State-of-the-art on overcoming learning disabilities in Biology teaching research

Main Article Content

Hanna Patrícia da Silva Bezerra
José Moysés Alves

Abstract

Considering the importance of Biology in high school, we conducted a state-of-the-art review in order to identify how interventional research on Biology teaching presented learning difficulties and their overcoming. We analyzed 56 studies from 2010 to 2020. We evidenced the use of varied theoretical references, in research with a qualitative approach. Learning difficulties were not the object of specific study, being considered in the research justifications and attributed to the complexity of the content, the characteristics of the learners, and the teaching methodologies. We identified diversified pedagogical interventions, in general, evaluated as successful. The research emphasized the operational dimension of learning, and few studies considered the uniqueness of the students and their affective relationships.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
Bezerra, H. P. da S., & Alves, J. M. (2023). State-of-the-art on overcoming learning disabilities in Biology teaching research. SBEnBio Biology Teaching Journal, 16(1), 73–96. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i1.901
Section
Artigos com Relatos de Pesquisa
Author Biographies

Hanna Patrícia da Silva Bezerra, Federal Institute of Amapá

PhD in Science and Mathematics Education - Federal University of Pará (UFPA). Belem, PA - Brazil. EBTT Professor - Federal Institute of Amapá (IFAP). Santana, AP - Brazil

José Moysés Alves, Federal University of Pará

PhD in Psychology - University of São Paulo (USP). Sao Paulo, SP - Brazil. Full Professor at the Federal University of Pará (UFPA). Belem, PA - Brazil.

References

AFONSO, M. O. Percepção de escalas, cromossomos, herança genética e diversidade: sequência didática para o ensino e Biologia. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12039 . Acesso em: 22 abr. 2021.

ALENCAR, G. M.; RODRIGUES, J. V.; GOMES, M. C.; ARAÚJO, C. S. O. Utilização de jogos didáticos no processo de ensino-aprendizagem em biologia. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, 12(25), p. 216-226, jan./ jun., 2019. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1544 . Acesso em: 08 out. 2019.

ALMEIDA, E. F.; OLIVEIRA, E. C.; LIMA, A. G.; ANIC, C. C. Cinema e biologia: a utilização de filmes no ensino de invertebrados. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBIO, 12(19), p. 3-21, 2019. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/174 . Acesso em: 24 mar. 2020.

ARAGÃO, K. C. M. B. Uma proposta pedagógica para o ensino de Biologia: a inserção de atividades práticas nas aulas de fisiologia humana do ensino médio. 2019. 161 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37573 . Acesso em: 28 abr. 2021.

AREND, F. L.; DEL PINO, J. C. Uso de questionário no processo de ensino e aprendizagem em Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBIO, 10 (1), p. 72-86, 2017. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/36 . Acesso em: 24 mar. 2021.

ARRUDA, H. R. Análise e contribuições para o ensino de biologia molecular em um município do interior paulista. 2018. 224 f. Dissertação (Mestrado em Genética Evolutiva e Biologia Molecular) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/10689 . Acesso em: 29 abr. 2021.

BAPTISTA, L. V.; AZEVEDO, R. B.; GOLDSCHMIDT, A. I. Tríade basilar: uso das estratégias, a inclusão da história e filosofia da biologia e a confecção de material didático. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemática, Belém, 12(23), p. 31-43, jul./ dez., 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/issue/view/130 . Acesso em: 06 out. 2019.

BARROS, A. T.C.; ARAÚJO, J. N. Aula de campo como metodologia para o ensino de ecologia no ensino médio. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, 9(20), p. 80-88, n.esp., 2016. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/249 . Acesso em: 08 out. 2019.

BERTOCCHI, N. A.; DEGRANDI, T. M.; OLIVEIRA; T. D., PINTO, J. M.; GUNSKI, R. J.; GARNERO, A. V. “Jogo da Velha Mendeliano”: uma atividade lúdica para o ensino de Genética. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, 9(3), p. 1- 15, maio/ago., 2016. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/3798 . Acesso em: 18 mar. 2020.

