Educação indígena e o ensino de Ciências e Biologia uma investigação sobre sujeitos e aprendizagens plurais

Conteúdo do artigo principal

Lara de Macedo Monteiro
Luis Felipe Costa Ramos
Luiza Saturnino Braga Moreira
Thainá Rangel Côrtes
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba

Resumo

A Educação Indígena caracteriza-se por sua amplitude e pluralidade, condizentes com os povos, culturas e linguagens que o Brasil abrange. Assim, apesar de determinados documentos e diretrizes prescreverem como deve ser a Educação Básica de sujeitos indígenas, existe um extenso mosaico de práticas possíveis. No presente artigo, buscamos compreender configurações curriculares que podem ser assumidas pelas disciplinas Ciências e Biologia no espaço escolar indígena. Através da realização de entrevistas semiestruturadas com professores indígenas e não indígenas atuantes em diferentes etnias, constatamos e analisamos grande diversidade de práticas pedagógicas. Argumentamos pela incorporação e reafirmação dos saberes tradicionais nas/pelas disciplinas focalizadas, além da inclusão da comunidade nas decisões escolares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Monteiro, L. de M., Ramos, L. F. C., Moreira, L. S. B., Côrtes, T. R., & Borba, R. C. do N. (2019). Educação indígena e o ensino de Ciências e Biologia: uma investigação sobre sujeitos e aprendizagens plurais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 207–225. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.260
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Lara de Macedo Monteiro, Instituto Internacional para Sustentabilidade

Mestre em Ecologia e Evolução pela  pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na University of East Anglia.

Luis Felipe Costa Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas (Genética) pela mesma instituição.

Luiza Saturnino Braga Moreira, Instituto Pandavas

Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thainá Rangel Côrtes, Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Estudante de pós-graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. Licenciada em Ciências Biológicas e bacharela em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador associado ao grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq), onde desenvolve pesquisa sobre ensino de Ciências e Biologia na interface entre Currículo e História da Educação.

Referências

APPLE, Michael. Produzindo diferença: neoliberalismo, neoconservadorismo e a política de reforma educacional. Linhas críticas. Brasília, n. 45. 2015. p. 606-544.

ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis: Vozes, 2014.

BANIWA, Gersem. Língua, educação e interculturalidade na perspectiva indígena. SEMINÁRIO IBERO-AMERICANO DE DIVERSIDADE LINGUÍSTICA, 5., 2014, Foz do Iguaçu, PR. Anais do... Foz do Iguaçu, PR: Ministério da Cultura, 2014. p. 14-28.

BAPTISTA, Geilsa. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para sociedades tradicionais. Ciência & Educação, Bauru, v. 16, n. 3, 2010.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1996a. p. 114-119.

BENJAMIN, Walter. O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In: Obras escolhidas: magia e técnica, arte e política. 7. ed. São Paulo, SP: Brasiliense, 1996b, p. 197-221.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

BRASIL. MEC. Diretrizes para a política nacional de educação escolar - Elaborado pelo Comitê de Educação Escolar Indígena. – 2. ed. Brasília: MEC/ SEF/DPEF, 1994.

BRASIL. MEC. CNE. Parecer 14/1999 do Conselho Nacional de Educação, analisa as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Escolar Indígena. Brasília: MEC; SEF, 1999.

BRASIL. MEC. Referenciais para a formação de professores indígenas/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC; SEF, 2002.

BRASIL. MEC. SECADI. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC; SEF, 1998.

COBERN, William; LOVING, Cathleen. Defining Science in a Multicultural World: Implications for Science Education. Science Education, New York, v. 85, n. 1, 2001, p. 50-67.

GOODSON, Ivor. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.

GRUPIONI, Luís Donizete. Educação e povos indígenas: construindo uma política nacional de educação escolar indígena. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, 2000, p. 273-283.

GRUPIONI, Luís Donizete. Do nacional ao local, do federal ao estadual: as leis e a educação escolar indígena. In: MARFAN, Marilda Almeida (Org.). Congresso Brasileiro de Qualidade na Educação: formação de professores: educação escolar indígena. Brasília: MEC/SEF, 2002, p. 130-136.

GRUPIONI, Luís Donizete. Experiências e desafios na formação de professores indígenas no Brasil. Em Aberto, Brasília, v. 20, n. 76, 2003, p. 13-18.

MANZINI, Eduardo José. Entrevista semiestruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS, 2., Bauru. Anais do...Bauru: Universidade Sagrado Coração, 2004.

MARANDINO, Martha; SELLES, Sandra Escovedo; FERREIRA, Marcia Serra. Ensino de Biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. Editora Cortez. São Paulo, 2009.

MOGARRO, Maria João. Memórias de professores: discursos orais sobre a formação e a profissão. História da Educação, Porto Alegre, n. 17, 2005.

ONU. Consejo de Derechos Humanos. Informe de la relatora especial sobre los derechos de los pueblos indígenas. 10 agosto 2018. Disponível em: https://www.refworld.org.es/docid/5ba3c6fd4.html. Acesso em: jan. 2019.

PASSARINHO, Nathalia. Plano de Bolsonaro para demarcações indígenas pode parar na Justiça. 3 janeiro 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-46749222 . Acesso em: jan. 2019.

VIEIRA, Carlos Magno; NASCIMENTO, Marcelo. A formação de professores indígenas em Escolas Guarani e Kaiowá de Mato Grosso do Sul: uma experiência a partir da ação saberes indígenas na escola. InterMeio: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação-UFMS, n. 22, 2016.

ZOIA, Alceu. Educação escolar indígenas e a legislação brasileira: uma proposta inclusiva, 2006. SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOCIEDADE INCLUSIVA PUC Minas Gerais Propostas e ações inclusivas: impasses e avanços, 4. Anais do… Belo Horizonte, 2006, p. 1-15.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)