Corpos, comidas e currículos educação em Ciências e Biologia menor

Conteúdo do artigo principal

Tiago Amaral Sales
Daniela Franco Carvalho
Fernanda Monteiro Rigue

Resumo

Este texto atenta à temática da comida no ensino de ciências e biologia. Para tanto, analisa documentos brasileiros como o arquivo da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e da Lei n° 11.947/2009, identificando como se relacionam discursivamente com a dimensão da alimentação. O fazer escritural dialoga com autores/as do campo dos estudos pós-estruturalistas e das filosofias da diferença, atento às possibilidades que racham o ensino de ciências e biologia hegemônico. Com inspirações cartográficas e ao modo ensaístico, emerge do empreendimento investigativo a aposta na produção de experimentações menores na educação em ciências e biologia, dando pistas à promoção de vivências educacionais calcadas na potência que habita no cotidiano, nos encontros entre seres e no que pode ser pensado com desejo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sales, T. A., Carvalho, D. F., & Rigue, F. M. (2023). Corpos, comidas e currículos: educação em Ciências e Biologia menor. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(nesp.1), 1062–1082. https://doi.org/10.46667/renbio.v16inesp.1.967
Seção
Dossiê temático: Currículo e ensino de Biologia
Biografia do Autor

Tiago Amaral Sales, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em Educação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, MG - Brasil. Pós-doutorando em Divulgação Científica e Cultural - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professor Adjunto no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - Universidade de Pernambuco (UPE) -  Campus Petrolina. Petrolina, PE - Brasil.

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas, SP - Brasil. Professora no curso de Ciências Biológicas e no Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia, MG - Brasil.

Fernanda Monteiro Rigue, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS - Brasil. Professora Adjunta nos cursos de Licenciatura e Bacharelado - Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - Campus Pontal. Ituiutaba, MG - Brasil.

Referências

AMESTOY, Micheli Bordoli; RIGUE, Fernanda Monteiro; GONÇALVES, Débora Farina. A BNCC e a Formação de Professores: políticas, contextos e (des)alinhamentos. In: RIGUE, Fernanda Monteiro; OLIARI, Gilberto; STURZA, Raquel Brum (org.). Fios invisíveis em educação II (V.2). Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2021, p. 175-199.

BASTOS, Sandra Nazaré Dias. Por um Ensino de Biologia que se permita escutar a voz dos passarinhos e desenhar o cheiro das árvores. In: FERREIRA, Márcia Serra et al. (org.). Vidas que ensinam o ensino da vida. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2020. p. 149-162.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2018.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9.394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. Lei nº 11.947, de 16 de junho de 2009. Lei 11.947/2009 (Lei Ordinária) 16/06/2009. Brasília, DF, 2009.

CORRÊA, Guilherme Carlos. EJA, educação e escolarização. In: REUNIÃO CIENTÍFICA DA ANPED Sul, 10., 2014. Anais... Florianópolis, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), 2014, p. 01-12.

DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. Tradução: Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva; Ed. da Universidade de São Paulo, 1974.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: Capitalismo e esquizofrenia. Vol. I. São Paulo, Ed. 34. 2019.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. 184 p.

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico: as heterotopias. São Paulo: n-1 Edições, 2013.

GALLO, Silvio. Em torno de uma educação menor. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 2, n. 27, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926/15194. Acesso em: 04 fev. 2021

GALLO, Silvio. Eu, o outro e tantos outros: educação, alteridade e filosofia da diferença. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO: DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, 2., 2008, Niterói. Anais... Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, 2008.

HAN, Byung-Chul. Não-coisas: reviravoltas do mundo da vida. Petrópolis: Vozes, 2022.

INGOLD, Tim. Da transmissão de representações à educação da atenção. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 1, 2010.

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Editora: Companhia das Letras, 2019.

LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 27-43, 2004. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/25417. Acesso em: 29 ago. 2022.

RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; VILAÇA, Teresa. O ensino de biologia e suas articulações com as questões de corpos, gêneros e sexualidades. Bio-grafía, Bogotá, v. 9, n. 16, p. 77.86, 2016. DOI: 10.17227/20271034.vol.9num.16bio-grafia77.86. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/4500. Acesso em: 23 feb. 2023.

RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral. Entre humanos e não-humanos: o que pode a educação em ciências? In: SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Gêneros e sexualidades em redes: conversas com/na educação em ciências e biologia. Uberlândia: Culturatrix, 2022, p. 99-110.

RIGUE, Fernanda Monteiro; AMESTOY, Micheli Bordoli. A pesquisa na área da educação e do ensino: conjecturas e problematizações. Revista Cocar, Belém, v. 32, n. 15, p. 1-21, dez. 2021.

RIGUE, Fernanda Monteiro; DALMASO, Alice Copetti. Estar vivo: aprender. Revista Criar Educação, Criciúma, v. 9, n. 3, p. 130, 2020. DOI: https://doi.org/10.18616/ce.v9i3.6354. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6354. Acesso em: 29 ago. 2022.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2016.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. 2. ed. São Paulo: N-1 Edições, 2018. 208 p.

SALES, Tiago Amaral. A Aids como dispositivo: linhas, te(n)sões e educações entre vida, morte, saúde e doença. Pro-Posições, Campinas, v. 33, n. 1, p. 1-28, 2022a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/4Z9RTFM6sdgQ8KtHFrJ7Btp/. Acesso em: 6 dez. 2022.

SALES, Tiago Amaral; CARVALHO, Daniela Franco. Devir-comida: corpo, afetos e educações em encontros gustativos. Interfaces da Educação, Parnaíba, v. 13, n. 38, 2022. DOI: 10.26514/inter.v13i38.6107. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/6107. Acesso em: 2 mar. 2023.

SALES, Tiago Amaral; CARVALHO, Daniela Franco. Comidas e encontros: conexões entre políticas, histórias, culturas e afetos. Contraponto, Porto Alegre, v. 7, n. 3, p. 143-161, dez. 2020. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/contraponto/article/view/108975. Acesso em 19 abr. 2021.

SALES, Tiago Amaral; ESTEVINHO, Lúcia de Fátima Dinelli. Carta para além dos muros biológicos: pistas de uma biologia menor e afetos possíveis com um documentário sobre HIV/AIDS. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 290–311, 2021. DOI: 10.46667/renbio.v14i1.484. Disponível em: https://renbio.org.br/index.php/sbenbio/article/view/484. Acesso em: 8 set. 2023.

SALES, Tiago Amaral. Entre vazios e cheios: cartografias da anorexia. ECOS: estudos contemporâneos da subjetividade, Niterói, v. 11, n. 2, p. 233-250, 2022b.

SALES, Tiago Amaral. Quando o Cartógrafo vai a Campo: travessias e poéticas de um jovem professor. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 71, n. 23, p. 24-41, 2022c. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/70186/43952. Acesso em: 6 dez. 2022.

SANTOS, Luís Henrique dos. A Biologia tem uma história que não é natural. In: COSTA, M. V. (org.). Estudos culturais em educação: mídia, arquitetura, brinquedo, biologia, literatura, cinema. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000. p. 229-256.

SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Entre encontros e ensino de biologia e gêneros e sexualidades: sopros e insurgências de uma biologia menor. Revista de Ensino de Biologia da Sbenbio, v. 13, n. 1, p. 141-152, 2020. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v13i1.314.

SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz; MARTINS, Matheus Moura. Educação em biologia menor. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação, Juiz de Fora, v. 23, n. 2, p. 382-398, 2021. DOI: https://doi.org/10.34019/19845499.2021.v23.33778.

SILVA, Tomaz Tadeu da; CORAZZA, Sandra Mara; ZORDAN, Paola (org.). Linhas de escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

STIRNER, Max. O falso princípio da nossa educação. Florianópolis: Editora Imaginário, 2001.

VILELA, Mariana; SELLES, Sandra. Corpo humano e saúde nos currículos escolares: quando as abordagens socioculturais interpelam a hegemonia biomédica e higienista. Bio-grafía, Bogotá, v. 8, n. 15, p. 112.121, 2015. DOI: 10.17227/20271034.vol.8num.15bio-grafia112.121. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/bio-grafia/article/view/4247. Acesso em: 17 feb. 2023.

XAKRIABÁ, Nei Leite. Ensinar sem ensinar. Piseagrama, Belo Horizonte, n. 15, 2021.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.