Tendências da produção acadêmica em ensino de biologia no Brasil um panorama fundamentado na análise de dissertações e teses

Conteúdo do artigo principal

Paulo Marcelo Marini Teixeira

Resumo

Relatamos investigação envolvida na análise de dissertações e teses em Ensino de Biologia, defendidas entre 1972 e 2016. A análise foi norteada pelos seguintes descritores: evolução quantitativa da produção; instituições de origem; titulação; autores e viés de sexo ou gênero; nível escolar; focos temáticos; gêneros de trabalho acadêmico. Nos resultados, descrevemos brevemente detalhes sobre a base institucional sustentadora desses trabalhos; depois centramos foco nas tendências que marcam esses estudos, sobretudo em relação aos contextos de ensino privilegiados, às linhas temáticas de investigação e alguns elementos de natureza metodológica. Sob fundamentação dos achados da pesquisa, na parte final do artigo tecemos reflexões sobre os rumos dessa produção acadêmica e suas conexões com o campo mais amplo de Educação em Ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Teixeira, P. M. M. (2022). Tendências da produção acadêmica em ensino de biologia no Brasil: um panorama fundamentado na análise de dissertações e teses. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 15(2), 970–990. https://doi.org/10.46667/renbio.v15i2.789
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Paulo Marcelo Marini Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professor Titular - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Jequié, BA - Brasil.

 

Referências

ABELL, S. K.; LEDERMAN, N. G. (Org.). Handbooks of research on science education. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associations, 2007.

ALVES, K. S. G. A didática das ciências no Brasil: um olhar sobre uma década (2003-2012). Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil, 2016.

ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: desafios contemporâneos. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 1, n. 1, 2006, p. 43-57.

ANDRÉ, M.; PRINCEPE, L. O lugar da pesquisa no mestrado profissional em educação. Educar em Revista, v. 63, 2017, p. 103-117.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: MEC/SEB, 1996.

CACHAPUZ, A.; PRAIA, J.; GIL-PÉREZ, D.; MARTÍNEZ-TERRADES, F. A emergência da didáctica das ciências como campo específico de conhecimentos. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 1, 2001, p. 155-195.

CARVALHO, I. C. M.; FARIAS, C. R. O. Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009. Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, 2011, p. 119-134.

CRESWELL, J. W. Investigação qualitativa e projeto de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. Porto Alegre, RS, Penso, 2014.

DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de Ciências como Ciências Humanas Aplicadas. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em Educação em Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p. 413-449.

DELIZOICOV, D.; SLONGO, I. I. P. S.; LORENZETTI, L. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 12, n. 3, 2013, p. 459-480.

DUARTE, M. C. O estado da arte na pesquisa em Educação em Ciências em Portugal. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 2, n. 1, 2002, p. 5-24.

EL ANDALOUSSI, K. Pesquisas-ações: ciências, desenvolvimento, democracia. São Carlos, SP: Ed. UFSCar, 2004.

EYBE, J.; SCHMIDT, H.-J. Quality criteria and exemplary papers in chemistry education research. International Journal of Science Education, v. 23, 2001, p. 209-225.

FENSHAM, P. J. Defining an identity: the evolution of science education as a field of research. Dordrecht: Kluwer Academic, 2004.

GATTI, B. A produção da pesquisa em educação no Brasil e suas implicações socio-político-educacionais: uma perspectiva da contemporaneidade. In: CONFERÊNCIA DE PESQUISA SÓCIO-CULTURAL, 3., 2000. Anais... Campinas, SP, 2000.

GIL-PÉREZ, D. Diez años de investigación en didáctica de las ciencias: realizaciones y perspectivas. Enseñanza de las Ciências, v. 12, n. 2, 1994, p. 154-164.

GIL-PÉREZ, D.; CARRASCOSA, J.; MARTÍNEZ TERRADES, F. El surgimiento de la didática de las ciencias como campo específico de conocimientos. Revista Educación y Pedagogía, v. 25, p. 15-65, 1999.

KRASILCHIK, M. Os caminhos do ensino de ciências no Brasil. Em Aberto, v. 11, n. 55, p. 3-8, 1992.

LEE, M.‐H.; WU, Y.‐T.; WU; TSAI, C-C Research trends in Science Education from 2003 to 2007: a content analysis of publications in selected journals. International Journal of Science Education, v. 31, n. 15, p. 1999-2020, 2009.

LUCAS, A. M. Tendencias en la investigación sobre la enseñanza/aprendizaje de la Biologia. Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, p. 189-198, 1986.

MACEDO, E.; SOUSA, C. P. A pesquisa em educação no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, p. 166-176, 2010.

MARANDINO, M.; SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Ensino de biologia: histórias e práticas em diferentes espaços educativos. São Paulo, SP: Cortez, 2009.

