Sequência de ensino por investigação sistema respitarório e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho trata de uma sequência de ensino por investigação sobre o sistema respiratório utilizando a metodologia Social and Emotional Learning-SEL para ensino de Ciências, com vistas a apresentar uma proposta de ensino que propicie desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais. O processo de ensino aprendizagem foi embasado na teoria histórico-cultural de Vygotsky e no campo didático metodológico, o ensino por investigação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, que contou com a participação de 11 professores com titulação de mestres em Ensino de Ciências. Os resultados apresentaram o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, em especial, o autogerenciamento e a autogestão. A atividade proposta, mostrou-se como uma rica ferramenta para professores ampliarem seus objetivos de aprendizagem com os alunos.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Referências
ABED, Anita Lilian Zuppo. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Constr. psicopedag., São Paulo, v. 24, n. 25, p. 8-27, 2016.
ALLBRIGHT, Taylor N. et al. Social-emotional learning practices: insights from outlier schools. Journal of Research in Innovative Teaching & Learning, 2019.
BRASIL. Base Nacional Curricular Comum, 2017.
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação. Porto: Editora Porto, 1994.
CARVALHO, Ana Maria Pessoa. Ensino de ciências por investigação: condições de implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013.
COELHO, Vítor Alexandre et al. Programas de intervenção para o desenvolvimento de competências socioemocionais: uma revisão crítica dos enquadramentos SEL e SEAL. Análise Psicológica, v. 34, n. 1, p. 61-72, 2016.
DAMÁSIO, Bruno Figueiredo. Measuring socioemotional skills of children and adolescents: Development and validation of battery. Temas em Psicologia, v. 25, n. 4, p. 2043-2050, 2017.
FREIRE, Lilianara dos Santos. Competência socioemocional: analisando a perspectiva paradigmática da Base Nacional Comum Curricular. 2019.
JONES, Stephanie M.; BOUFFARD, Suzanne M. Social and emotional learning in schools: From programs to strategies and commentaries. Social policy report, v. 26, n. 4, p. 1-33, 2012.
MOLINA-RUIZ, Nancy; GONZÁLEZ-GARCÍA, Pía. Ciencias naturales y aprendizaje socioemocional: una experiencia desde la enseñanza de las ciencias basada en la indagación. Revista Saberes Educativos, n. 6, p. 25-58, 2021.
MARIN, Angela Helena et al. Competência socioemocional: conceitos e instrumentos associados. Revista Brasileira de Terapias Cognitivas, v. 13, n. 2, p. 92-103, 2017.
SCHELFER, Nataniel; MULLE, Rafael Lima Dalle; VERSUTI, Fabiana Maris. Competências socioemocionais e habilidades sociais no contexto da educação científica: uma revisão de literatura. Pesquisa Práticas Educativas. V. 1, p. 1-16, 2020.
VERSUTI, Fabiana Maris et al. Habilidades socioemocionais e tecnologias educacionais: revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 1086-1104, 2020.
VYGOTSKY, Liev Semiónovitch. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
VYGOTSKY. L.S. Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes. 2007.
USAKLI, Hakan; EKICI, Kubra. Escolas e aprendizagem emocional social. European Journal of Education Studies, 2018.