Teaching knowledge in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID) a look at the Biology subproject

Main Article Content

Ana Luiza Zappe Desordi Flores
Alana da Cruz Bueno
Cadidja Coutinho

Abstract

Este estudo teve como objetivo investigar quais saberes docentes emergem dos relatos produzidos por um grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID Biologia e suas interfaces com a formação docente. Para isso, foi analisada uma amostra de 12 reportagens, utilizando 5 etapas metodológicas (Organização do material, Categorização, Contextualização, Interpretação e Conclusão), utilizando o software WEBQDA, do ponto de vista do conhecimento docente de Maurice Tardif. Os resultados mostram o predomínio dos saberes Vivenciais, que tratam das experiências práticas, somados aos saberes da Formação Profissional, representados pelas metodologias e técnicas de ensino. Além disso, os dados revelam o potencial formativo do PIBID na construção de profissionais docentes e nas aproximações entre Universidade e escola.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Flores, A. L. Z. D., Bueno, A. da C., & Coutinho, C. (2024). Teaching knowledge in the Institutional Scholarship Program for Initiation to Teaching (PIBID): a look at the Biology subproject. SBEnBio Biology Teaching Journal, 17(nesp.1), 428–448. https://doi.org/10.46667/renbio.v17inesp.1.1462
Section
Dossiê Temático: PIBID e Residência Pedagógica: as disciplinas Ciências e Biologia na relação entre escola e universidade
Author Biographies

Ana Luiza Zappe Desordi Flores, Federal University of Santa Maria

Master in Science and Mathematics Teaching - Franciscan University (UFN). Santa Maria, RS - Brazil. PhD student in Science Education. Federal University of Santa Maria RS (UFSM). Santa Maria, RS - Brazil.

Alana da Cruz Bueno, Federal University of Santa Maria

PhD student in Education at the Federal University of Santa Maria. Santa Maria, RS - Brazil.

Cadidja Coutinho, Federal University of Santa Maria

PhD in Science Education - Federal University of Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brazil. Adjunct Professor - Federal University of Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brazil.

References

ALCANTARA, Yanne Clara Lins de; SANTOS JUNIOR, João Bispo dos; SILVA, Jisele da; SANTANA, Eloyza dos Santos; CAVALCANTE, Michelle Nunes da Silva; LIMA FILHO, Adalberon Moreira de. Desafios na criação de um vídeo sobre infecções sexualmente transmissíveis. Diversitas Journal, v. 7, n. 2, 2022. Disponível em: https://diversitasjournal.com.br/diversitas_journal/article/view/2168 . Acesso em: 24 mai. 2024.

BAPTISTA, Geilsa Costa Santos. A importância da reflexão sobre a prática de ensino para a formação docente inicial em Ciências Biológicas. Revista Ensaio - Pesquisa em Educação de Ciências, v. 5, n. 2, p.4-12. 2003. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1295/129517970002.pdf . Acesso em: 21 mai. 2024.

BERTOLDI, Anderson. Alfabetização científica versus letramento científico: um problema de denominação ou uma diferença conceitual? Revista Brasileira de Educação, n. 25. 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/zWmkbLPy9cwKRh9pvFfryJb/# . Acesso em: 17 mai. 2024.

BRASIL, Ministério da Educação. PORTARIA NORMATIVA Nº 38, DE 12 DE DEZEMBRO DE 2007 Dispõe sobre o Programa de Bolsa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de abril de 2007.

CAVALCANTE, Bruno Rafael Da Silva; SILVA, Aleff Dayvson da; NETO, Ana Lucia Gomes Cavalcanti; CÂMARA, Daniel Pereira. Analisando o projeto político pedagógico: uma forma de enriquecer a experiência no PIBID. Anais do IX ENALIC. Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/104132 . Acesso em: 25 mai. 2024.

COSTA, António. Análise de Conteúdo suportada por software. Aveiro, Portugal: Ludomedia, 2018.

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; ROCHA, Cláudio César Torquato. PIBID: uma política de formação docente inovadora? Revista Cocar, v. 6, n.11, p. 41-49, 2012. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/212 . Acesso em: 21 mai. 2024.

FERNANDEZ, Thaís Almeida Cardozo; BONTEMPO, Gínia Cezar; GOMES, Inácio José de Melo Teles e; ARAÚJO, João Marcos de; TAVARES, Mara Garcia. A identidade dos futuros professores de Ciências e Biologia: a licenciatura (ainda) desprestigiada. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), 9., 2013. Atas do IX...p. 1233-1241. Disponível em: https://abrapec.com/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R1233-1.pdf . Acesso em: 21 mai. 2024.

FIGUEIREDO, Roniel Santos; SOUZA, Marcos Lopes de; BARBOSA, Ana Angélica Leal. Gênero e sexualidade na escola: uma experiência com o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 12, n. 2, p. 168-187, 2019. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/250 . Acesso em: 24 mai. 2024.

GADAMER, Hans-Georg. Hermenêutica em retrospectiva. 2.ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2002.

GARIGLIO, José. Ângelo. O papel da formação inicial no processo de constituição da identidade profissional de professores de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 32, n. 2-4, p. 11 -28, dez. 2010.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi; KLAUS, Viviane; PEREIRA, Ana Paula Marques. Pesquisa documental histórica e pesquisa bibliográfica: focos de estudo e percursos metodológicos . Pro-Posições, Campinas-SP, v. 33, p. e20200141, 2022.

HURD, Paul. Dehart. Scientific literacy: new minds for a changing world. Science education, United States, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/%28SICI%291098-237X%28199806%2982%3A3%3C407%3A%3AAID-SCE6%3E3.0.CO%3B2-G . Acesso em: 17 mai. 2024.