BRAGA, C. M. D. S. O uso de modelos da divisão celular na perspectiva da aprendizagem significativa. 2010. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências) - Universidade de Brasília, Brasília, 2010. Disponível em: http://repositorio.unb.br/handle/10482/9069 . Acesso em: 22 abr. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Educação é a Base. Ensino Médio. 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ . Acesso em: 15 dez. 2021.

CABRAL, L. F. E.; PEREIRA, M. V. Produção de vídeos por estudantes do ensino médio a partir de uma visita ao jardim botânico do rio de janeiro para promoção do ensino de botânica. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 5(3), p. 129-143, set./dez., 2015. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/3037 . Acesso em: 18 mar. 2020.

CARNEIRO, S. P.; DAL-FARRA, R. A. As situações-problema na aprendizagem dos processos de divisão celular. Acta Scientiae, Canoas, 13(1), p. 121-139, jan./jun., 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/issue/view/1 . Acesso em: 13 jun. 2019.

CASAS, L. L.; AZEVEDO, R. O. M. Contribuições do jogo didático no ensino de embriologia. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, 4(6), p. 80-91, jan./jul., 2011. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/17 . Acesso em: 08 out. 2019.

CAPES. COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Lista de consulta geral de periódicos. Qualis-Periódicos. Quadriênio 2013-2016. Brasília: Plataforma Sucupira/CAPES, 2016. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/veiculoPublicacaoQualis/listaConsultaGeralPeriodicos.jsf Acesso em: 15 jun. 2019.

CUNHA, A. Ciranda lúdica: subjetividade, docência e ludicidade, 2018. 205f. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2018.

DANTAS, K. B. R. Transporte de substâncias através da membrana plasmática: com utilização de um jogo didático digital para alunos do ensino médio. 2017. 138 f. Dissertação. (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/24021 . Acesso em: 22 abr. 2021.

DANTAS, M. M. Jogos pedagógicos no ensino de Genética: um estudo psiciométrico. 2018. 170 f. Dissertação. (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2018. Disponível em: http://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3404 . Acesso em: 22 abr. 2021.

DUSO, L.; CLEMENT, L.; PEREIRA, P. B.; FILHO, J. P. A. Modelização: uma possibilidade didática no ensino de biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, 15(2), p. 29-44, maio/ago., 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S198321172013000200029&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 18 mar. 2020.

FARIAS, E. M. A relação entre a herança dos grupos sanguíneos e o sistema imunológico: uma sequência didática para o ensino médio. 2019. 68 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade federal de Pernambuco, Recife, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35501 . Acesso em: 22 abr. 2021.

FERREIRA, J. S.; FERREIRA, A. S. Atividades teórico-práticas com ênfase em fungos: uma proposta para o ensino médio. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 8(2), p. 1-13, 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/issue/view/55/showToc . Acesso em: 18 mar. 2020.

FERREIRA, M.; LOGUERCIO, R. Q. A análise de conteúdo como estratégia de pesquisa interpretativa em Educação em Ciências. Revista de Educação, Linguagem e Literatura, 6(2), p. 33-49, 2014. Disponível em: https://www.revista.ueg.br/index.php/revelli/article/view/3006 . Acesso em: 18 maio 2023.

FERREIRA, R. A. Utilização de animações interativas aliadas à teoria da aprendizagem significativa: um recurso no ensino de biologia. 2016. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino na Educação Básica) - Universidade Federal do Espírito Santo, 2016. Disponível em: http://repositorio.ufes.br/handle/10/8368 . Acesso em: 29 abr. 2021.

FREZZA, T. F.; THOMÉ, I. M. A evolução biológica nas aulas de biologia: concepções de estudantes da 3ª. série do ensino médio de uma escola pública estadual de Avaré (SP). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 13(1), p. 22-41, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.282 . Acesso em: 24 mar. 2021.

GARCÍA, E. Y. R.; BERMÚDEZ, R. D. P. La enseñanza del sistema digestivo y nutrición a través del enfoque de investigación dirigida. Bio-grafía: Escritos sobre la Biología y su Enseñanza. Colombia, Edición Extraordinaria, p. 918-925, 2017. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/7256 . Acesso em: 23 mar. 2020.

GATTI, B.; ANDRÉ, M. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (org.). Metodologias da Pesquisa Qualitativa em Educação. Petrópolis: Editora Vozes, 2010.

