A temática étnico-racial na comunidade discursiva de Ciências e Biologia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo objetiva compreender que normas e padrões sobre questões étnico-raciais vêm sendo produzidos no âmbito da comunidade discursiva de ensino de Ciências e Biologia. Entende-se que tal comunidade é formada por professores/as e pesquisadores/as interessados na produção curricular dessas disciplinas. Metodologicamente, levantou-se trabalhos dos anais dos Encontros Nacionais de Ensino de Biologia, entre 2016 e 2021, uma vez que tais eventos reúnem membros dessa comunidade. Os resultados apontam uma busca por afastamento de perspectivas que justificaram “cientificamente” o racismo. A Lei 10.639/2003 aparece associada aos conhecimentos científicos na produção dessas disciplinas, tanto na formação docente quanto na educação básica, transformando suas finalidades de ensino. Os/as docentes “desejáveis” são aqueles que buscam superar a fragmentação curricular, questionando as “verdades” científicas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
BERNARDINO-COSTA, J.; GROSFOGUEL, R. Decolonialidade e perspectiva negra. Dossiê: Decolonialidade e perspectiva negra. Revista Sociedade e Estado, v. 31, n.1, jan./abr. 2016.
BOLSANELLO, M. A. Darwinismo social, eugenia e racismo “científico”: sua repercussão na sociedade e na educação brasileiras. Educar, n. 12, p. 153-165. 1996.
BRASIL. Parecer CNE/CP n.º 3, de 10 de março de 2004. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, 2004.
COSTA, H. H. C.; LOPES, A. C. A comunidade disciplinar em Goodson: impasses em um registro pós-estrutural. Revista Brasileira de Educação, v. 21, n. 67, p. 1009-1032, out./dez. 2016.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
FERREIRA, M. S.; GOMES, M. M. Currículo de Ciências: a alquimia das disciplinas escolares e a produção da autonomia docente. Roteiro, v. 46, p. e23827, 2020.
GOMES, N. L. Educação e Identidade Negra. Aletria, p. 38-47, 2002.
GOMES, N. L. Intelectuais negros e produção do conhecimento: algumas reflexões sobre a realidade brasileira. In: SANTOS, B. de S. & MENESES, M. P. Epistemologias do Sul. Coimbra: Edições Almeida, 2009.
GOODSON, I. F. A construção social do currículo. Lisboa: Educa, 1997.
GOODSON, I. F. Currículo: teoria e história. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.
JAEHN, L.; FERREIRA, M. S. Perspectivas para uma História do Currículo: as contribuições de Ivor Goodson e Thomas Popkewitz. Currículo sem Fronteiras, v. 12, n. 3, p. 256-272, set./dez., 2012.
KILOMBA, G. Memórias da plantação. Rio de Janeiro: Cobogó, 2020.
MARSICO, J.; FERREIRA, M. S. História do currículo do presente: investigando processos alquímicos no ensino de ciências para a educação de jovens e adultos no Brasil. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 22, n. 4, p. 837-855, 2020. DOI: 10.20396/etd.v22i4.8660143. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8660143 . Acesso em: 23 set. 2021.
POPKEWITZ, Thomas S. Lutando em defesa da alma: a política do ensino e a construção do professor. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 158
POPKEWITZ, Thomas S. Curriculum history, schooling and the history of the present. History of Education, v. 40, n. 1, jan., p. 1-19, 2010.
POPKEWITZ, Thomas S. História do currículo, regulação social e poder. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org.). O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p. 173210.
POPKEWITZ, Thomas S. Estudos curriculares, história do currículo e teoria curricular: a razão da razão. Em Aberto, v. 33, n. 107, jan./abr., p. 47-65, 2020.
POPKEWITZ, T. S.; LIMA, A. L. G.; GIL, N. de L. Sistemas de pensamento na educação e políticas de inclusão (e exclusão) escolar: entrevista com Thomas S. Popkewitz. Educ. Pesqui. v.42, n. 4, São Paulo out./dez. 2016, 1127-1151.
SANTOS, T. V. Entre potes, alfinetes, lâminas e currículos: espaços de confinamento dos animais na disciplina escolar Biologia. 171f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 2021.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
SOUZA, B. C. M. C.; AYRES, A. C. M. Questões étnico-raciais no ensino de Ciências: um panorama dos trabalhos publicados em eventos e revistas da área. In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE ENSINO DE BIOLOGIA. ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA / I ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA – NORTE, 7., 2018. Anais... Belém, PA: IEMCI, UFPA, 2018.
VERRANGIA, D. A formação de professores de ciências e biologia e os conhecimentos tradicionais de matriz africana e afro-brasileira. Magis. Revista Internacional de Investigación En Educación, v. 6, n. 12, p. 105-117, jul./dic. 2013.
VERRANGIA, D.; SILVA, P. B. G. Cidadania, relações étnico-raciais e educação: desafios e potencialidades do ensino de Ciências. Educação e Pesquisa, v. 36, n. 3, p. 705-718, set./dez. 2010.
VOSGERAU, D. S. R.; ROMANOWSKI, J. P. Estudo de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.