Gênero e sexualidade na escola uma experiência com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BAUMEL, S. W. Investigando o papel da masturbação na sexualidade da mulher. 2014, 144f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
BRASIL. Portaria Normativa nº 38, de 12 de dezembro de 2007. Dispõe sobre o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, n. 239, seção 1, p. 39, 2007.
BUTLER, J. Corpos que pesam: sobre os limites discursivos do sexo; In: LOURO, G. L. (Org.). O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007, p. 151-165.
CAPES. Disponível em: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid . Acesso em: 20/07/2014.
FERRARI, A; CASTRO, R. P. “Quem está preparado pra isso? ”... Reflexões sobre a formação docente para as homossexualidades. Práxis Educativa, Ponta Grossa: PR; v. 8; n. 1; p. 295-317, jan./jun., 2013.
FERRARI, A.; MARQUES, L. P. (Org.). Silêncios e educação. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2011.
FOUCAULT, M. História da Sexualidade: a vontade de saber. 11 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
FURLANI, J.; LISBOA, T. M. Subsídios à educação sexual a partir de estudo na internet. In: MEYER, D. E.E. et al. Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 145-161.
GRAUPE, M. E.; GROSSI, M. P. Desafios no processo de implementação do curso Gênero e Diversidade na Escola (GDE) no estado de Santa Catarina. Poiésis – Revista do Programa de Pós-graduação em Educação. Unisul, Tubarão, v. 8, n. 13, p. 104-125, jan/jun., 2014.
JESUS, J. G. Orientações sobre a população transgênero: conceitos e termos. Brasília: Autor, 2012.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-Posições, v. 19, n.2, 2008, p. 17-23.
LOURO, G. L. Sexualidade: lições da escola. In: MEYER, D. E.E. et al. Saúde, sexualidade e gênero na educação de jovens. Porto Alegre: Mediação, 2012, p. 93-96.
MEYER. D. E. Abordagens pós-estruturalistas de pesquisa na interface educação, saúde e gênero: perspectiva metodológica. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (Org.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. 2.ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014, p. 49-63.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 2.ed. SP: HUCITEC/ RJ: ABRASCO, 1993.
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto, 2013.
MOTT, L; MICHELS, E; PAULINHO. Relatório 2016: assassinatos de LGBT no Brasil. Disponível em: https://homofobiamata.files.wordpress.com/2017/01/relatc3b3rio-2016-ps.pdf Acesso em: 08 out. 2017.
NERY, J. W. Viagem solitária: memórias de um transexual 30 anos depois. São Paulo: Leya, 2011.
NOLASCO, S. Masculinidade, media e violência. Comunicação e Política. v. 1, n. 2, p. 299-311, 1995.
SANTOS, F. F.; SOUZA, M. L. Educação, gênero e sexualidade: percursos e instabilidades do fazer‐se pesquisadora/pesquisador‐professora/professor. Espaço do currículo, v.8, n.2, p. 209-222, maio/ago., 2015.
SOUZA, M. L. Partilhando uma experiência de ensino sobre gênero e sexualidade em um curso de formação de professores de Ciências e Biologia. Revista Tecné, Episteme y Didaxis: TED. número extraordinário, sep. 2014. Disponível em: http://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/TED/article/view/3217/3027 . Acesso em: 29 set. 2017.
SZKLARZ, E. Por que os gays são gays? Revista Super Interessante, v. 222, jan., 2006.