GONÇALVES, J. N. M. Simplificando os vírus: uma contribuição para o ensino de microbiologia. 2020. 70 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12075. Acesso em: 22 abr. 2021.

GONZÁLEZ GALLI, L.; MEINARDI, E. Obstáculos para el aprendizaje del modelo de evolución por selección natural, en estudiantes de escuela secundaria de Argentina. Ciência & Educação, Bauru, 21(1), p. 101-122, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132015000100007&script=sci_abstract&tlng=es . Acesso em: 30 abr. 2020.

GONZÁLEZ-WEIL, C.; HARMS, U. Del Árbol al cloroplasto: concepciones alternativas de estudiantes de 9º y 10º grado sobre los conceptos ser vivo y célula. Enseñanza de las Ciencias, 30 (3), p. 31-52, 2012. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/38990826.pdf . Acesso em: 09 out. 2019.

GRIMES, C.; SCHROEDER, E. Os conceitos científicos dos estudantes do Ensino Médio no estudo do tema “origem da vida”. Ciência & Educação, Bauru, 21(4), p. 959-976, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v21n4/1516-7313-ciedu-21-04-0959.pdf. . Acesso em: 09 out. 2019.

KOHLS-SANTOS, P.; MOROSINI, M. C. O revisitar da metodologia do estado do conhecimento para além de uma revisão bibliográfica. Revista Panorâmica, v. 33, maio/ago., p. 123-145, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/revistapanoramica/index.php/revistapanoramica/article/view/1318 Acesso em: 07 set. 2022.

KRASILCHIK, M. Práticas de Ensino de Biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

LEMOS, P. B. M. Auxiliando dificuldades de aprendizagem apontadas por alunos do ensino médio por meio de objetos virtuais de aprendizagem. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 13(1), p. 3-21, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.265 . Acesso em: 24 mar. 2020.

LIMA, J. F.; AMORIM, T. V.; LUZ, P. C. S. Aulas práticas para o ensino de Biologia: contribuições e limitações no Ensino Médio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBIO, 11(1), 2018. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/107 . Acesso em: 24 mar. 2020.

MENDES, S. C.; GOMIDES, A. F. F. A utilização de jogos como recursos didáticos facilitadores no ensino de Biologia para alunos do ensino médio. Revista de Educación en Biología, Argentina, 23(1), p. 64-78, jun., 2020. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaadbia/article/view/27479 . Acesso em: 13 jun. 2021.

MIRANDA, B. S.; LEDA, L. R.; PEIXOTO, G. F. A importância da atividade prática no ensino de biologia. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 3(2), p. 85-101, maio/ago., 2013. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/2010/1117 . Acesso em: 18 mar. 2020.

MITJÁNS MARTÍNEZ, A.; GONZÁLEZ REY, F.L. Psicologia, Educação e Aprendizagem Escolar: avançando na contribuição da leitura cultural histórica. São Paulo: Cortez, 2017.

NARDI, R. Memórias do Ensino de Ciências no Brasil: a constituição da área segundo pesquisadores brasileiros, origens e avanços da pós-graduação. Revista do IMEA-INILA, 2(2), p. 13-46, 2014. Disponível em: https://ojs.unila.edu.br/ojs/index.php/IMEA-UNILA . Acesso em: 20 nov. 2021.

OLIVEIRA, A. P. L.; CORREIA, M. D. Aula de Campo como Mecanismo Facilitador do Ensino Aprendizagem sobre os Ecossistemas Recifais em Alagoas. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, 6(2), p. 163-190, jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/%2037996 . Acesso em: 07 out. 2019.

OLIVEIRA, E. M. Pluralismo metodológico e ensino de biologia na 2ª série do ensino médio. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44931 . Acesso em: 28 abr. 2021.

OLIVEIRA, M. B. Utilização de atividades práticas de microbiologia no ensino médio: avaliação discente e impacto no processo ensino-aprendizagem. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12214 . Acesso em: 22 abr. 2021.

OLIVEIRA, Y. R.; SILVA, P. H.; DEUS, M. S. M.; GONÇALVES, N. M. N.; ABREU, M. C. Carpoteca: ferramenta de ensino em botânica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, 10(2), p. 1-14, maio/ago., 2017. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/4503 . Acesso em: 18 mar. 2020.

