BIOGRAFIA NÃO AUTORIZADA DAS FORMIGAS UM CONVITE A REPENSAR A BIOLOGIA QUE ENSINAMOS E AS HISTÓRIAS QUE TEMOS CONTADO
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Resumo
A escrita deste texto é inspirada no convívio com as formigas que aconteceu durante a pandemia e nos insuflou a pensar nos nossos modos de conviver com outras espécies, em como histórias que contamos estão impregnadas por uma lógica hegemônica de habitar o mundo e em como isso se reverbera no ensino de biologia quando falamos de formigas. Nosso convite, considerando o contexto do Antropoceno e a urgência de pesquisas multiespécies, é que essa conversa nos inspire e desperte para percebermos a destreza das formigas em criar um mundo habitável e coletivo, incluíndo as estratégias criadas que as fazem persistir, reforçar e atualizar suas existências diante de tanto assombro. Este texto é uma cartografia desses processos e de como isso nos fez pensar em possibilidades de des-capturas das lógicas hegemônicas. Com isso, nos abrimos para pensar/criar um ensino que produza outras metodologias e, por isso, convoque outras sensações.
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