Unidades de conservação como espaço de ensino de ciências e biologia percepção de professores

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Marcelo Monteiro
Sandra Mara Sabedot Bordin
Maria Assunta Busato

Resumo

As Unidades de Conservação (UC) são essenciais para a proteção da biodiversidade e possuem potencialidades para o desenvolvimento de práticas pedagógicas que facilitam a (re)construção do conhecimento. Este estudo teve como objetivo identificar as percepções de professores sobre o uso das UC como espaço de ensino de Ciências e Biologia. Foi aplicado um questionário estruturado a vinte respondentes. Os resultados indicaram que se houvesse apoio financeiro, pedagógico e melhores condições de trabalhos para os professores, a maioria usaria as UC para o ensino e os motivos são: a biodiversidade, aliar a teoria transposta em sala de aula e prática do campo, e a possibilidade de os estudantes construirem conhecimento a partir de vivências e pensamento crítico. Os professores possuem conhecimento sobre o conceito, funcionalidade e objetivos das UC, entretanto, é insipiente o uso feito desses espaços nas aulas de Ciências e Biologia

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Como Citar
Monteiro, M., Bordin, S. M. S., & Busato, M. A. (2021). Unidades de conservação como espaço de ensino de ciências e biologia: percepção de professores. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(2), 974–990. https://doi.org/10.46667/renbio.v14i2.590
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Marcelo Monteiro, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Licenciado em Ciências Biológicas - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) Chapecó, SC - Brasil. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde -  Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ), Chapecó - SC, Brasil.

Sandra Mara Sabedot Bordin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Biologia - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). São Leopoldo, RS - Brasil. Docente - Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Chapecó,  SC - Brasil.

Maria Assunta Busato, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Biologia - Universidade de Barcelona (UB), Barcelona, Espanha. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde - da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Chapecó, SC - Brasil.

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