A pandemia de COVID-19 como temática curricular atividades não presenciais de uma rede de ensino analisadas pela perspectiva CTS e da educação em desastres

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Luiza Souza dos Santos
Diógenes Valdanha Neto

Resumo

Realizou-se um estudo qualitativo em uma rede municipal de ensino para compreender como a pandemia de COVID-19 foi abordada no currículo das séries finais do Ensino Fundamental no ano de 2020.  A análise de conteúdo, de um total de 28329 atividades não presenciais, revelou que apenas 2,44% delas dialogavam com a pandemia. Constatou-se que 91% dessas atividades foram desenvolvidas sob a perspectiva da convivência com o risco de desastre, enquanto 1,5% delas nutriam uma atitude de questionamento. A literatura da educação CTS permitiu reconhecer que predominaram abordagens da promoção de “percepções” sobre a pandemia, também evidenciando certo esvaziamento das intencionalidades de “questionamentos” sobre interrelações CTS. São apontados caminhos para uma abordagem sociocientífica dessa temática nos currículos de ciências e biologia.

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Como Citar
Santos, L. S. dos, & Valdanha Neto, D. (2023). A pandemia de COVID-19 como temática curricular: atividades não presenciais de uma rede de ensino analisadas pela perspectiva CTS e da educação em desastres. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 777–799. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.995
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Luiza Souza dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Licenciada em Ciências Biológicas - Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) Uberaba, MG -Brasil. Mestranda em Educação em Ciências e Matemática – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Uberaba, MG - Brasil.

 

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Estadual de Campinas

Doutor em Educação - Universidade de São Paulo (USP). São Paulo, SP - Brasil. Professor da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil.

 

 

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