BIONARRATIVAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COMO POSSIBILIDADES ÀS EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS E SOCIOAMBIENTAIS

Contenido principal del artículo

Alberto Lopo Montalvão Neto

Resumen

Crises climáticas e socioambientais configuram-se como temerosas realidades da nossa era. Capitaloceno e Antropoceno são algumas expressões utilizadas para caracterizar tais efeitos nefastos que ocorrem na modernidade. Diante de tais premissas, neste texto, tenho como objetivo compreender de que maneira a construção de bionarrativas sociais (BIONAS) pode apresentar-se como uma estratégia em potencial na formação de professores, de modo a abrir margens a outras formas de pensar (sobre) o Ensino de Ciências e Biologia e a respeito das relações com a natureza. Para isso, apresento o processo de mediação e construção de recursos educacionais na formação inicial de professores e mobilizo autores que refletem sobre a necessidade de alterarmos os modos como nos relacionarmos com a natureza. Com base em discussões que pautam-se em uma polifonia de vozes na relação indissociável entre teoria e prática, concluo que as BIONAS configuram-se como uma potente estratégia de ensino, possibilitando o emergir de histórias de vida, afetividades e autoconhecimento, bem como rompem com a histórica dualidade “ser humano-natureza”.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Detalles del artículo

Cómo citar
Lopo Montalvão Neto, A. (2025). BIONARRATIVAS SOCIAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COMO POSSIBILIDADES ÀS EMERGÊNCIAS CLIMÁTICAS E SOCIOAMBIENTAIS. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 18(nesp.1), 657–677. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.1983
Sección
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos
Biografía del autor/a

Alberto Lopo Montalvão Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Professor do Magistério Superior. Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Citas

ALMADA, Emmanuel Duarte; VENANCIO, Bruno. Pode a natureza falar? Perspectivas para uma educação ambiental multiespécie. Revista Interdisciplinar Sulear, v. 4, n. 9, p. 67-81, 2021.

AULER, Décio. Comunicação ou Coprodução e Coaprendizagem: Diálogo com a Obra Extensão ou Comunicação? 1ª ed. Curitiba: Editora Appris, 2021.

BARBOSA, Alessandro Tomaz; FERREIRA, Gustavo Lopes; KATO, Danilo Seithi. O ensino remoto emergencial de Ciências e Biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da Regional 4 da Sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 379-399, 2020.

BAROLLI, Elisabeth; MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo; NASCIMENTO, Wilson Elmer do. A constituição do “ser professor” de ciências em produções narrativas de licenciandos. Ciências em Foco, v. 16, p. 1-22, 2023.

BITTENCOURT, Priscilla Aparecida Santana; ALBINO, João Pedro. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, v. 12, n. 1, p. 205-214, 2017.

BOURSCHEID, Jacinta Lourdes Weber. A convergência da educação ambiental, sustentabilidade, ciência, tecnologia e sociedade (CTS) e ambiente (CTSA) no ensino de ciências. Revista Thema, v. 11, n. 1, p. 24-36, 2014.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Fundamentos teóricos e metodológicos do ensino por investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 765-794, 2018.

CEREJA, José Henrique. de Almeida; MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo; JESUS, Gledson de Lucas Silva de; ODA, Welton Yudi; PAGAN, Alice Alexandre. Por um (re) pensar no ensino de Biologia: bionarrativas sociais como forma de ressignificação. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 13., Caldas Novas. Atas… ABRAPEC: Caldas Novas, 2021. p. 1-8.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 27ª ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

GIRALDI, Patrícia Montanari. Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para a produção de autoria. 2010. 350f. Tese (Doutorado em Educação Científica e Tecnológica). Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Tecnológica. Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FOUCAULT, Michel. As palavras e as coisas: uma arqueologia das ciências humanas. 8 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Coleção tópicos.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores Associados. Cortez, 1989.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FURTADO, S. M. K.; MONTALVÃO NETO, A. L.; JESUS, G. de L. S. de.; RODRIGUES, J. V.; ODA, W. Y. “Acorda, Alice?”: Em busca do soldadinho perdido. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. 14., 2023. Atas… Caldas Novas: ABRAPEC, 2023. P. 1-13.

