A origem da vida em currículos online construindo caminhos para abordagens interculturais no ensino de Biologia

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Matheus Reis Dantas
Anderson Eduardo Santos

Resumo

Os currículos empregados no ensino de biologia vêm a se tornar desafios para estudantes de diferentes origens culturais, com múltiplas perspectivas e formas de compreender o mundo. A interculturalidade, por outro lado, reconhece a importância da heterogeneidade cultural e olhares para a compreensão da ciência. Objetivamos, portanto, analisar como o tema “A Origem da Vida” é abordado por professores/as em aulas disponibilizadas no YouTube. Para tanto, utilizamos metodologias netnográficas para analisar duas vídeoaulas sobre o tema na plataforma. Em nossas análises, as aulas de biologia do Youtube também carregam pedagogias que supervalorizam o conhecimento científico em detrimento dos saberes místico-culturais dos/as estudantes. A interculturalidade na formação de professores/as pode ser um caminho para construção de abordagens sensíveis à diversidade cultural.

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Como Citar
Dantas, M. R., & Santos, A. E. (2023). A origem da vida em currículos online: construindo caminhos para abordagens interculturais no ensino de Biologia. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1491–1508. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1194
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Matheus Reis Dantas, Secretaria de Estado da Educação de Alagoas

Mestre em Educação - Universidade Federal de Sergipe (UFS).  São Cristóvão, SE - Brasil. Professor de Ciências/Biologia – Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). Maceió, AL - Brasil.

Anderson Eduardo Santos, Universidade de São Paulo

Mestre em Biologia Comparada - Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Ribeirão Preto - São Paulo, SP - Brasil. Professor de ciências/biologia  - Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (SEDUC-AL). Maceió, AL - Brasil. 

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