LEAL, Álida Angélica Alves. Uma cartografia social das escolas e de seu entorno: experiências do PIBID UFMG/2018. Anais VII ENALIC. Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/52657 . Acesso em: 22 mai. 2024

LIMA JUNIOR, Eduardo Brandão; OLIVEIRA, Guilherme Saramago de; SANTOS, Adriana Cristina Omena dos; SCHNEKENBERG, Guilherme Fernando. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da Fucamp, Campinas, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021.

LOGUERCIO, Rochele de Quadros; DEL PINO, José Claudio. Os discursos produtores da identidade docente. Revista Ciência e Educação, v. 9, n. 1. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/mG8C495dR4BGbrWHGzT5gGb/?lang=pt# . Acesso em: 21 mai. 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Técnicas que fazem uso da palavra, do olhar e da empatia: pesquisa qualitativa em ação. Hucitec Editora, 2019.

MOREIRA, Maria Daiane Lopes; FREITAS, Herikson Araújo de. Abordagem de questões sociocientíficas no ensino de biologia como mecanismo de fortalecimento do protagonismo juvenil. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v.16, nesp.1, p. 800-820. 2023. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/996/385 . Acesso em: 24 mai. 2024.

NÓVOA, António. Escolas e professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/ IAT, 2022.

PAIVA, Erick Henrique Siqueira; SILVA, Evilyn Paula Rocha da; SOARES, Zilene Moreira Pereira; MENDES, Michel. Residência pedagógica: percepção das preceptoras acerca da educação em sexualidade e gênero. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 76-96, 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/557 . Acesso em: 24 mai. 2024

RAUSCH, Rita Buzzi; FRANTZ, Matheus Jürgen. Contribuições do PIBID à formação inicial de professores na compreensão de licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, Fundação Universidade Regional de Blumenau, v. 8, n. 2, p. 620-641, 2013.

SÁ, Sonia Regina Alves Nogueira de; CARDOSO, Fernanda Serpa; MOTTA, Ellen Serri da; YAMASAKI, Alice Akemi. Jogo? Aula? “Jogo-aula”: Uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo. REnBio - Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 11, n. 2, p. 05-19, 2018. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/93/30 . Acesso em: 24 mai. 2024.

SANTOS, Lorene; SANTOS, Andreia. A opção pela docência e os aprendizados da prática profissional: percursos formativos de estudantes participantes do PIBID em Minas Gerais. Educação em Foco, Belo Horizonte, n. 28, p. 211-239, 2016. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/1860/983 . Acesso em: 21 mai. 2024.

SANTOS, Marcia Zschornack Marlow; SOARES, Briseidy Marchesan; SCHEID, Neusa Maria Jonh. O PIBID e a Formação de Professores de Ciências Biológicas da URI, Santo Ângelo, Brasil. Revista Interacções, v. 11, n. 39, 2016. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8729 . Acesso em: 21 mai. 2024.

SANTOS, Wesley Henrique Medeiros; SILVA, Lívia Rodrigues da; CORREIA, Thálvyla Ellen Duarte; OLIVEIRA; Larissa Kênia Silva; BARBOSA, Monaliza Silva Amorim; LUNA, Karla Patricia de Oliveira. O PIBID na construção de saberes e práticas docentes em ciências e biologia: um relato de experiência. REnBio-Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, n. 1, p. 466-486, 2021. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/302/189 . Acesso em: 24 mai. 2024.

SILVA, Alexsandro Alberto; ARAÚJO, Monica Lopes Folena. Percepção de professores coordenadores de área e supervisores sobre ações e contribuições do Pibid Biologia em seu processo formativo. Revista Ciência e Educação, n. 27, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/YngRBsq3LHBFxbCFcXVB9Yd/# . Acesso em: 21 mai. 2024.

SILVA, Maíra Batistoni; SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica e domínios do conhecimento científico: proposições para uma perspectiva formativa comprometida com a transformação social. Ensaio: Pesquisa em Ciências, v. 23. 2021.

SILVA, Sandro; GONÇALVES, Mariana Dicheti; PINIÁGUA, Edson Romário Monteiro. A importância do PIBID para formação docente. ENCONTRO MISSIONEIRO DE ESTUDOS INTERDISCIPLINARES EM CULTURA, 3., 2017. Anais do... Santo Ângelo, v.3, 2017.

SILVEIRA, Helder Eterno da. Mas, afinal: o que é iniciação à docência? Atos de Pesquisa em Educação, v. 10, n. 2, 2015. Disponível em: https://ojsrevista.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/view/4704 . Acesso em: 24 mai. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, e. 14, 2014.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. São Paulo: Vozes, ed. 9, 2014.

TEIXEIRA, Beatriz Mota; LIMA, João Paulo Mendonça. PIBID/Química da Universidade Federal de Sergipe campus Professor Alberto Carvalho como espaço para construção de saberes docentes. Kiri-Kerê - Pesquisa em Ensino, Universidade Federal do Espírito Santo, v. 2, n. 5, p. 102-121, 2020.

TONELLI, Gabriel Agostini; OLIVEIRA, André Luís de. Identidades docentes no contexto do Pibid em Biologia. Revista Ciência e Educação, v. 27, 2021.

VIEIRA, Cleonilde do Socorro da Silva. Educação Ambiental: contribuições do PIBID em uma escola da rede municipal de educação em Toméaçu/Pará. 2024. 24 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização de Gestão em Recursos Naturais, A Universidade Federal Rural da Amazônia, Tomé-Açu/Pará, 2024. Disponível em: http://bdta.ufra.edu.br/jspui/handle/123456789/3580 . Acesso em: 20 mai. 2024.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.