Ensino e aprendizagem de biomoléculas no ensino médio extração de DNA e estímulo à experimentação

Conteúdo do artigo principal

Luciana Duarte Martins da Matta
Isabelle Revoredo dos Santos
Stephanny Clarissy da Silva Mendonça
Diego Vinícius Medeiros de Carvalho
Ana Paula Melo da Silveira
Roseane Pereira da Silva

Resumo

Este artigo relata o desenvolvimento de aulas experimentais de extração de DNA no Laboratório de Ciências de uma Escola Pública Estadual, a criação e aplicação de um Quiz elaborado na plataforma on line do kahoot sobre DNA com o objetivo de contribuir para a aprendizagem de biomoléculas no ensino de biologia. Foram aplicados questionários, antes (QCP) e após (QVA) as aulas para avaliar conhecimentos prévios e adquiridos, como ainda o kahoot contendo 10 questões sobre DNA. Os dados obtidos com os QCP mostraram que a maioria dos alunos definiram corretamente o DNA, como ainda indicaram sua localização e que apresentam dupla fita. Dados do QVA mostraram que boa parte dos alunos sabe que o DNA é detentor da informação genética.

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Como Citar
Matta, L. D. M. da, Santos, I. R. dos, Mendonça, S. C. da S., Carvalho, D. V. M. de, Silveira, A. P. M. da, & Silva, R. P. da. (2020). Ensino e aprendizagem de biomoléculas no ensino médio: extração de DNA e estímulo à experimentação. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 13(1), 59–73. https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.315
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Luciana Duarte Martins da Matta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências Biológicas - Universidade Federal de Pernambuco - Brasil. Professora associada - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil. 

Isabelle Revoredo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil. 

Stephanny Clarissy da Silva Mendonça, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Ecologia -  Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil.

Diego Vinícius Medeiros de Carvalho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil.

Ana Paula Melo da Silveira, Univiversidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduanda em Ecologia  - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil.

Roseane Pereira da Silva, Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcante. Rio Grande do Norte

Mestra em Ciências da Saúde - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, RN - Brasil. Professora de Biologia  - da Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcante. Natal, RN - Brasil.

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