Representações negras nas temáticas de saúde uma análise de Livros Didáticos de Ciências da Natureza do PNLD 2021

Conteúdo do artigo principal

Kewin Leonardo Santana Costa
https://orcid.org/0009-0003-0683-2633
Lívia de Rezende Cardoso
https://orcid.org/0000-0003-4091-9110

Resumo

Neste estudo, objetivamos analisar os modos como acontecem as representações dos/as negros/as, dos/as brancos/as e das relações entre ambos os grupos étnico-raciais nos textos e imagens referentes às temáticas de saúde presentes em Livros Didáticos de Ciências da Natureza aprovados no Programa Nacional do Livro e do Material Didático de 2021. Para isso, analisamos as duas coleções mais utilizadas pelas escolas estaduais de Aracaju/SE. Os textos foram analisados seguindo quatro etapas para a identificação das informações de interesse, já as imagens, através de uma abordagem exploratória-descritiva-interpretativa. Como resultado, constatamos que os livros utilizam abordagens biomédicas e comportamentais para tratar sobre as temáticas de saúde, não racializam tais discussões e ainda (re)produzem enunciados baseados em perspectivas hegemônicas e hiperbiologizadas.

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Detalhes do artigo

Como Citar
Santana Costa, K. L., & de Rezende Cardoso, L. (2025). Representações negras nas temáticas de saúde: uma análise de Livros Didáticos de Ciências da Natureza do PNLD 2021. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(2), 701–721. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i2.1714
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa
Biografia do Autor

Kewin Leonardo Santana Costa, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Sergipe. Possui experiência como docente na Educação Básica e no Ensino Superior. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica (GEPEC/UFS) e desenvolve pesquisas na área de Educação, tendo como foco as relações étnico-raciais, o pensamento decolonial e o ensino de Biologia.

Lívia de Rezende Cardoso, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Departamento de Biologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Científica.

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