PEDAGOGIA-BIOFÍLICA PARA BIOLOGIAS EM UM CURRÍCULO MAIOR-QUE-O-MUNDO

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Evanilson Gurgel
Marlécio Maknamara

Resumen

O presente artigo tem como objetivo evidenciar as aprendizagens mobilizadas pelas próprias crianças a partir da conexão entre corpos, naturezas e infâncias agenciadas pelo seu livre movimentar. O argumento defendido é o de que uma pedagogia-biofílica se dá a partir de encontros harmoniosos entre as crianças, em um vínculo positivo com a vida e em permanente encontro não só com a natureza, mas com o outro, forjando um currículo-maior-que-o-mundo capaz de resgatar a paixão de lutar por um mundo habitável e um futuro possível. Concluímos que uma pedagogia-biofílica, precisamente por ser amorosa à vida em sua plenitude, é desejosa de que os corpos infantis experimentem com a natureza, com os sistemas vivos (e não-vivos), vinculem-se a eles, tornem-se íntimos e, uma vez afetados, sejam partícipes engajados na luta por justiça social em tempos de tamanhas incertezas.

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Cómo citar
Gurgel, E., & Maknamara, M. (2025). PEDAGOGIA-BIOFÍLICA PARA BIOLOGIAS EM UM CURRÍCULO MAIOR-QUE-O-MUNDO. Revista De Enseñanza De Biología SBEnBio, 18(nesp.1), 47–62. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.2021
Sección
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos

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