BETWEEN EXISTENCES AND RESISTANCES: SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING IN THE FACE OF GAÚCHO CONTRADICTIONS IN THE ANTHROPOCENE SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING IN THE FACE OF GAÚCHO CONTRADICTIONS IN THE ANTHROPOCENE

Main Article Content

Camilo Silva Costa
Tamara Rossato Piovesan
Kélli Renata Corrêa de Mattos
Michele de Souza Fanfa
Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto

Abstract

The Anthropocene marks the possibility of a new geological era defined by human action as a force of environmental transformation. Terms such as Capitalocene and Chthulucene expand this debate by questioning dynamics of power, capital, and interdependence among species. In the context of Rio Grande do Sul, a contradiction stands out between the discourse of progress tied to agribusiness and the environmental impacts evidenced by extreme events. This work is based on a theoretical essay, a text that adopts a logical-reflective exposition and allows critical interpretations of naturalized practices and discourses. Thus, it reflects on the socio-environmental dynamics of the Anthropocene in the Gaúcho context, articulating its implications with the teaching of Science and Biology and proposing possible paths for an education committed to other ways of living, teaching, and existing. The aim is to contribute to the strengthening of approaches that challenge hegemonic narratives and mobilize teaching as a space of resistance and transformation in the Anthropocenic context.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Silva Costa, C., Rossato Piovesan, T., Renata Corrêa de Mattos, K., de Souza Fanfa, M., & Caldeira Brant de Tolentino Neto, L. (2025). BETWEEN EXISTENCES AND RESISTANCES: SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING IN THE FACE OF GAÚCHO CONTRADICTIONS IN THE ANTHROPOCENE: SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING IN THE FACE OF GAÚCHO CONTRADICTIONS IN THE ANTHROPOCENE. SBEnBio Biology Teaching Journal, 18(nesp.1), 223–243. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2022
Section
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Author Biographies

Camilo Silva Costa, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, doutorando do Programa de Pós Graduação Educação em Ciências (PPgECi) também pela UFSM. Integrante do grupo IDEIA - Educação em Ciências (UFSM) e PopScience - Divulgar e Popularizar a Ciência (UFSM). Possui experiência na área da Divulgação Científica, Espaços Não Formais de educação, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) e formação inicial de professores. 

Tamara Rossato Piovesan, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharel pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e doutoranda no Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências (PPgECi) pela mesma instituição. Atualmente faz parte do grupo de pesquisa IDEIA - Educação em Ciências da UFSM e realiza atividades de ensino e extensão no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (CAPPA/UFSM). Possui experiência na área de ensino de Ciências, ensino de Paleontologia, Divulgação Científica e percepção pública da ciência.

Kélli Renata Corrêa de Mattos, Universidade Federal de Santa Maria

Professora de Ciências na Rede Estadual de Santa Catarina e Doutoranda em Educação em Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPgECi), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 2021. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo (2018). Atuou como professora de Ciências - anos finais (2021). Participou do Programa Institucional de Bolsa a Iniciação à Docência - PIBID (2015), foi bolsista PRO-ICT/UFFS (2016), voluntária do Programa de Educação Tutorial - PET (2017), bolsista CNPq (2017), bolsista PROBITI/FAPERGS (2018), bolsista CAPES - mestrado (2019) e bolsista CAPES - doutorado (2021). Desenvolveu ao longo da graduação pesquisas relacionadas ao Livro Didático e ao Pensamento Crítico em Ciências. Atualmente participa do Grupo IDEIA- Educação em Ciências e desenvolve pesquisas relacionadas a Políticas Educacionais, Currículo e Ensino de Ciências. Ademais, possui interesse nos seguintes temas: Ciclo de Políticas, Governança, Análise de Redes e Parcerias Público-Privadas.

Michele de Souza Fanfa, Universidade Federal de Santa Maria

Sou doutoranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com bolsa CAPES, e é por aqui que venho caminhando entre os temas da divulgação científica no ensino de ciências, com ênfase na percepção de professores em formação inicial, sob a ótica da pedagogia freiriana. Fiz o mestrado em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde explorei os Espaços de Educação Não Formal e a Produção de Saberes na Formação de Professores. Sou graduada em Ciências Biológicas pela UFSM e registrada no Conselho Regional de Biologia 3 Região (CRBio). Atualmente, faço parte do Grupo de Estudos IDEIA, Educação em Ciência (CNPq) da UFSM e do Grupo de Pesquisa em Ensino e Educação em Ciências RICA da UFRGS. Minha trajetória de pesquisa reflete as experiências e inquietações adquiridas como Educadora Ambiental no Aquário de Ubatuba e como Monitora Ambiental do Projeto Tamar, ambos em Ubatuba (SP).

