Interfaces entre Educação em Ciências, Relações Étnico-Raciais e formação docente um estudo de revisão sistemática

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Jonatha Anderson Fraga Egidio
Leonardo Maciel Moreira

Resumo

Este artigo investiga como a literatura acadêmica tem discutido a articulação entre Educação em Ciências, Relações Étnico-Raciais (RER) e Formação Docente no Brasil. A partir de uma revisão bibliográfica sistemática, analisa-se a produção científica nacional sobre o tema, com o objetivo de identificar tendências, lacunas e contribuições que orientem a construção de uma educação científica crítica, antirracista e socialmente comprometida. Os resultados revelam que a abordagem das RER na formação de professores de Ciências ainda é incipiente, refletindo silenciamentos históricos e a predominância de epistemologias eurocêntricas. Apesar disso, há experiências formativas promissoras que problematizam o racismo estrutural e valorizam saberes marginalizados. O estudo destaca a necessidade de reformulação dos currículos de licenciatura, fortalecimento da formação continuada e adoção de práticas pedagógicas interculturais, capazes de transformar o ensino de Ciências em um espaço de justiça social e valorização da diversidade étnico-racial.

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Como Citar
Egidio, J. A. F., & Moreira, L. M. (2025). Interfaces entre Educação em Ciências, Relações Étnico-Raciais e formação docente: um estudo de revisão sistemática. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(2), 722–740. https://doi.org/10.46667/renbio.v18i2.1953
Seção
Artigos com Relatos de Pesquisa

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