BIÓLOGOS COM A CABEÇA NA T/terra SEMENTES PARA A FORMAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
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Resumo
No presente artigo, buscamos expandir experiências no percurso de formação em Ciências Biológicas no Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Nupem/UFRJ), em Macaé-RJ. Como ampliar os sentidos de “natureza” na formação em Ciências Biológicas? Como (re)imaginar horizontes futuros de forma contextualizada e regenerar as fraturas pedagógicas presentes na formação em Ciências Biológicas? Foi utilizada como espaço de pesquisa a disciplina “Educação Ambiental”, que buscou promover uma vivência imersiva aos estudantes de graduação a partir de aulas teóricas, atividades dinâmicas e práticas de campo em diferentes territórios, para além da universidade. Utilizamos como metodologia a Cartografia do Imaginário elaborada por Michèle Sato e adotamos como base teórica abordagens a partir dos horizontes da descolonização e da educação mais que humana. A disciplina possibilitou um território pedagógico de experiências, vivências e encontros, que fomentaram a proliferação de mundos para reflorestar o imaginário da Biologia.
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