O QUE PODE O CORPO EM UM SENSORATÓRIO?

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Amanda Jardim
Mariane Schmidt da Silva
Carolina Rodrigues de Souza

Resumo

Este artigo propõe experimentar travessias entre ciência e arte no ensino de Biologia, apresentando uma pesquisa-intervenção realizada em uma escola rural no âmbito do projeto Novas abordagens em Ciências e Matemática na escola: itinerários em Arte-Educação, com apoio da FAPESP. No centro da proposta está o “sensoratório”: um espaço em que o corpo — mais que objeto biológico — se torna território de sensações e criações. A sala de aula se deforma, abandonando fileiras rígidas, para compor estações vivas com microscópios, plantas, imagens, espelho e ruídos musicais, onde ciência e arte se encontram em composições inesperadas. A proposta se inspira em Deleuze e Guattari (2010), especialmente na concepção de arte como criação de blocos de sensação. O trabalho contribui para o debate sobre práticas educativas que valorizam a dimensão sensível e a experiência estética, abrindo espaço para fabulações coletivas e outros modos de aprender e existir no Antropoceno.

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Como Citar
Jardim, A., Schmidt da Silva, M., & Rodrigues de Souza, C. (2025). O QUE PODE O CORPO EM UM SENSORATÓRIO?. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(nesp.1), 446–460. Recuperado de https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/2108
Seção
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos

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