OVERFLOWING ECOLOGIES: MULTISPECIES CURRICULUM IN EXPERIMENTATIONS IN THE ANTHROPOCENE CURRÍCULO MULTIESPÉCIE EM EXPERIMENTAÇÕES NO ANTROPOCENO

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Viviane Rodrigues Alves de Moraes
Maísa Carvalho Tardivo
Nicole Cristina Machado Borges
Keyme Gomes Lourenço
Marcos Allan da Silva Linhares

Abstract

This essay aims to narrate, fabulate, and invent other worlds through a collective experimentation carried out in one of the workshops of the project “University-School Connection in the construction of a multispecies curriculum”, which took place with undergraduate and graduate students, primary school teachers, and university professors. The purpose was to envision a multispecies curriculum made by many hands, collectively, in collaboration, experimenting-with new ways of living school together with the other forms of life that accompany us. The teaching narratives helped us to experience writing, to betray rites, and to break treaties, becoming the path through which we reinvented and produced worlds interwoven with other beings. Thus, the curriculum ceases to be understood as a set of measurable goals and reveals itself as a moving landscape, a multispecies curriculum in which educating becomes a collective, open, and unfinished process.

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How to Cite
Viviane Rodrigues Alves de Moraes, Maísa Carvalho Tardivo, Nicole Cristina Machado Borges, Keyme Gomes Lourenço, & Marcos Allan da Silva Linhares. (2025). OVERFLOWING ECOLOGIES: MULTISPECIES CURRICULUM IN EXPERIMENTATIONS IN THE ANTHROPOCENE: CURRÍCULO MULTIESPÉCIE EM EXPERIMENTAÇÕES NO ANTROPOCENO. SBEnBio Biology Teaching Journal, 18(nesp.1), 615–635. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2102
Section
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Author Biographies

Viviane Rodrigues Alves de Moraes, Professora do magistério superior do Instituto de Biologia (INBIO) da Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Ciências Biológicas, com mestrado em Genética e Bioquímica (UFU) e Doutorado em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia (INBIO/UFU), onde atua nas áreas de ensino/aprendizagem e formação de professores.

Maísa Carvalho Tardivo, Rede Municipal e Particular de Educação do município de Uberlândia

Artista e educadora. Graduada em Artes Visuais e Mestre em Artes pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Há uma década compartilha sua paixão pelo ensino de Artes com crianças e jovens em escolas públicas e particulares, cultivando um olhar sensível para os encontros entre arte, educação e cultura popular. É atravessada pela música e pelas tradições: atua como caixeira e vocal nos grupos Balaio de Chita e no Terno de Congado Marinheiro de São Benedito, fortalecendo laços comunitários e celebrando a memória coletiva.

Nicole Cristina Machado Borges, Professora da Rede Particular de Ensino do município de Uberlândia

É professora da Educação Básica e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Tem interesse em estudos multiespécie, filosofia da diferença e práticas pedagógicas que aproximam ciência, natureza e vida cotidiana.

Keyme Gomes Lourenço, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Minhas produções acadêmicas caminham nas estradas que os estudos em educação e ensino em ciências, formação de professores, cultura, cinema, filosofia e antropologia inauguram. Aventuro-me nessas áreas criando com as leituras e conceitos da Filosofia da Diferença. Mestre e Doutorando em Educação (PPGED/UFU). Bolsista CAPES. Membro do UIVO: matilha de estudos em criação, arte e vida.

Marcos Allan da Silva Linhares, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Construído em meio aos muros altos e rígidos do curso de Ciências Biológicas do castelo de pedras da Universidade Federal do Pará (IECOS/UFPA), porém fugiu pelas frestas desse muro através da Licenciatura e ousou inventar outras formas de pensar a Biologia e a Educação desde a graduação. Após ser construído, o Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas (IEMCI/UFPA) o desmontou e o fez olhar para outras possibilidades para a vida e para a docência. Atualmente é Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (ICED/UFU) e brinca com pesquisas no quintal dos Estudos Culturais, Formação de Professores, Inclusão e Diferença, Cultura e Subjetividade no Ensino de Ciências. Além disso compõe a tribo da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio) - Regional 6 (Norte) em conjunto com outros colegas-professores. Também faz parte do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida.

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