“HOTEL DE INSETOS” COMO PEDAGOGIA DE FLORESCIMENTO MULTIESPÉCIE NO ENSINO DE BIOLOGIA UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO

Conteúdo do artigo principal

Matheus D'avila Melo Schmitt

Resumo

A crise climática contemporânea e os processos de perda de biodiversidade entomológica são problemas com os quais precisamos ficar. Dessa maneira, o objetivo deste relato de experiência é refletir sobre como o grupo dos insetos pode ser mobilizado tendo em vista um florescimento multiespécie em práticas pedagógicas de ensino de biologia. Isso é feito a partir da socialização de uma prática pedagógica engajada na busca por um viver bem, desenvolvida com estudantes do segundo ano do ensino médio de uma escola localizada no sul do Brasil. Tal prática, ancorada à perspectiva maker na educação para uma formação ético-crítica, envolveu a construção de hotéis de insetos. Seus resultados dão indícios de forte engajamento estudantil e mudanças de perspectiva a respeito dos insetos, as quais merecem ser exploradas em estudos dedicados a este fim.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
D'avila Melo Schmitt, M. . (2025). “HOTEL DE INSETOS” COMO PEDAGOGIA DE FLORESCIMENTO MULTIESPÉCIE NO ENSINO DE BIOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA COM O ENSINO MÉDIO. Revista De Ensino De Biologia Da SBEnBio, 18(nesp.1), 164–184. https://doi.org/10.46667/renbio.v18inesp.1.1962
Seção
Dossiê Temático: Ensino de Biologia diante do Antropoceno: fabulando respostas, experimentando caminhos

Referências

BOSIO, Ana Carolina. Os artrópodes no encontro nacional de ensino de biologia. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2019, 64p. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/203828/TCC_AnaCarolinaBosio_final.pdf;jsessionid=7F366F69664E004CA405BDE29568DE00?sequence=1. Acesso em 09 jul. 2025.

CELY-SANTOS, Marcela. Only a few bee species thrive in the killing fields of industrial agriculture. In: TSING, Anna et al(org.). Feral atlas: the more-than-human Anthropocene. Stanford: Stanford University Press, 2020. Disponível em: feralatlas.org. Acesso em jun. 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

HARAWAY, Donna. Quando as espécies se encontram. 1 ed. São Paulo: UBU Editora, 2022. 416p.

HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno. 1 ed. São Paulo: n-1 edições, 2023. 412p.

IPCC. PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS. Mudança do Clima 2023: Relatório Síntese. [S.l.], 2023. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/copy_of_IPCC_Longer_Report_2023_Portugues.pdf. Acesso em: 29 jun. 2025.

LEWINSOHN, Thomas M.; AGOSTINI, Kayna; LUCCI, Freitas André Victor; MELO, Adriano S. Insect decline in Brazil: an appraisal of current evidence. Biol. Lett., 2022. Disponível em http://doi.org/10.1098/rsbl.2022.0219. Acesso em jun. 2025.

MANNRICH, João Paulo; PINHEIRO, Eduarda Boing; BRICK, Elizandro Maurício. Movimento maker na educação escolar: reflexões sobre uma formação docente na perspectiva ético-crítica no contexto do projeto Educamaker. e-Curriculum, São Paulo, v. 22, e59232, 2024. Disponível em < https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/59232>. Acesso em 28 jun. 2025.

RIGUE, Fernanda Monteiro; SALES, Tiago Amaral. Entre humanos e não humanos: o que pode a Educação em Ciências? In. SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Gêneros e sexualidades em redes: conversas com/na Educação em Ciências e Biologia. Uberlândia: Culturatrix, 2022. p. 43-54.

TSING, Anna Lowenhaupt. O Antropoceno mais que humano. Ilha, Florianópolis, v. 23, n. 1, p. 176-191, 2021. Disponível em https://periodicos.ufsc.br/index.php/ilha/article/view/75732/45505. Acesso em 18 jun. 2025.

TSING, A. et al. (ed.). Feral atlas: the more-than-human Anthropocene. Stanford: Stanford University Press, 2021. Disponível em: https://feralatlas.org Acesso em: jun. 2025

WEISS, Marissa. Unexpected Threats to Trees Can Be Traced to Wood Pallets. In: TSING, Anna et al. (org.). Feral atlas: the more-than-human Anthropocene. Stanford: Stanford University Press, 2020. Disponível em: feralatlas.org. Acesso em: jun. 2025.

WOMME, Fernanda Gabriela Bitencourt; LORETO, Elgion Lúcio da Silva. Hotel para insetos: uma atividade didática criativa para o ensino de ciências, Revista Vivências, Erechim, v. 18, n. 35, p. 257-281, 2022. DOI: https://doi.org/10.31512/vivencias.v18i35.549