Identificando os problemas socioambientais da comunidade o uso de registros fotográficos para a alfabetização ambiental na escola

Conteúdo do artigo principal

Fernanda Soton Ferreira Salles
Lígia Cristina Ferreira Machado

Resumo

Diante do atual cenário que estamos vivendo de grande crise ambiental, que ameaça a vida, até de nós seres humanos, se faz necessária uma prática docente que priorize desenvolver nos alunos uma postura reflexiva, crítica, questionadora e investigativa acerca dos problemas socioambientais que nos cercam. Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições de uma atividade sobre Educação Ambiental na perspectiva da Alfabetização Científica utilizando fotografias como ferramenta pedagógica. A análise desta atividade evidenciou o processo de construção do conhecimento científico, aproximando os alunos da importância e da realidade socioambiental que estamos vivendo.


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Salles, F. S. F., & Machado, L. C. F. (2024). Identificando os problemas socioambientais da comunidade: o uso de registros fotográficos para a alfabetização ambiental na escola. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 17(1), 7–24. https://doi.org/10.46667/renbio.v17i1.1231
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Fernanda Soton Ferreira Salles, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Mestra em Educação em Ciências e Matemática - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, RJ - Brasil. Professor Docente I - Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC RJ), Rio de janeiro, RJ - Brasil.

Lígia Cristina Ferreira Machado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ - Brasil. Professora Associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRJ) - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto, 1994.

CHASSOT, Attico. Educação conSciência. 2.ed. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 35.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Unesp, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 42.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, Moacir. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da

Educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Paulo Freire, 2009. (Série Unifreire: 2).

GUIMARÃES. Mauro. Pedras que sustentam o caminhar. In: GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental e a "CoMvivênciaPedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus, 2021a. p. 31-58.

GUIMARÃES. Mauro. Situações educativas no caminho. In: GUIMARÃES, Mauro. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021b. p. 79-100.

GRANIER, Noeli Borek; KLEIN, Angela Luciane; GUIMARÃES, Luciana Guedes; GUIMARÃES, Mauro. A "CoMvivência Pedagógica" do Caminho de Santiago. In: GUIMARÃES, M. Educação Ambiental e a "CoMvivência Pedagógica": emergências e transformações no século XXI. Campinas, SP: Papirus Editora, 2021. p. 203-214.

MACHADO, Lígia Cristina. Uma perspectiva de aprendizagem em ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: evidenciando os movimentos dos alunos em torno de significações de natureza científica. In: AYRES, A. C. M.; CASSAB, M; TAVARES, D. L. Ao longo de toda a vida: conhecer, inventar, compreender o mundo. Curitiba: Editora Prismas, 2014, p. 27-46.

POZO, Juan Ignacio; CRESPO, Miguel Ángel Gómes. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

LAYRARGUES, Philippe Pomier; LIMA, Gustavo Ferreira da Costa. As macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Revista Ambiente & Sociedade, v. XVII, n. 1, p. 23-40, 2014.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de Imagens. São Paulo: Melhoramentos, 2012.

SAUVÉ, Lucie. Educação Ambiental: Possibilidades e Limitações. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 2, p. 317-322, 2005.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)