Influência do sistema afetivo-emocional no aprendizado valores culturais e mitificação dos anfíbios anuros

Conteúdo do artigo principal

Raquel Fernanda Salla
Monica Jones Costa
Hylio Laganá Fernandes

Resumo

Conhecimentos populares e arquetípicos (mitos, crenças, heranças culturais) cujos valores remetem aos anuros podem influenciar o aprendizado, a aceitação e conservação destes animais. Através de entrevistas semi-estruturadas identificou-se que a imagem de “anfíbio”, e conceitos de sua importância e valorização ecológica eram compostos, essencialmente, pelas experiências vividas e pelos conhecimentos construídos desde a infância, tendo como base principal mitos e medos inconscientes. A análise dos discursos e das expressões facias em resposta a fotos demonstrou que tanto homens quanto mulheres apresentam medo em proporções semelhantes. Em conclusão, a emoção e afetividade interferem no aprendizado e preconcepções do ser humano e o arquétipo negativo criado para os anfíbios anuros mistifica-os, desmotivando o aprendizado e prejudicando a conscientização pela sua conservação.

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Como Citar
Salla, R. F., Costa, M. J., & Fernandes, H. L. (2017). Influência do sistema afetivo-emocional no aprendizado: valores culturais e mitificação dos anfíbios anuros. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 10(1), 87–105. https://doi.org/10.46667/renbio.v10i1.58
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Raquel Fernanda Salla, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Ciências Fisiológicas (UFSCar - São Carlos)

Monica Jones Costa, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Biologia - Laboratório de Fisiologia da Conservação (UFSCar Sorocaba)

Hylio Laganá Fernandes, Universidade Federal de São Carlos

Departamento de Ciências Humanas e Educação

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