Alfabetização Científica e Educação Ambiental contribuições a partir de uma biblioteca itinerante

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Lavinia Teodoro dos Reis
https://orcid.org/0009-0009-6095-4758
Tatiana Santos Barroso

Resumo

Leitura é uma ferramenta para desenvolvimento crítico e reflexivo, entretanto muitas pessoas não possuem acesso aos livros. Este estudo analisou como o Projeto Biblioteca Itinerante do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), contribui para alfabetização científica no contexto da Educação Ambiental. Trata-se de um estudo de caso com estudantes da rede pública do Espírito Santo. As atividades incluíram leitura e diálogos sobre Unidades de Conservação. Coletaram-se os dados com observação participante e registros contínuos. A Biblioteca Itinerante despertou curiosidade, pensamento crítico e percepção ambiental. Alunos sem o hábito de ler, interessaram-se pelos livros durante o projeto, que combinou leitura, educação ambiental e alfabetização científica de forma interativa e acessível. A experiência reforça a importância de iniciativas que democratizam o acesso aos livros e promovem reflexão ambiental crítica.

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Como Citar
Teodoro dos Reis, L., & Santos Barroso, T. (2025). Alfabetização Científica e Educação Ambiental: contribuições a partir de uma biblioteca itinerante. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(2), 660–678. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i2.1898
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa

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