Biotechnology in high school daily life analysis of student perception
Main Article Content
Abstract
Biotechnology is a multidisciplinary science, with great added potential, which impacts all sectors of society. Thus, in order to contribute to the Teaching of Biology, the objective of this work was to investigate the perceptions of 420 high school students, belonging to 14 public schools in 11 municipalities of the state of Paraíba, in relation to the theme in question. The research is a descriptive-exploratory study, using a printed questionnaire with open questions. The results obtained showed that the biotechnological themes, even though they are part of the Basic Education curriculum, have passed unnoticed in the school routine, since most students did not provide, correctly, the concepts and applications of this promising area of science.
Downloads
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
References
BARBOSA, F. B. C. A biotecnologia e a conservação da biodiversidade amazônica, sua inserção na política ambiental. Cadernos Ciência & Tecnologia. Brasília, v. 18, n. 2, p. 69-94, mai./ago. 2001. Disponível em: https://seer.sct.embrapa.br/index.php/cct/article/view/8843 . Acesso em: 10 mai. 2019.
BARTH, W. L. Engenharia genética e bioética. Revista PUCRS. Rio Grande do Sul, v. 35, n. 149, p. 361-391, set. 2005. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/teo/article/viewFile/1694/1227 . Acesso em: 15 jan. 2018.
BATISTETI, C. B. et al. As interpretações dos estudos de Avery, McLeod e Maccarty sobre a natureza química do “fator transformante” em bactérias. Filosofia e História da Biologia, São Paulo, v. 3, n. 1, p. 71-94, 2008. Disponível em: http://www.abfhib.org/FHB/FHB-03/FHB-v03-05-Caroline-Batisteti-et-al.pdf. Acesso em: 20 fev 2018.
BENNET, J. W; CHUNG, K. T. Alexander Fleming and the discovery of penicillin. Advances in applied microbiology, Cambridge, v. 49, p. 162-184, 2001. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0065216401490137 . Acesso em: 20 fev. 2018.
BRASIL. Lei nº 11.105, de 24 de março de 2005. Estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam organismos geneticamente modificados - OGM e seus derivados, e dá outras providências. Brasília: Casa Civil, 2005. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11105.htm . Acesso em: 20 set, 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros curriculares Nacionais (Ensino Médio) – PCN+, Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Convenção sobre Diversidade Biológica – CDB. Brasília, DF: MMA, 2000.
BRUNO, A. N. (Org.). Biotecnologia I: princípios e métodos. Porto Alegre: Artmed, 2014.
FONSECA, V. B.; BOBROWSKI, V. L. Biotecnologia na escola: a inserção do tema nos livros didáticos. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Canoas, v. 17, n. 2, p. 496-509, mai./ago. 2015. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1231 . Acesso em: 16 fev, 2018.
GEISON, G. L. The private science of Louis Pasteur. New Jersey: Princeton University Press, 1995.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2002.
HALLAL, P. C. SOS Brazil: science under attack. The Lancet. Londres, v.397, ISSUE 10272, p. 373-374, jan. 2021. Disponível em: https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(21)00141-0/fulltext . Acesso em: 01 fev. 2021.
IBGE. Paraíba. Disponível em: em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/panorama . Acesso em: 03 mai. 2019.
KRASILCHIK, M. Prática de ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2008.
LABARCE, C. E. Ensino de biologia e o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de atividades práticas e contextualizadas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências, Baurú, 2009.
LONDOÑO, E. et. al. ‘Playing With Lives’: Brazil’s Covid Vaccine Plan Is Mired in Chaos. The New York Times, New York, dez. 2020. Disponível em: https://www.nytimes.com/2020/12/14/world/americas/brazil-coronavirus-vaccine.html . Acesso em: 01 fev. 2021.
MALAJOVICH, M. A. Biotecnologia: fundamentos. Rio de Janeiro: Biblioteca Max Feffer, 2009.
MALAJOVICH, M. A. Biotecnologia. 2.ed. Rio de Janeiro, 2016.
MALAJOVICH, M. A. O ensino de Biotecnologia. Rio de Janeiro, 2017.
MOREIRA, D.A. O método fenomenológico na pesquisa. São Paulo: Pioneira Thomson Learnig, 2004.
ODDA, L. M.; SOARES, B. E. C. Biotecnologia no Brasil: Aceitabilidade pública e desenvolvimento econômico. Parcerias e Estratégias, Brasília, v. 6, n. 10, p. 162-173, mar. 2001. Disponível em: http://seer.cgee.org.br/index.php/parcerias_estrategicas/article/view/150 Acesso em: 15 fev., 2018.
PEZENTE, V. T. Bioética e Biossegurança: Interface necessária no ensino da biotecnologia em programas de pós-graduação no Brasil. Revista de Ciência da Saúde, Rio de Janeiro, v. 29, n. 2, p. 85-95, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6687 . Acesso em: 15 jan. 2019.
ROITT, Ivan M. et al. Fundamentos de imunologia. São Paulo: Guanabara Koogan, 2013.
SANTOS, R. A. et al. Alfabetização Científica nos anos iniciais: novas linguagens e possibilidades para o Ensino de Ciências. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 10., 2015, Águas de Lindoia. Anais [...]. Águas de Lindoia: ABRAPEC, 2015. p. 1-8. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/x-enpec/pt/index.php . Acesso em: 02 mai. 2019.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011.
WATSON, J. D. A dupla hélice, como descobri a estrutura do DNA. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
WIEMAM, C. Why not try a scientific approach to science education, Change, Washington, v. 39, n. 1, p. 9-15, set./out. 2007. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.3200/CHNG.39.5.9-15 . Acesso em: 29 jan. 2019.