FORMANDO SUJETOS AMBIENTALES EN EL ANTROPOCENO: UN ANÁLISIS DISCURSIVO DE TRABAJOS EN EDUCACIÓN AMBIENTAL

Contenido principal del artículo

Maria Clara Rodriguez Sosa
Matheus Naville Gutierrez
Ana de Medeiros Arnt

Resumen

Este artículo investiga cómo se produce el sujeto ambiental en los discursos de la Educación Ambiental escolar en el contexto del Antropoceno. Desde la perspectiva foucaultiana de sujeto, se analizaron 23 artículos publicados en los eventos ENPEC y EPEA entre 2015 y 2019. La investigación adoptó la metodología del análisis del discurso, con el objetivo de comprender cómo las prácticas educativas producen subjetividades marcadas por ideales de responsabilidad, ética y transformación. El análisis reveló que los discursos sobre el sujeto ambiental tienden a valorar actitudes éticas y responsables, pero con frecuencia se inscriben en racionalidades que limitan las posibilidades de acción y de transformación social más profunda. Se concluye que la Educación Ambiental, aunque moviliza discursos emancipadores, también reproduce normas que conforman conductas y modos de ser. Problematizar estos discursos es fundamental para la construcción de prácticas educativas que enfrenten críticamente las causas estructurales de la crisis ambiental.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Rodriguez Sosa, M. C., Naville Gutierrez, M., & de Medeiros Arnt, A. (2025). FORMANDO SUJETOS AMBIENTALES EN EL ANTROPOCENO: : UN ANÁLISIS DISCURSIVO DE TRABAJOS EN EDUCACIÓN AMBIENTAL. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 18(nesp.1), 103–122. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.1969
Sección
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Biografía del autor/a

Maria Clara Rodriguez Sosa, a:1:{s:5:"pt_BR";s:7:"UNICAMP";}

Maria Clara Rodriguez Sosa é bióloga formada pela Universidade Estadual de Campinas e mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo PECIM/UNICAMP. Atualmente é doutoranda no mesmo programa, investigando políticas ambientais, meio ambiente e governamentalidade, em diálogo com a educação ambiental e a análise de discurso.

 

Matheus Naville Gutierrez, Universidade Estadual de Campinas

É Pedagogo (UNIFRAN) e Biólogo (UNESP), mestre e doutor em Educação em Ciências e Matemática pela UNICAMP. Atua na formação em pós-graduação, com ênfase em epistemologia da ciência, docência universitária e políticas públicas para esse nível educacional. Integra o Grupo de Estudos Interdisciplinares em Ciência e Tecnologia (GEICT) e o Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências (PEMCIE).

Ana de Medeiros Arnt, Universidade Estadual de Campinas

Graduada em Ciências Biológicas pela UFRGS, mestre e doutora em Educação, na linha de Estudos Culturais em Educação, pela mesma instituição. É professora do Instituto de Biologia da UNICAMP e coordena o projeto de Divulgação Científica Blogs de Ciência da Unicamp. Suas áreas de atuação incluem Educação em Ciências e Divulgação Científica, com foco em determinismo biológico, estudos culturais da ciência e divulgação científica.

Citas

BECK, Ulrich. Sociedade de risco: rumo a uma outra modernidade. 2. ed., São Paulo:

Editora 34, 2011.

COELHO, Fernanda Tesch; SANTOS, Franklin Noel dos; TEIXEIRA, Marcos da Cunha. Diálogos entre educação ambiental e educação do campo na perspectiva de professores de uma escola família agrícola de Jaguaré–ES. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 10.; ENCONTRO SERGIPANO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL – ESEA, 7., 2019, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2019. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2019_anais/pdfs/plenary/0122-1-B-01.pdf. Acesso em: 22 jul. 2025.

FERREIRA, Cristiane Pereira; CHAVES, Rosana Cléia de Carvalho; SANTANA, Maria Antonia Moraes; RIZZATTI, Ivanise Maria; MORALES, José Carlos. Horta escolar como espaço de educação ambiental: uma ferramenta interdisciplinar no processo de ensino aprendizagem. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 12., 2019, Natal. Anais [...]. Área 6 – Educação ambiental e educação em ciências. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xii-enpec/anais/busca_1.htm?query=Articula%C3%A7%C3%A3o+da+forma%C3%A7%C3%A3o+continuada. Acesso em: 22 jul. 2025.

FISCHER, Rosa Maria Bueno. Foucault e a análise de discurso em educação. Cadernos de Pesquisa, n.114. p.197-223. 2001.

FONSECA, Márcio Alves. Michel Foucault e a constituição do sujeito 3 ed. São Paulo: Editora EDUC, 2011.

FOUCAULT, Michael. O Sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert; RABINOW, Paul. Michel Foucault- uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

_______. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 17ª ed. 2002

_______. Arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2004

_______. Vigiar e Punir: nascimento da prisão. 42 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

_______. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 10ª ed. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2016.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, Capitaloceno, Plantationoceno, Chthuluceno: fazendo parentes. Trad. Susana Dias, Mara Verônica e Ana Godoy. ClimaCom – Vulnerabilidade [Online], Campinas, ano 3, n. 5, 2016. Disponível em: https://climacom.mudancasclimaticas.net.br/antropoceno-capitaloceno-plantationoceno-chthuluceno-fazendo-parentes/

_______. O manifesto das espécies companheiras: cachorros, pessoas e alteridade significativa. 1ª ed. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo, 2021.

