The discipline Sex Education in the curriculum of the degree course in Biological Sciences of the Regional University of Cariri – URCA implications for initial teacher training
Main Article Content
Abstract
The objective of this study is to analyze how the discipline of Sexual Education is presented in the curriculum of the undergraduate course in Biological Sciences at the Regional University of Cariri (URCA) and its implications for initial teacher training. The research is qualitative and exploratory, given the analytical process woven from interviews conducted with a structured focus group of students of the Supervised Curricular Internship discipline. The data were analyzed based on Bardin's categorical thematic content analysis. These reveal a low number of curricular actions focused on Sexual Education in the initial training of teachers. It is concluded that it is urgent to expand actions in the curriculum that strengthen inclusive training in view of the demands on Sexual Education in the training of Science and Biology teachers.
Downloads
Article Details
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
ABDO, Carmita. Sexo no cotidiano: Atração, sedução, encontro, intimidade. São Paulo: Contexto, 2021.
ANDRÉ, Marli. O que é um estudo de caso qualitativo em educacão? Revista da FAEEBA -Educação e Contemporaneidade. Salvador. v. 22, n. 40, p. 95-103, 2013. Disponível em: https://www.nelsonreyes.com.br/Marli%20Andr%C3%A9.pdf . Acesso em: 10 de out. 2023.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução: Luís Antero Reto e Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BARTASEVICIUS, Daniela Maria Manna; MIRANDA, Meiri Aparecida Gurgel de Campos. Formação de Professores para a Prática de Educação Sexual nas Escolas: Uma Reflexão a Partir do Pensamento Docente. Journal of Education. v. 7, n. 3, p. 156-178, 2019. DOI: https://doi.org/10.25749/sis.17824.
BENITES, Maria José de Oliveira. Educação sexual e formação docente: um estudo a partir de concepções discentes. 120f. 2006. Dissertação (mestrado em Educação) - Universidade Regional de Blumenau - FURB, Brasil. Disponível em: https://bu.furb.br//docs/TE/2006/317608_1_1.pdf. Acesso em: 15 nov. 2023.
BARBOUR, Rosaline. Grupos focais. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. Acesso em: 25 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Conselho pleno. Resolução nº 1, de 30 de maio de 2012. Estabelece Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos. Brasília. 2012. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10889-rcp001-12&category_slug=maio-2012-pdf&Itemid=30192 . Acesso em: 14 jul. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Ciências Biológicas. Resolução nº 7 de 11 março de 2002. Estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES1301.pdf . Acesso em: 25 jun. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro102.pdf . Acesso em: 03 abr. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília, 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pd f. Acesso em: 25 jun. 2023.
CEARÁ. Catálogo Unidades Curriculares Eletivas. Secretaria de Educação do Ceará. Fortaleza- CE. 2023. Disponível em: seduc.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/37/2023/03/catalogo_unidades_curriculares_eletivas_2023.pdf. Acesso em: 12 ago. 2023.
CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará. Secretaria de Educação do Ceará. Fortaleza – CE. 2021. Disponível em: dcrc_completo_v14_09_2021.pdf (seduc.ce.gov.br). Acesso em: 11 ago. 2023.
DE OLIVEIRA, Márcio; MAIO, Eliane Rose. Formação de professores para a abordagem sexual na escola. Espaço Plural. v. 13, n. 26, jan./jun., p. 45-54, 2012. ISSN 1518-4196.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Como ensinar no espaço da escola. In: FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico (org.). Educação sexual: múltiplos temas, compromisso comum. Londrina: UEL. p. 141-172, 2009. Disponível em https://maryneidefigueiro.com.br/files/uploads/976c7a39-3a57-44c1-b7e7-95b40f8e9684.pdf. Acesso em: 01 dez. 2023.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual e Política de Leiturização: uma junção promissora. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 76, n. 184, 1995. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/1188. Acesso em: 10 jul. 2023.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Educação Sexual: retomando uma proposta, um desafio. 3.ed.rev.atual. Londrina: Eduel, 2020. Livro digital. ISBN 978-65-5832-014-2.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de educadores sexuais: possibilidades e limites. 317 f. 2001. Tese (doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Marília. 2001.
