El PIBID en la constucción de conocimientos y practicas de profesores en ciencias y biologia un reporte dy experiencia
Contenido principal del artículo
Resumen
La formación de profesores exige medidas que integren diferentes conocimientos, principalmente en el complejo proceso de iniciación a la enseñanza, que propone la reunión de actividades diversas para los graduandos. Así, el Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) se destaca por contribuir efetivamente em la elaboración y ejecución de esas actividades formativas. El presente trabajo reporta la experiencia del PIBID multidisciplinar de Biologia y Química, edital 2018/2020, de la Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) aclarando todas sus fases, en las cuales diferentes aspectos formativos fueron contemplados por medio de actividades dy lectura, escrita, planeamento y acción. Con fundamento en todas las aprendizajes obtenidas, el PIBID se constituye como mecanismo edificador de la formación docente, beneficiando todos los envolucrados en la educación, toda sociedade.
Descargas
Detalles del artículo

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Citas
ALVES, Felipe dos S. CÉLIA, Tarcielle. (2017). O PIBID como ferramenta de teoria aliada à prática docente: um relato de experiência. RECME. Revista Colombiana de Matemática Educativa, v.2, n.1, p.51-56. Disponível em: http://www.ojs.asocolme.org/index.php/RECME/article/view/254
BRASIL, Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Lei Nº 9394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.html . Acesso em: março de 2020.
_____. Ministério da Educação. Matriz de referência ENEM. 2015. Disponível em: http://download.inep.gov.br/download/enem/matriz_referencia.pdf Acesso em: março de 2020.
_____. Ministério da Educação. Aprova o Regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - Pibid. Portaria nº 46, de 11 de abril de 2016. Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/15042016-Portaria-46-Regulamento-PIBID-completa.pdf. Acesso em: 14 de março de 2020.
BRASIL, Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal em Nível Superior. PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Publicado em 2008. Última atualização em 2020. Disponível em: https://www.capes.gov.br/pt/educacaobasica/capespibid/pibid. Acesso em: 14 de março de 2020.
_____. Ministério da Educação. PIBID. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pibid. 2007 - 2020. Acesso em: 14 de março de 2020.
_____. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf.
Acesso em: março de 2020.
CORREIA, Thávyla E. D.; SANTOS, Wesley H. M.; BARBOSA, Monaliza. S. A.; LUNA, Karla P. O. Metodologias ativas e suas contribuições para o ensino de biologia. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (CONEDU), 6., 2019. Anais do... Fortaleza, CE, 2019.
_____.; A reestruturação da educação no século XXI. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ENID), 7., 2019. Anais do...Campina Grande, PB, 2019.
CURY, Augusto. 20 regras para educar filhos e alunos: como formar mentes brilhantes na era da ansiedade. Academia, 1958.
DAVIS, C.; OLIVEIRA, Zilma M. R de. Psicologia na educação. 2. ed. rev. São Paulo: Cortez. 1994.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Editora Autores Associados, 1996. 120p.
GASTAL, M.L.A; AVANZI, M. R. Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. In: Ciências e Educação, Bauru, v.21, n.1, p. 149-158. 2015.
GOMES, Édula M. F. A importância do planejamento para o sucesso escolar. Trabalho de Conclusão de Curso para especialização - UFTO. 2011.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf. Acesso em: julho de 2019.
OLIVEIRA, Larissa. K. S.; SILVA, Helmer. K. P.; SILVA, Lívia. R.; BARBOSA, Monaliza. S. A.; LUNA, Karla. P. O. Construção de horta vertical e educação ambiental: relato de experiência no âmbito do PIBID. In: CONGRESSO NACIONAL DA EDUCAÇÃO (CONEDU), 6., 2019. Anais do... Fortaleza (CE). 2019.
PAIVA, Marlla R. F; PARENT, José R. F.; BRANDÃO, Israel R.; QUEIROZ, Ana H. B. METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINOAPRENDIZAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA. SANARE, Sobral - v.15 n.2, p.145-153, jun./dez. 2016. Disponível em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595. Acesso em: julho de 2019.
SANTOS, Wesley H. M.; CORREIA, Thávyla E. D.; Barbosa, Monaliza. S. A.; LUNA, Karla P. O. A importância do programa de iniciação à docência (PIBID) na integração dos saberes docentes: Um relato de experiência. In: Congresso Nacional da Educação (CONEDU), 6., 2019. Anais do...Fortaleza, CE, 2019a.
_____. O impacto e os desafios de conhecer a educação biológica pela pesquisa: um relato de experiência. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ENID), 7., 2019. Anais do...Campina Grande, PB. 2019b.
SILVA, Lívia. R.; SILVA, Helmer. K. P., OLIVEIRA, Larissa. K. S.; BARBOSA, Monaliza S. A.; LUNA, Karla. P. O. Ensino da botânica: desafios do ensino-aprendizagem. In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ENID), 7., 2019. Anais do...Campina Grande, PB. 2019.
SILVEIRA, Helder E. da. Mas, afinal: o que é iniciação à docência? Atos de Pesquisa em Educação, Blumenau, v.10, n.2, p.354-368, maio/ago., 2015.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes. 2014.
ZAGURY, Tânia. Pensando educação - com os pés no chão. Rio de Janeiro: Editora Bicicleta amarela, 2018.