_______. Quando as espécies se encontram. São Paulo: Editora Ubu, 2022.

_______. A reinvenção da natureza: símios, ciborgues e mulheres. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2023a.

_______. Ficar com o problema: fazer parentes do Chthuluceno. São Paulo: Editora n-1 edições, 2023b.

KOPENAWA, Davi; ALBERT, Bruce. A Queda do céu: palavras de um xamã yanomami. 1

ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34 – 4ª edição, 2019.

_______. Diante de Gaia: oito conferências sobre a natureza no Antropoceno. São Paulo/Rio de Janeiro: Ubu Editora. 2020a.

_______. Onde aterrar? Como se orientar politicamente no Antropoceno. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo, 2020b.

_______. Onde estou? Lições do confinamento para uso dos terrestres. Rio de Janeiro: Editora Bazar do Tempo, 2021.

MAPP, Susan., Gatenio Gabel, S. The Climate Crisis is a Human Rights Emergency. J. Hum. Rights Soc. Work 4, 227–228, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1007/s41134-019-00113-0

MELO, Bárbara Peviani Nascimento de; WIZIACK, Suzete Rosana de Castro. Análise dos efeitos de práticas socioambientais em uma turma do ensino médio na E.E. Coração de Maria em Campo Grande - MS. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017, Florianópolis, SC. Anais [...]. Área 6 – Educação ambiental e educação em ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: https://abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1404-1.pdf . Acesso em: 22 jul. 2025.

HENNING, Paula Corrêa; FERRARO, José Luís Schifino. As lutas políticas da Educação Ambiental nas universidades brasileiras: provocações à governamentalidade neoliberal no âmbito da educação para o desenvolvimento sustentável. Ciência & Educação (Bauru), v. 28, p. 1- 15, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/GWG5RxXZjphFRcwhbL8zShF/?lang=pt

.

PIETROCOLA, Maurício; SOUZA, Carolina Rodrigues de. A sociedade de risco e a noção de cidadania: desafios para a educação científica e tecnológica. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, p. 56-73, 2019. Disponível http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-04312019000100406&script=sci_arttext

RUA, Michele Borges; SILVA, Leandra Laurentino da; BOMFIM, Alexandre Maia do. Biomas no Ensino de Ciências: uma abordagem através da Educação Ambiental Crítica e Modelo de Investigação na Escola. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017, Florianópolis, SC. Anais [...] Área 6 – Educação ambiental e educação em ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R1923-1.pdf . Acesso em: 22 jul. 2025.

SAMPAIO, Shaula Maíra Vicentini de; WORTMANN, Maria Lúcia Castagna. Ser educador ambiental: entre retalhos de textos de identidade. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Volume especial: Educação Ambiental: travessias pelo contemporâneo, 97- 115, Rio Grande do Sul, 2014. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/4853/3053 .

SANTOS, Fabiana; DAVID, Luis Henrique; OLIVEIRA, Leandro dos Reis; CARVALHO, Fernanda da Rocha; WATANABE, Giselle. Distintas problematizações de percursos temáticos em uma proposta sobre aquecimento global. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 10., 2015, Águas de Lindóia. Anais [...]. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. Área 6 – Educação ambiental e educação em ciências. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/x-enpec/anais2015/resumos/R1790-1.PDF. Acesso em: 22 jul. 2025.

SOSA, Maria Clara Rodriguez. Desnaturalizando o meio ambiente : um olhar para o dispositivo meio ambiente em artigos de educação ambiental. 2024. Dissertação de mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática). Instituto de Física ‘Gleb Wataghin’, Unicamp, Campinas, SP, 2024.

TIAGO, F. C. P.; DINIZ, L. G.; ARAÚJO, S. M.; SANTOS, C. J. P.; MAIA, L. F.; SOARES, V. S. Integrando o céu noturno e o meio ambiente: análise metodológica do uso da astronomia no ensino de educação ambiental na Escola Estadual Maurício Murgel e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – ENPEC, 11., 2017, Florianópolis, SC. Anais [...]. Área 6 – Educação ambiental e educação em ciências. Florianópolis: ABRAPEC, 2017. Disponível em: https://www.abrapec.com/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0514-1.pdf . Acesso em: 22 jul. 2025.

ZAULI, Flora; FREITAS, Gisele; PEREIRA, Lougan Lagass; DUTRA, Sandrine; MUNIZ, Taynara; MILLI, Thamyris; TEIXEIRA, Claudineia da Cunha; TEIXEIRA, Marcos C. A educação ambiental do projeto “Lê melhor quem lê o mundo”. In: ENCONTRO PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL – EPEA, 9., 2017, Juiz de Fora. Anais [...]. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, 2017. Disponível em: http://epea.tmp.br/epea2017_anais/pdfs/plenary/0095.pdf. Acesso em: 22 jul. 2025.