FOUCAULT, Michel. História da sexualidade I: a vontade de saber. Tradução de Maria Thereza da Costa Albuquerque e J.A. Guillhon Albuquerque. 11.ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. São Paulo, SP: Autêntica. 2011.
GIBBS, Graham. Análise de dados qualitativos. Tradução: Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre, RS: Artmed. 2009.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed. São Paulo: Atlas. 2002.
GIL, A.C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6.ed. São Paulo: Atlas. 2008.
KRASILCHIK, Myriam. Prática de Ensino de Biologia. 4.ed. São Paulo: Universidade de São Paulo. 2005.
LIMA, Luiz Gustavo Silva Crispim de. O ensino de educação sexual e a sexualidade na percepção dos futuros docentes de ciências. Repositório da UFC. 2020.
LIMA, Renata Epaminondas, SOUZA, Thais de Oliveira de. A Educação sexual na formação docente em Ciências Biológicas. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CONEDU) – CONEDU EM CASA, 7., 2021. Anais [...] Campina Grande: Realiza Editora, 2021. Disponível em: TRABALHO_EV150_MD1_SA107_ID257_12072021091823.pdf (editorarealize.com.br). Acesso em: 10 ago. de 2023.
NASCIMENTO, Aldeberon Vieira do. Sexualidade na escola: a importância da temática numa perspectiva de ensino e aprendizagem. Curitiba: Appris. 2023.
OLIVEIRA, Josiane da Luz; SANTANA, Clara Gomes de, PINHO, Maria José Souza. Ensino de Biologia e Educação em Sexualidade. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), ed. 08, v. 1, n. 1, 2021. Recuperado de: https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13157. Acesso em: 10 jun. 2023.
PRODANOV, Cleber Cristiano. e FREITAS, Ernani Cesar De. Metodologia Científica: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2.ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013. ISBN: 978-85-7717-158-3.
RIBEIRO, Pedro Neto Clares. Educação sexual: aspectos históricos, dilemas e perspectivas. Rio de Janeiro, RJ. Autografia. 2020.
Riza, Juliana Lapa. A sexualidade no cenário do ensino superior: um estudo sobre a disciplinas nos cursos de graduação das universidades federais brasileiras. 2015. 219 f. Tese (doutorado em Educação Ambiental) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015.
ROSSAROLLA, Juliana Negrello; SILVA, Paulo Severino; MENDONÇA, João Guilherme Rodrigues, TELLES, Lívia Catarina Matoso dos Santos. A formação de educadores sexuais na licenciatura em ciências biológicas do Ifro – campus Colorado do Oeste/RO. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação. v. 13, n. 1, p. 175-189. jan./mar., 2018. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/11153. Acesso em: nov. 2023.
SILVA, Rayanne Barroso. A história do Grupo de Estudo, Pesquisa e Ensino de Sexualidade (GEPESEX): a sexualidade no Curso de Ciências Biológicas da UFC. Repositório da UFC. 2020.
SILVA, Ricardo de Castro e. A formação de Educador. In: RIBEIRO, Marcos (org.) O prazer e o pensar: orientação sexual para educadores e profissionais da saúde. São Paulo: Gnete – Cores. p. 87-93, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e a Formação Profissional. 11.ed. Petrópolis, RJ.: Vozes. 2010.
VARELA, Cristina Monteggia; RIBEIRO, Paula Regina Costa. Educação para a sexualidade: a constituição de um campo conceitual. In: VARELA, Cristina Monteggia; MAGALHÃES, Joanalira Corpes, (org.). Debates contemporâneos sobre Educação para a sexualidade. Rio Grande. ed. FURG, 284 p., 2017.
VITOR, Matheus, MAISTRO, Virgínia Iara de Andrade, ZÔMPERO, Andréia de Freitas. Educação para a Sexualidade e formação inicial docente: uma investigação nos currículos de licenciatura em ciências biológicas. Investigações Em Ensino De Ciências. v. 25, n. 1, p. 282–305, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n1p282. Acesso em: 28 nov. 2023.
XAVIER FILHA, Constantina. Educação para a(s) Sexualidade(s): carregar água na peneira? Revista Diversidade e Educação. v. 5, n. 2, p. 16-39, jul./dez, 2017. Doi: 10.14295/de.v5i2.7865