HARAWAY, Donna. Antropoceno, capitaloceno, plantationoceno, chthuluceno: fazendo parentes. ClimaCom Cultura Científica, v. 3, n. 5, p. 139-146, 2016.

JÓDAR, Francisco; GÓMEZ, Lucía. Devir-criança: experimentar e explorar outra educação. Educação & Realidade, v. 27, n. 2, 2002.

KATO, Danilo Seithi; DO VALLE, Mariana Guelero; HOFFMANN, Marilisa Bialvo. Caravana da diversidade: o processo de mediação para a produção de recursos educacionais abertos sobre a biodiversidade. Interfaces da Educação, v. 12, n. 35, p. 206-231, 2021.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da economia política. Livro I: O processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.

MELO, Mónica Patricia; ANDRADE, Adela Molina; KATO, Danilo Seithi. O jogo como mediador pedagógico no diálogo de conhecimentos locais-tradicionais no Ensino das Ciências: o caso de duas escolas culturalmente diversas na Colômbia. Ciência & Educação, v. 30, p. 1-19, 2024.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n.3, p. 621-626, 2012.

MONTALVÃO NETO, Alberto Lopo. Leitura e Escrita na produção de sentidos sobre Biotecnologia no Ensino Médio. 300 f. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2023.

NAKANICHI, Claudia; SILVA, Michael Santos; FURLANETTO, Ecleide Cunico. Os impactos da pandemia e o uso das TICs nas práticas pedagógicas em instituições escolares: uma revisão de literatura. Práxis Educativa, v. 19, p. 1-17, 2024.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: princípios e procedimentos. Campinas: Pontes, 2003.

PAGAN, Alice Alexandre. O ser humano do Ensino de Biologia: uma abordagem fundamentada no autoconhecimento. Revista entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 7, n. esp., p. 73-86, 2018.

PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. antropoceno ou capitaloceno? a sociedade na trama da vida/a trama da vida na sociedade. Revista Tamoios, v. 20, n. 2, p. 10-22, 2024.

RODRIGUES, Fábio Augusto. Vamos falar de vida na biologia? Um convite para abrir as nossas aulas ao que nos cativa. Revista Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, v. 23, n. 37, p. e24024-e24024, 2024.

RODRIGUES JUNIOR, Luiz Rufino. Pedagogia das encruzilhadas. Periferia, v. 10, n. 1, p. 71-88, 2018.

ROSSASI, Lucilei Bodaneze; POLINARSKI, Celso Aparecido. Reflexões sobre metodologias para o ensino de biologia: uma perspectiva a partir da prática docente. Porto Alegre: Lume UFRGS, 2011.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos. Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios. Revista brasileira de educação, v. 12, p. 474-492, 2007.

SANTOS, António Duarte. O Impacto da pandemia na aprendizagem dos estudantes: Um ensaio sobre o futuro do ensino superior. [RMd] RevistaMultidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 127-156, 2023.

SILVA, Haíla Ivanilda; GASPAR, Mônica. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, Brasília, v. 99, n. 251, p. 205-221, 2018.

SILVEIRA, Dieison Prestes da; LORENZETTI, Leonir. Estado da arte sobre a educação ambiental crítica no Encontro Pesquisa em Educação Ambiental. Praxis & Saber, v. 12, n. 28, p. 88-102, 2021.

STENGERS, Isabelle. A proposição cosmopolítica. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, n. 69, p. 442-464, 2018.

TOLEDO, Victor; BARRERA-BASSOLS, Narciso. La milpa y la memoria biocultural de Mesoamérica. In: CAMEJO, Viviane Camejo; DAL SOGLIO, Fabio Kessler. A conservação das sementes crioulas: uma visão interdisciplinar da agrobiodiversidade. 2020. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2020. p. 61-78.

UFTM. Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Ministério da Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2022. 200 p.