Luiz Caldeira Brant de Tolentino Neto, Universidade Federal de Santa Maria

Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq (PQ-2). É professor do Departamento de Metodologia do Ensino do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (MEN- CE/UFSM) desde fev/2010. Professor visitante no American Museum of Natural History em Nova Iorque/EUA em 2024, com bolsa PVE CAPES-PrInt. Coordenador de Ciência do MACT/UFSM - Museu Arte Ciência Tecnologia. Doutor e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da USP, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas (IBUSP). Lidera, desde 2011, o Grupo de Pesquisa IDEIA - Educação em Ciências (www.ufsm.br/ideia).Associado e membro do conselho da SBEnBio (Associação Brasileira de Ensino de Biologia - Regional Sul). Coordena, desde 2021, a aplicação do ROSES (Relevance of Science Education) no Rio Grande do Sul (Financiamento FAPERGS) - Coordenou, entre 2019 e 2021, o projeto Ensino de Ciências aliado à STEM Education e ao ensino por investigação (Financiamento MCTIC/CNPq) - Coordenou o Observatório da Educação 2011-2014 "Desempenho Escolar Inclusivo na Perspectiva Multidisciplinar" (Financiamento CAPES) - Equipe de coordenação, entre 2012 e 2020, do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências/UFSM - mestrado e doutorado - Orienta trabalhos nas áreas de políticas públicas, avaliações educacionais e em larga escala (PNLD, PISA e ROSE), accountability, trabalho no contemporâneo e formação de professores, educação fora da escola e divulgação científica - lecionou, entre 1995 e 2009, no Ensino Superior e na Educação Básica na Rede Estadual de SP e no Colégio Santa Cruz em São Paulo/SP.

References

APPLE, Michael Whitman. Para além da lógica do mercado: compreendendo e opondo-se ao neoliberalismo. Rio de Janeiro: Dp&A Editora, 2005.

ARTAXO, Paulo. Uma nova era geológica em nosso planeta: o Antropoceno? Revista Usp, São Paulo, n. 103, p. 13-24, 2014. Disponível em: https://revistas.usp.br/revusp/article/view/99279 Acesso em: 25 jun 2025.

BELINASO, Leandro; RIPOLL, Daniela. Ensino de Ciências e Biologia: amores estranhos, não humanos, conversas & alianças com as plantas e outras formas de narrar a vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, p. e133867, 2023. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/DcHB4SNFfCqWRmLN5k988SP/. Acesso em: 23 jun 2025.

BERTUSSI, Adelar. O destino da natureza. Intérprete: Os Bertussi. Rio de Janeiro, Gravadora: Copacabana, 1975. Streaming de áudio. Disponível em: https://www.letras.mus.br/os-bertussi/o-destino-da-natureza/. Acesso em: 25 jul. 2025.

BRASIL. Projeto de Lei n. 2.159, de 18 de maio de 2021. Dispõe sobre o licenciamento ambiental; regulamenta o inciso IV do § 1º do art. 225 da Constituição Federal; altera as Leis n. 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, e 9.985, de 18 de julho de 2000; revoga dispositivo da Lei n. 7.661, de 16 de maio de 1988; e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados e Senado Federal, 2021–2025. Aprovado pelo Senado Federal em 21 de julho de 2025.

CAMARGO, Gilson. Justiça condena escola que demitiu professor por crítica ao desperdício de água em Uruguaiana. Extra Classe, 1 set. 2022. Disponível em: <https://www.extraclasse.org.br/educacao/2022/09/justica-condena-escola-que-demitiu-professor-por-critica-ao-desperdicio-de-agua-em-uruguaiana/>. Acesso em: 20 ago. 2025.

CERQUEIRA, Eder da Silva. Agronegócio x desenvolvimento: espaços estratégicos do agronegócio no estado do Tocantins e o Índice de Desenvolvimento Humano. Produção acadêmica, v. 2, n. 1, p. 05-32, 2016.

DAROIT, Guilherme. 29 de outubro de 1985: trabalhadores chegam à Fazenda Annoni, primeira ocupação do MST. Democracia e Mundo do Trabalho em Debate. 29 de outubro de 2024. Seção: O trabalho na história. Disponível em: https://www.dmtemdebate.com.br/29-de-outubro-de-1985-trabalhadores-chegam-a-fazenda-annoni-primeira-ocupacao-do-mst/. Acesso em: 20 de jun, 2025.

FANFA, Michele de Souza; COSTA, Camilo Silva; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. OS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DA DESINFORMAÇÃO: O CASO DAS ENCHENTES NO RIO GRANDE DO SUL. Revista UNINTER de Comunicação, v. 12, n. 21, p. 48–69, 2025. Disponível em: https://www.revistasuninter.com/revistacomunicacao/index.php/revista/article/view/983. Acesso em: 9 jul. 2025.