PATROCÍNIO, F. R. O. Ensino de microbiologia e o método da problematização com o arco de Maguerez aplicados na educação em saúde. 2020. 132 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12156 . Acesso em: 22 abr. 2021.

PEREIRA, P. S.; AZEVEDO, E. S.; MEREB, E. L.; SABÓIA-MORAIS, S. M. T. Montagem de mini herbário e aplicação de jogo didático: uma visão macro e microscópica das estruturas vegetais. REnCiMa - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, 8(5), p. 63-79, 2017. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/issue/view/60/showToc . Acesso em: 18 mar. 2020.

PEREIRA, S. S.; CUNHA, J. S.; LIMA, E. M. Estratégias pedagógicas para o ensino-aprendizagem de genética. Investigações em Ensino de Ciências, 25(1), p. 1-59, abr., 2020. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/1462 . Acesso em: 02 abr. 2020.

POZO, J. I.; GÓMEZ CRESPO, M. Á. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. Tradução Naila Freitas. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

PREGO, N. A.; PUIG, B. Modelizar la expresión de los genes para el aprendizaje de enfermedades genéticas en secundaria. Revista Ensaio, Belo Horizonte, 18(1), p. 65-84, jan./ abr., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-21172016000100065 . Acesso em: 18 mar. 2020.

RAMÍREZ-OLAYA, L. C. J. El juego de aprender y enseñar el concepto estructurante evolución biológica. Bio-grafía: Escritos sobre la Biología y su Enseñanza, Colombia, 9(17), p. 29-42 jul./dez., 2016. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/5810 . Acesso em: 23 abr. 2020.

RECH, L. R. F.; MAGLHIORATTI, F. A. Ensino por investigação: um estudo de caso na aprendizagem de ecologia. Revista de Educación en Biología, Argentina, 19(2), p. 57-72, 2016. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaadbia/article/view/22484 Acesso em: 24 mar. 2020.

REZENDE, L. P.; GOMES, S. C. S. Uso de modelos didáticos no ensino de genética: estratégias metodológicas para o aprendizado. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 8(2), p. 107-124, maio/ago., 2018. Disponível em: http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/recm/article/view/4447 . Acesso em: 18 mar. 2020.

ROSA, I. S. C.; LANDIM, M. F. Modalidades didáticas no ensino de biologia: uma contribuição para aprendizagem e motivação dos alunos. Revista Tempos e Espaços Em Educação, 7(14), p. 133-144, dez., 2014. Disponível em: https://doi.org/10.20952/revtee.v0i0.3459 . Acesso em: 18 mar. 2020.

ROSSATO, M.; MITÍJANS MARTÍNEZ, A. A superação das dificuldades de aprendizagem e as mudanças na subjetividade. In: MITÍJANS MARTÍNEZ, A.; TACCA, M. C. V. R. Possibilidades de aprendizagem: ações pedagógicas para alunos com dificuldade e deficiência. Campinas: Alíneas, 2011. p. 71 - 107.

SÁ, S. R. A. N.; CARDOSO, F. S.; MOTTA, E. S.; YAMASAKI. A. A. Jogo? Aula? “Jogo-aula”: uma estratégia para apropriação de conhecimentos a partir da pesquisa em grupo. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBIO, 11(2), p. 5 - 19, 2018. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/93 . Acesso em: 24 mar. 2020.

SANT’ANNA, K. S. Diversidade metodológica como estratégia para a aprendizagem significativa de conceitos de Biologia. 2017. 74 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Projetos Educacionais de Ciências) - Universidade de São Paulo, Lorena, 2017. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/97/97138/tde-29032017-095253/ . Acesso em: 22 abr. 2021.

SANTOS, D. A.; ALLIPRANDINI, P. M. Z. Efeito de uma intervenção em estratégias de aprendizagem por infusão em alunos de biologia do Ensino Médio. Revista de Educación en Biología, Argentina, 20(2), p. 56 - 72, 2017. Disponível em: https://revistas.unc.edu.ar/index.php/revistaadbia/article/view/22515 . Acesso em: 24 mar. 2020.

