Ensino de genética na educação básica baseado nas sessões tutoriais do método PBL

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Liliany Lobato Viana
Natanael Charles da Silva

Resumo

A pesquisa objetivou aplicar as sessões tutorias do método Problem Based Learning (PBL) no ensino de genética na educação básica em uma escola pública rural no município de Abaetetuba-PA. Caracterizada como qualitativa e quantitativa, foi desenvolvida em duas etapas, cada uma com dois ciclos, sendo apresentados 14 problemas (PBL’s) com níveis de dificuldade e aprofundamento diferentes. Os resultados apontam que no início dos primeiros ciclos os discentes apresentaram dificuldades, em especial na realização de atividades em grupo e formulação dos objetivos para os problemas. No entanto, a metodologia foi bem avaliada e aceita pelos participantes, os problemas foram resolvidos adequadamente, havendo contextualização e implementação de temas transversais, configurando o método PBL como uma metodologia ativa eficaz no ensino de genética.

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Como Citar
Viana, L. L. ., & Silva, N. C. da. (2022). Ensino de genética na educação básica baseado nas sessões tutoriais do método PBL. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(1), 239–259. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i1.684
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Liliany Lobato Viana, Secretaria de Educação do Estado do Pará

Mestrado em Ensino de Biologia - Universidade Federal do Pará (UFPA). Belém, PA - Brasil. Professora pela Secretaria de Educação do Estado do Pará, Abaetetuba, PA, Brasil

Natanael Charles da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Mestre em Ensino de Biologia; Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal, RN, Brasil. Professor - Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Abaetetuba. Belém, PA - Brasil. 

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