Currículo de Biologia como território de disputas análise de currículos estaduais cearenses após os anos 1990

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Diego Rodrigues
Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro

Resumo

O objetivo deste trabalho é compreender as mudanças nas finalidades, conhecimentos e abordagens recomendadas para a disciplina Biologia no Ceará entre 1992 e 2023. Por meio de uma pesquisa qualitativa e documental, mediada pela Análise Textual Discursiva, foram analisados quatro currículos estaduais oficiais. As propostas curriculares valorizaram a formação crítica, junto a conteúdos ecológicos, desde os anos 1990. Após os anos 2000, os conteúdos sobre Biotecnologia e Engenharia Genética ganharam maior status. Como atos de resistência dos sujeitos envolvidos na produção curricular, há a defesa de conflitos ambientais locais e a menção sobre sexualidade e gênero. Entretanto, a pesquisa conclui que o currículo atual impacta a oferta e a carga horária semanal da Biologia, ameaçando, portanto, a estabilidade dessa disciplina.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues, D., & Carneiro, C. C. B. e S. (2023). Currículo de Biologia como território de disputas: análise de currículos estaduais cearenses após os anos 1990. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 532–556. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.982
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Diego Rodrigues, Universidade Estadual do Ceará

Doutor em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. Professor adjunto  - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Fortaleza, CE -  BRasil

Claudia Christina Bravo e Sá Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação - Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. Pós-doutora em Educação - Universidade de Brasília (UnB). Brasília, DF - Brasil. Professora colaboradora - Universidade Federal do Ceará (UFC). Fortaleza, CE - Brasil. 

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