesquisa em ensino de Ciências: questões atuais. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.20, n.2, p.168- 193, ago. 2003.
MAROQUIO, V. S.; PAIVA, M. A. V.; FONSECA, C. O. Sequências didáticas como recurso pedagógico na formação continuada de professores. In: ENCONTRO CAPIXABA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10., 2015, Vitória. Anais eletrônicos... Vitória: SBEM, 2015. Disponível em: http://ocs.ifes.edu.br/index.php/ECEM/X_ECEM/paper/viewFile /1884 /617 . Acesso em: 28 ago. 2017.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7 ed. São Paulo, Cortez, 2012.
SILVA, B. M. et al. O ensino das interações ecológicas no Cerrado e a alfabetização científica: uma proposta de sequência didática investigativa. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p.5845-5856, 2016.
SANTOS, I. L.; SOUSA, E. S. Uma experiência docente na aplicação de uma sequência didática lúdica para o ensino dos Filos do Reino Animal. Revista da SBEnBio, Niterói, n. 9, p.6332-6341, 2016.
SANTOS, A. C. G. G. Contribuições da História da Ciência no processo de ensino e aprendizagem de citologia. 2017. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2017.
SCARPA, D. L. et al. Ações e princípios para o planejamento de sequências didáticas argumentativas. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos.... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais 2015/listaresumos.htm . Acesso em: 27 ago. 2017.
RAMOS, F. Z.; JUNIOR-LORENCINE, A.; SILVA, L. H. A. Contribuições de uma sequência didática como modelo de referência pedagógica para formação prática de professores de Ciências/Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais eletrônicos.... Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/anais 2015/listaresumos.htm . Acesso em: 27 ago. 2017.
VIECHENESKI; J. P.; CARLETTO, M. R. Sequência didática para o ensino de ciências nos anos iniciais: subsídios para iniciação à alfabetização científica. Revista Dynamis, FURB, Blumenau, v. 19, n. 1, p. 03 -16, 2013.