Educação indígena e o ensino de Ciências e Biologia uma investigação sobre sujeitos e aprendizagens plurais

Conteúdo do artigo principal

Lara de Macedo Monteiro
Luis Felipe Costa Ramos
Luiza Saturnino Braga Moreira
Thainá Rangel Côrtes
Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba

Resumo

A Educação Indígena caracteriza-se por sua amplitude e pluralidade, condizentes com os povos, culturas e linguagens que o Brasil abrange. Assim, apesar de determinados documentos e diretrizes prescreverem como deve ser a Educação Básica de sujeitos indígenas, existe um extenso mosaico de práticas possíveis. No presente artigo, buscamos compreender configurações curriculares que podem ser assumidas pelas disciplinas Ciências e Biologia no espaço escolar indígena. Através da realização de entrevistas semiestruturadas com professores indígenas e não indígenas atuantes em diferentes etnias, constatamos e analisamos grande diversidade de práticas pedagógicas. Argumentamos pela incorporação e reafirmação dos saberes tradicionais nas/pelas disciplinas focalizadas, além da inclusão da comunidade nas decisões escolares.

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Como Citar
Monteiro, L. de M., Ramos, L. F. C., Moreira, L. S. B., Côrtes, T. R., & Borba, R. C. do N. (2019). Educação indígena e o ensino de Ciências e Biologia: uma investigação sobre sujeitos e aprendizagens plurais. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 12(2), 207–225. https://doi.org/10.46667/renbio.v12i2.260
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Lara de Macedo Monteiro, Instituto Internacional para Sustentabilidade

Mestre em Ecologia e Evolução pela  pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com período sanduíche na University of East Anglia.

Luis Felipe Costa Ramos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando e mestre em Bioquímica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Licenciado e bacharel em Ciências Biológicas (Genética) pela mesma instituição.

Luiza Saturnino Braga Moreira, Instituto Pandavas

Licenciada e bacharela em Ciências Biológicas (Ecologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Thainá Rangel Côrtes, Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística

Estudante de pós-graduação em Análise Ambiental e Gestão do Território na Escola Nacional de Ciências Estatísticas do Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística. Licenciada em Ciências Biológicas e bacharela em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Rodrigo Cerqueira do Nascimento Borba, Universidade Federal Fluminense

Doutorando em Educação na Universidade Federal Fluminense. Mestre em Educação, licenciado e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisador associado ao grupo de pesquisa Currículo, Docência e Cultura (CDC/UFF/CNPq), onde desenvolve pesquisa sobre ensino de Ciências e Biologia na interface entre Currículo e História da Educação.

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