MARTÍNEZ TERRADEZ, I. La didáctica de las ciencias como campo específico de conocimientos. Génesis, estado actual y perspectivas. Tesis Doctoral. Valéncia: Universitat de Valéncia, 1998.

MEGID NETO, J.; CARVALHO, L. M. Pesquisas de Estado da Arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. In: ESCHENHAGEN, M. L.; GUERRERO PINO, G.; VÉLEZ CUARTAS, G.; MALDONADO, C. (Org.). Construcción de problemas de invstigación: diálogos entre el interior y el exterior. Lisboa: Romano Torres, 2019.

MEGID NETO, J. Origens e desenvolvimento do campo de pesquisa em Educação em Ciências no Brasil. In: NARDI, R.; GONÇALVES, T. V. O. A pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática no Brasil. São Paulo: Livraria da Física, 2014. p. 98-139.

MEGID NETO, J.; CARVALHO, L. M. Pesquisas de Estado da Arte: fundamentos, características e percursos metodológicos. In: ESCHENHAGEN, M. L. et al. (Org.). Construcción de problemas de investigación: diálogos entre el interior y el exterior. Medellin, Colômbia: Universidade Pontifícia Bolivariana, 2018, p. 97-113.

NARDI, R. A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo, SP: Escrituras, 2007.

QUEIROZ, C. O gênero da Ciência: diálogo com teorias feministas abre novas frentes de investigação em distintas áreas do conhecimento. Pesquisa Fapesp, n. 289, 2020, p. 18-25.

ROMANOVSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SALEM, S. Perfil, evolução e perspectivas da pesquisa em Ensino de Física no Brasil. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, 2012.

SELLES, S. E.; FERREIRA, M. S. Disciplina escolar Biologia: entre a retórica unificadora e as questões sociais. In: MARANDINO, M. et al. (Ed.). Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói, RJ: EdUff, 2005. p. 50-62.

SEVERINO, A. J. Mestrado profissional: mais um equívoco na política nacional de pós-graduação. Revista de Educação, v. 21, 2006, p. 9-16.

SOARES, M. B. Alfabetização no Brasil: o estado do conhecimento. Brasília, DF: INEP/REDUC, 1989.

SOARES, M. B.; MACIEL, F. Alfabetização. Brasília, DF: MEC/INEP/COMPED, 2000.

TABER, K. S. Science education as a field of scholarship. In: TABER, K. S.; AKPAN, B. (Ed.). Science Education: an international course companion. Rotterdam: Sense Publishers, 2017. p. 3-18.

TABER, K. S.; AKPAN, B. Science Education: an international course companion. Rotterdam: Sense Publishers, 2017.

TEIXEIRA, P. M. M. Pesquisa em Ensino de Biologia no Brasil (1972-2004): um estudo baseado em dissertações e teses. Tese (Doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2008.

TEIXEIRA, P. M. M. A temática da formação de professores: uma análise baseada em trabalhos acadêmicos da subárea de ensino de Biologia. In: AUGUSTO, T. G. S.; LONDERO, L. (Org.). Formação de professores em Ciências da Natureza: percursos teóricos e práticas formativas. Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2018. p. 223-250.

TEIXEIRA, P, M, M. Produção acadêmica em ensino de Biologia: análise sobre dissertações e teses e derivações reflexivas para a área de educação em ciências. Revista Brasileira de Educação, v. 26, e260097, 2021, p. 1-25.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Pós-Graduação e pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um estudo baseado em dissertações e teses. Ciência & Educação, v. 17, n. 3, 2011, p. 559-578.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. O estado da arte da pesquisa em ensino de Biologia no Brasil: um panorama baseado na análise de dissertações e teses. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 11, n. 2, p. 273-297, 2012.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. A produção acadêmica em ensino de Biologia no Brasil - 40 anos (1972-2011): base institucional e tendências temáticas e metodológicas. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, n. 2, p. 521-549, 2017.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Uma proposta de tipologia para pesquisas de natureza interventiva. Ciência & Educação, v. 23, n. 4, p. 1055-1076, 2017a.

TEIXEIRA, P. M. M.; MEGID NETO, J. Sobre a pesquisa-ação nas dissertações e teses em ensino de Biologia (1972-2011). Alexandria: R. Educ. Ci. Tec., Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 283-308, 2018.

TERRAZZAN, E. A. Inovação escolar e pesquisa sobre formação de professores. In: NARDI, R. (Org.). A pesquisa em ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo, SP: Escrituras, 2007, p. 145-192.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo, SP: Editora Cortez, 2011.

TSAI, C.-C.; WEN, L.M.C. Research and trends in science education from 1998 to 2002: a content analysis of publication in selected journals. International Journal of Science Education, v. 27, 2005, p. 3-14.

VILLANI, A.; PACCA, J. L. A. Como avaliar um projeto de pesquisa em Educação em Ciências. Investigações em Ensino de Ciências, v. 6, n. 1, p. 7-28, 2001.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)