SANTOS, F. S. Programa neurocientífico para a aprendizagem significativa de genética. 2018. 260 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018a. Disponível em: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3121 . Acesso em: 22 abr. 2021.

SANTOS, G. V. Abordagem prática para o ensino da biologia: do DNA à proteína. 2020. 133 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/12120 . Acesso em: 22 abr. 2021.

SANTOS, I. A. A. El uso de La biota local, como posibilidad para el aprendizaje de los contenidos de enseñanza de la ecología. Bio-grafia: Escritos sobre la Biología y su enseñanza, Colombia, 10(19), p. 69 - 84, dez., 2018b. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/7222 . Acesso em: 23 mar. 2020.

SEGURA, R. J. La desmotivación en clases de biología. Bio-grafía: Escritos sobre la Biología y su Enseñanza. Colombia, Edición Extraordinaria, p. 940 - 945, 2013. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/issue/view/226 . Acesso em: 23 mar. 2020.

SILVA, M. S. O ensino individualizado como mediador do desempenho escolar dos estudantes do colégio estadual Senador Teotônio Vilelea, Goiânia-GO. 2019. 96 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2019. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/37693 . Acesso em: 29 abr. 2021.

SOUSA, J. C. Situações-problema como estratégia para a aprendizagem significativa em Biologia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBIO, 12(2), p. 270 - 291, 2019. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/239 . Acesso em: 24 mar. 2020.

TACCA, M.C.V.R. Estratégias pedagógicas: conceituação e desdobramentos com foto nas relações professor-aluno. In: TACCA, M.C.V.R (org.). Aprendizagem e trabalho pedagógico. Campinas, SP: Editora Alínea, 2006. p. 45-68.

TEIXEIRA, P.M.M.; MEGID NETO, J. A Produção acadêmica em ensino de biologia no Brasil – 40 anos (1972-2011): Base Institucional e Tendências Temáticas e Metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, 17(2), p. 521-549, ago., 2017b. Disponivel em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4519 Acesso em: 22 mar. 2020.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Revista Ciência e Educação. 23(4), p. 1055-1076, 2017b. DOI: https://doi.org/10.1590/1516-731320170040013. Acesso em: 18 ago. 2021.

TEMP, D. S. Facilitando a aprendizagem de genética: uso de um modelo didático e análise dos recursos presentes em livros de biologia. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde) - Universidade de Santa Maria, Santa Maria, 2011. Disponível em: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/6656 . Acesso em: 22 abr. 2021.

TRAGLIA, B. B. Dificuldades no ensino e aprendizagem de Biologia Evolutiva na educação básica analisadas por meio das representações sociais. 2019. 62 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, 2019. Disponível em: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/54617 . Acesso em: 29 abr. 2021.

TRAZZI, P. S. S.; OLIVEIRA, I. M. O processo de apropriação dos conceitos de fotossíntese e respiração celular por alunos em aulas de biologia. Revista Ensaio, Belo Horizonte, 18(1), p. 85-106, jan./ abr., 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1983-1172016000100085&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 18 mar. 2020.

VASCONCELOS, T. S.; DA POIAN, A. T. O ensino de nutrição e metabolismo energético a partir de um jogo de tabuleiro denominado Sobrevivência “Versão 1.0”. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 13(1), p. 42-58, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.284 . Acesso em: 02 abr. 2021.

VIEIRA, V. J. C.; CORRÊA, M. J. P. O uso de recursos didáticos como alternativa no ensino de botânica. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, 13(2), p. 309-327, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i2.290 . Acesso em: 13 jun. 2021.

VOSGERAU, D.S.R.; ROMANOWSKI, J.P. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional, 14(41), p. 165-189, jan./abr., 2014. Disponível em: https://doi.org/10.7213/dialogo.educ.14.041.DS08 . Acesso em: 22 mar. 2022.

ZUANON, Á. C. A.; DINIZ, R. H. S.; NASCIMENTO, L. H. Construção de jogos didáticos para o ensino de Biologia: um recurso para integração dos alunos à prática docente. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 3(3), p. 49-59, set./dez., 2010. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rbect/article/view/787 . Acesso em: 18 mar. 2020.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.