FLORES, Moacyr. Negros na Revolução Farroupilha: traição em Porongos e farsa em Ponche Verde. Porto Alegre: EST Edições, 2004.

FRAGA, César. Professor sofre ameaças em Pelotas por relacionar carne, arroz e efeito estufa, Extra Classe, 26 de abril de 2022. Disponível em: <https://www.extraclasse.org.br/educacao/2022/04/professor-sofre-ameacas-em-pelotas-por-relacionar-carne-arroz-e-efeito-estufa/>. Acesso em 20 ago. 2025.

GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL. Programa Agrofamília. Lançamento em 25 de julho de 2024. Porto Alegre: Secretaria de Desenvolvimento Rural, 2024. Disponível em: https://estado.rs.gov.br/estado-lanca-programa-agrofamilia-com-investimento-de-mais-de-r-200-milhoes. Acesso em: 16 de jun. de 2025.

GUILHOTO, Joaquim José Martins; SILVEIRA, Fernando Gaiger; AZZONI, Carlos Roberto; ICHIHARA, Silvio Massoru. Agricultura familiar na economia: Brasil e Rio Grande do Sul. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005. 44 p. (Estudos NEAD; n. 9). Disponível em: https://www.ispsn.org/sites/default/files/documentos-virtuais/pdf/agricutura_familiar_na_economia_-_brasil_e_rio_grande_do_sul.pdf. Acesso em: 25 jul. 2025.

HARAWAY, Donna. Anthropocene, capitalocene, plantationocene, chthulucene: making kin. Environmental humanities, v. 6, n. 1, p. 159-165, 2015.

HARAWAY, Donna; MOORE, Jason. Antropoceno ou Capitaloceno?. São Paulo: Elefante, 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Agro 2017: população ocupada nos estabelecimentos agropecuários cai 8,8%. Rio de Janeiro: IBGE, 25 out. 2019. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/25789-censo-agro-2017-populacao-ocupada-nos-estabelecimentos-agropecuarios-cai-8-8. Acesso em: 24 jul. 2025.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Segurança alimentar nos domicílios brasileiros volta a crescer em 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 25 abr. 2024. Atualizado em: 27 nov. 2024. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/39838-seguranca-alimentar-nos-domicilios-brasileiros-volta-a-crescer-em-2023. Acesso em: 24 jul. 2025.

MITIDIERO JUNIOR, Marco Antonio; GOLDFARB, Yamila. O agro não é tech, o agro não é pop e muito menos tudo. Friedrich-Ebert-Stiftung, Brasil, 2021.

MITCHELL, R.L.; RUSSEL, W.J. Root development and rooting patterns of soybeans (Glycine max (L.) Merrill) evaluated under field conditions. Agronomy

Journal, Madison, v.63, p.313-316, 1971.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. Pesquisa e organização: Rita Carelli. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LATOUR, Bruno. Cogitamus: seis cartas sobre as humanidades científicas. São Paulo: Editora 34, 2016.

LATOUR, Bruno. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no antropoceno. São Paulo: Editora Ubu, 2020.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Editora 34, 1994.

LATOUR, Bruno. Onde estou? Lições do confinamento para uso dos terrestres. São Paulo: Bazar do Tempo, 2021.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.

LIMA, Tatiane do Nascimento; INSAURALDE, Eder de Arruda. Ensino de ecologia no antropoceno: perspectivas de conexão do aluno com o ambiente natural. Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade, v. 12, n. 31, p. 431-450, 2025.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Educação ambiental crítica: contribuições e desafios. Conceitos e práticas em educação ambiental na escola, v. 65, 2007.

MAPBIOMAS. Relatório anual de desmatamento. São Paulo: MapBiomas, 2023. Disponível em: https://mapbiomas.org. Acesso em: 1 jul. 2025.

MBEMBE, Achille. Necropolítica. Arte & ensaios, n. 32, 2016.

MENEGHETTI, Francis Kanashiro. O que é um ensaio-teórico?. Revista de administração contemporânea, v. 15, p. 320-332, 2011.

MONCAU, Gabriela. Agro é pop? Devastação ambiental, fome e inflação: entenda por que o modelo é insustentável. Brasil de Fato, 2022. Disponível em: https://www.brasildefato.com.br/2022/06/05/agro-e-pop-devastacao-ambiental-fome-e-inflacao-entenda-porque-o-modelo-e-insustentavel/. Acesso em: 23 jul. 2025.

MONTOYA, Marco Antonio; FINAMORE, Eduardo Belisário. Os recursos hídricos no agronegócio brasileiro: Uma análise insumo-produto do uso, consumo, eficiência e intensidade. Revista Brasileira de Economia, v. 74, n. 4, p. 441-464, 2020.

