Entre salvação e perdição a sexualidade do “bom cristão”!

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Luciane de Assunção Rodrigues
Sílvia Nogueira Chaves

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que investiga a produção de sexualidade em uma escola confessional. Para dar visibilidade à sexualidade foram criados personagens que movimentam a análise dos materiais empíricos que são feitas à luz das teorizações de Michel Foucault acerca da produção de subjetividades do dito “bom cristão”, do dispositivo da sexualidade e das relações de poder-saber. Selecionamos os personagens Escola Esquizofrênica, Capela e Currículo que ocuparam o divã e descreveram a sexualidade em modos de confissão entre a obediência, resistência e transgressão. A questão de investigação é: Como opera o dispositivo da sexualidade na escola confessional!? Os resultados apontam para discursos matizados de moralização, investindo na regulação da vida em conformidade com os princípios dogmáticos da religião.


 


Palavras chave: Escolas confessionais; Sexualidade; Discurso; Resistências.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues, L. de A., & Chaves, S. N. (2021). Entre salvação e perdição: a sexualidade do “bom cristão”!. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 14(1), 356–369. Recuperado de https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/485
Seção
Dossiê Temático - Gênero, Sexualidade e Ensino de Biologia - entre práticas
Biografia do Autor

Luciane de Assunção Rodrigues, Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas - Instituto de Educação Matemática e Científica/UFPA. Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora Classe III - Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC-PA).

Sílvia Nogueira Chaves, Instituto de Educação Matemática e Científica (UFPA)

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora Titular - Universidade Federal do Pará (UFPA).    

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