Sobre quando a Biologia e a poesia se encontram

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Guilherme Orsolon de Souza
Ligia Cristina Ferreira Machado

Resumo

A assunção da aprendizagem como processo de significação lança novos olhares sobre a sala de aula de Biologia e sobre a relação que os estudantes estabelecem com os objetos de conhecimento traduzidos nos conteúdos a serem ensinados. Considerando elementos da perspectiva teórica de Vygotsky e Zabala, este trabalho analisa uma unidade didática, articulando poesia e o conceito de fecundação humana para evidenciar como estudantes acionam e mobilizam suas concepções prévias em um contexto interativo para a produção de significados científicos e biológicos. Ao mediar as interações, o docente pôde construir espaços interativos mais interessantes que viabilizaram processos de aprendizagem em Biologia que incluem o desenvolvimento de competências de natureza cognitiva, contribuindo para uma leitura de mundo mais abrangente.

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Como Citar
Souza, G. O. de, & Machado, L. C. F. (2023). Sobre quando a Biologia e a poesia se encontram. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 16(2), 1297–1312. https://doi.org/10.46667/renbio.v16i2.1155
Seção
Relatos de Experiência
Biografia do Autor

Guilherme Orsolon de Souza, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca

Doutor em Ciências - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Seropédica, RJ - Brasil. Professor de Biologia - Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) - Campus Valença, RJ - Brasil

Ligia Cristina Ferreira Machado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Educação - Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói, RJ - Brasil. Professora Associada - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Nova Iguaçu, RJ - Brasil

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