MOORE, Jason. Capitalismo na teia da vida. São Paulo: Elefante, 2022.

NEDER, Henrique Dantas. Trabalho e pobreza rural no Brasil. In: BUAINAIN, Antônio Márcio et al. (editores técnicos). O mundo rural no Brasil do século 21: a formação de um novo padrão agrário e agrícola. Brasília: Embrapa, 2014.

ODERICH, Edmundo Hoppe; ELIAS, Lilian de Pellegrini; WAQUIL, Paulo Dabdab. Expansão do agronegócio no Brasil: diferentes discursos e dinâmicas socioeconômicas no Rio Grande do Sul. Eutopía: Revista de Desarrollo Económico Territorial, n. 16, p. 141-158, 2019.

PRAZERES, Leandro. Como troca de vegetação nativa por soja pode ter agravado as enchentes no Rio Grande do Sul. BBC News, Brasília, 15 de maio de 2024. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjmkkxzv2k2o. Acesso em: 20 de jun. de 2025.

QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del Poder, Cultura y Conocimiento en América Latina. In: Anuário Mariateguiano. Lima: Amatua, v. 9, n. 9, 1997.

RAMOS, Reginaldo. No País, agricultura familiar representa 77% dos produtores e apenas 23% da renda agrícola. Jornal da USP, São Paulo, nov. 2024. Disponível em: https://jornal.usp.br/?p=828618. Acesso em: 24 jul. 2025.

RAPER, D.C.; BARBER, S.A. Rooting systems of soybean. 1. Differences in root morphology among varieties. Agronomy Journal, Madison, v.62, p.581- 584, 1970.

RODRIGUES, Sávio José Dias; DE ALENCAR, Francisco Amaro Gomes. Considerações sobre a apropriação do espaço maranhense pelo agronegócio da soja: a ideologia do desenvolvimento e a acumulação de terras na microrregião dos gerais de balsas. Boletim Goiano de Geografia, v. 31, n. 1, 2011.

ROYLE, Camilla. Marxism and the Anthropocene. International Socialism, v. 151, p. 63-84, 2016. Disponível em: http://isj.org.uk/marxism-and-theanthropocene/. Acesso em: 10 jun. 2025.

SANTOS, Antônio Bispo. A terra dá, a terra quer. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2023.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

SICOR/BC – Sistema de Operações do Crédito Rural/Banco Central; SPA/MAPA – Secretaria de Política Agrícola/Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Desempenho do crédito rural: safra 2019/2020. 2020. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/contratacoes-do-credito-rural-da-safra-2019-2020-fecharam-em-r-225-bilhoes/copy_of_Desempenhojun2020_06072020Final.pdf. Acesso em: 23 jul. 2025.

SILVA, Alan de Angeles Guedes da; DIAS, Márcia Adelino da Silva. A era do Antropoceno no âmbito do ensino de biologia: compreensões e perspectivas para sua promoção. Revista Políticas Públicas & Cidades, v. 14, n. 4, 2025. DOI: 10.23900/2359-1552v14n4-4-2025. Disponível em: https://journalppc.com/RPPC/article/view/1985. Acesso em: 24 jul. 2025.

SILVA, Juremir Machado da. História regional da infâmia: os destinos dos negros farrapos e outras iniquidades brasileiras (ou como se produzem os imaginários). Porto Alegre: L&PM, 2010.

SILVA, Marcio Antônio Both da. Agricultura e colonização no Rio Grande do Sul da segunda metade do século XIX (1850-1889). In: Simpósio Nacional de História, 26., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPUH, 2011.

STEFFEN, Will. et al. Planetary boundaries: guiding human development on a changing planet. Science, v. 347, n. 6223, 2015. Disponível em: https://science.sciencemag.org/content/sci/347/6223/1259855.full.pdf. Acesso em: 18 jun. 2025.

TEIXEIRA, Jader Moreci. Céu, sol, sul, terra e cor. Intérprete: Leonardo Gaúcho. 2010. Streaming de áudio. Disponível em: https://www.letras.mus.br/leonardo-gaucho/351372/. Acesso em: 25 jul. 2025.

TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Os interesses dos jovens gaúchos em Ciência e Tecnologia: projeto ROSES - RS 2022 /TOLENTINO-NETO. L. C. B. (org.). Santa Maria, RS: FACOS-UFSM, 2023.

TSING, Anna. Viver nas ruínas: paisagens multiespécies no Antropoceno. Brasília: IEB Mil Folhas, 2019.

ZALLA, Jocelito; MENEGAT, Carla. História e memória da Revolução Farroupilha: breve genealogia do mito. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 31, n. 62, p. 49-70, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbh/a/xxQSzmDf7tjfMc67ZN7xsSx/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 29 jun. 2025.