Divulgação científica como currículo, um currículo para divulgação? conexões e divagações

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Bianca Tamires Silva dos Santos
Silvia Nogueira Chaves

Resumo

Este ensaio problematiza como o conceito de divulgação científica foi historicamente relacionado à educação científica e como isso instituiu um currículo para educação em ciências. Neste currículo a ciência é tomada como elemento balizador da vida e a divulgação como comunicação de resultados. Mas quando o inesperado e inédito atinge a ciência e não há respostas imediatas, a divulgação perde o sentido ou seu sentido é mais abundante? Percorremos essas questões para considerar a possibilidade de abrir brechas nos currículos saturados de verdades, imbricando-se em outros códigos que foram abandonados nas linhas duras das composições curriculares: como o sonho, a fantasia... Talvez aí a divulgação científica possa funcionar como mediadora entre esses mundos, fabricando novas conexões entre sociedade- ciência-ensino.

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Como Citar
Santos, B. T. S. dos, & Chaves, S. N. (2023). Divulgação científica como currículo, um currículo para divulgação? conexões e divagações. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 693–704. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.1079
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Bianca Tamires Silva dos Santos, Universidade Federal do Pará

Mestre em Zoologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. Doutoranda em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. 

Silvia Nogueira Chaves, Universidade Federal do Pará

Doutorado em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professor Titular  - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil.

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